Como é trabalhar como Android Developer, por Fillipe Cordeiro

William Oliveira
Training Center
Published in
7 min readJul 25, 2017

Esse post é parte de uma série de entrevistas para o Training Center sobre o que um profissional pode dizer sobre sua área de atuação visando mostrar para outras pessoas como é trabalhar no que fazem, esclarecendo para algumas pessoas se elas se dariam bem trabalhando na área ou mesmo só para mostrar para outras pessoas como é trabalhar com isso.

Introdução

Meu nome é Fillipe Cordeiro, sou formado em Engenharia da Computação, e tenho 10 anos de experiência em desenvolvimento de software usando tecnologias como o Java, Python e Android.

Durante meus anos de experiência, participei e desenvolvi muitos projetos de software para grandes empresas nacionais e internacionais. Participando em projetos, lidando com clientes, equipes técnicas, etc., com foco no desenvolvimento móvel (plataforma Android) desde 2013.

Sou fundador do AndroidPro.com.br, um blog com materiais didáticos e com metodologia própria de ensino, focado em transformar desenvolvedores iniciantes em desenvolvedores Android profissionais e independentes.

Também trabalho como Desenvolvedor Independente, desenvolvendo projetos para clientes e parceiros utilizando as tecnologias e experiências que adquiri ao longo da minha carreira.

Como você conheceu a área de Desenvolvimento Mobile?

Tudo começou quando surgiu a oportunidade de assumir uma vaga de desenvolvedor Android em uma empresa que eu já trabalhava.

Eu já era desenvolvedor Java na época, mas o Android parecia mais divertido de se trabalhar e o salário era mais alto.

Mas, mesmo já sendo um desenvolvedor Java experiente, não foi fácil para mim.

Foi então que decidi fazer vários cursos, comprei muitos livros sobre desenvolvimento Android. Acho que gastei milhares de reais em tudo isso, além de ver muitos tutoriais pelas internet.

Mesmo assim eu sentia que não estava evoluindo como eu gostaria, eu não estava me tornando um desenvolvedor Android profissional, mas sim um simples programador de aplicativos.

Parecia que todos os materiais ou ensinavam as coisas muito básicas ou muito avançadas, ficava um buraco enorme entre “Crie seu primeiro aplicativo” e coisas mais avançadas para conseguir aproveitar todo poder da plataforma Android.

Outro problema muito grave, é a falta de foco. Já que tem muitos tutoriais por aí, fica difícil saber o que aprender primeiro, segundo, terceiro e assim por diante.

Então depois de muito estudo, muitas pesquisas e vários anos de experiência em tecnologia, eu descobri uma forma de aprender a desenvolver aplicativos Android muito mais efetiva.

Depois eu tive ainda que aprender coisas além da programação que me ajudaram a evoluir em minha carreira.

Por fim, consegui me firmar como desenvolvedor Android profissional na empresa que eu trabalhava e garantir a vaga que eu tanto queria.

Por que você escolheu ser Android Developer?

Como sabemos, já é possível fazer quase de tudo com alguns toques na tela de pequenos dispositivos que temos à palma da mão, seja para a comunicação, trabalho, localização ou solicitações de serviços. Os benefícios dos aplicativos vão além da praticidade, pois muitos aplicativos colaboram, inclusive, com a saúde, com a educação e com a mobilidade urbana das grandes cidades.

A tecnologia está nos permitindo repensar e replanejar grande parte de nossa vida. Ações muito além do consumo. A internet das coisas está presente no nosso dia a dia, em carros, TV, eletrodomésticos, relógios, roupas… atualmente tudo está sendo conectado a internet. E o objetivo de todas essas ações, revoluções e evoluções é único: tornar a nossa vida mais prática.

No início de 2015, foi contabilizado mais de 1,43 milhão de aplicativos disponíveis no mercado, e mais dois bilhões de pessoas usando aplicativos todos os dias. Dentre esses “pequenos” números, o Android é o sistema operacional mais utilizado em portáteis, com mais de 1 bilhão de aparelhos ativos até o começo do ano (imagina agora!).

Ainda assim, com todos esses números e os bilhões de dólares que giram no mercado mobile, a demanda por bons profissionais da área ainda supera a oferta destes.

Desenvolvimento mobile, antes considerada a carreira do futuro, já faz parte do presente há algum tempo, e os profissionais que investirem em especialização, com certeza conseguirão o seu “lugar ao sol”.

Inclusive, foi assim que aconteceu comigo, que, sendo “Javeiro” e enxergando grandes oportunidades de crescimento no mercado mobile, decidi aprender Android e abraçar essa área pela qual me apaixonei, e que me trouxe tantas oportunidades, ganhos profissionais e pessoais também.

Quais são as skills e os principais desafios de quem trabalha nesta área?

Uma coisa que sempre falo é que você deve ser um desenvolvedor Android profissional e não apenas um criador de aplicativos, mas para isso, você precisa adquirir alguns skills importantes que um profissional tem.

Domínio em Java (Kotlin?)

A linguagem de programação Java, é a base para o desenvolvimento de aplicativos para Android. Sendo assim, é muito importante que o desenvolvedor Android tenha domínio dessa linguagem, principalmente Orientação a Objetos, os tipos de dados e execuções assíncronas, pois todo esse conhecimento é levado para a plataforma Android.

Mesmo com a chegada do Kotlin oficialmente no Android, o Java continua sendo a linguagem mais forte, mas vale a pena acompanhar a nova linguagem e começar dar os primeiros passos nela.

Conhecer o Android

Além do conhecimento da linguagem Java/Kotlin, é importante que o desenvolvedor Android conheça as bibliotecas e o ecossistema da plataforma Android. Afinal, se os recursos não foram bem aproveitados, o aplicativo pode ter vários problemas.

Para evitar os problemas que podem ocorrer, existem várias bibliotecas de terceiros que ajudam o desenvolvedor Android na evolução do seu aplicativo, minimizando erros e melhorando o ganho de performance.

Diferentes Versões

Certamente, o desenvolvedor Android precisará criar aplicativos que funcionem em várias versões da plataforma. Para isso, há recursos que simulam as várias versões do Android, chamados de emuladores.

A função do emulador é ajudar o desenvolvedor a testar o aplicativo e ver se está funcionando corretamente em todas as versões necessárias. Afinal, ter um celular com cada versão do Android, é inviável.

Diferentes Tamanhos de Tela

Há outro teste fundamental que realizamos utilizando os emuladores, a simulação de diferentes tamanhos de telas e resoluções.

Como o Android está presente em celulares e outros dispositivos de diversos modelos e marcas, utilizamos os emuladores para testar os aplicativos em situações de diferentes telas e resoluções. Isso evita que as telas e imagens do seu aplicativo fiquem distorcidas e/ou com partes escondidas.

Realizar Testes

Todo desenvolvedor precisa realizar vários testes antes de disponibilizar qualquer software. Fazer testes é muito importante nessa profissão.

Quando falamos em desenvolvimento Android, a necessidade de testes é ainda maior devido às variações de ambiente que o aplicativo pode encontrar, como as várias versões de Android e os diferentes tamanhos de telas.

Por essa razão existem várias técnicas como testes unitários, testes de integração e testes de interface. Essas técnicas testam seu aplicativo em vários emuladores com diferentes combinações de Versões X Resolução de Tela.

Outro ponto importante é a automatização dos testes, facilitando o trabalho e garantindo que todos os testes sejam realizados novamente, conforme surgem as novas versões do aplicativo.

UX/UI Mobile

É importante o desenvolvedor aprender muito bem as técnicas de design mais importantes que os ajudarão a desenvolver melhores aplicativos Android.

A UX Mobile (Experiência do Usuário) é focada em negócio e na experiência do usuário na hora de utilizar o aplicativo. Embora o termo seja muitas vezes confundido com a Interface do usuário, a UI é apenas uma pequena parte de UX.

Publicação

A publicação do aplicativo na Google Play, marca o fim de um ciclo de trabalho do desenvolvedor Android. Trata-se do momento em que estamos liberando o mesmo para a utilização do público final.

Porém, esse também pode ser reconhecido como o começo de um novo ciclo, pois, através do feedback dos usuários, podemos melhorar e evoluir o aplicativo.

Você pensa em mudar de área?

Não penso em mudar de área.

Na verdade, sempre penso em adquirir mais conhecimento sobre desenvolvimento Android e de outras tecnologias para sempre oferecer as melhores soluções para os clientes e usuários.

Por que alguém deveria se tornar um(a) Android Developer?

Antes de responder esta pergunta, eu gostaria que você fizesse as seguintes perguntas si mesmo.

Eu tenho o sonho de desenvolver aplicativos Android?
Eu quero quero dar um upgrade na minha carreira de desenvolvedor?
Eu tenho uma ideia legal de aplicativo Android?
Eu quero quero trabalhar como freelancer, e ter mais liberdade e autonomia na minha vida?

Se você respondeu sim para algumas dessas perguntas acima, então você deveria se tornar um(a) Android Developer o mais rápido possível.

Agora, por que?

Primeiro porque é a maior plataforma mobile do mundo e está presente em quase 90% dos celulares em todo o planeta. Já imaginou as possibilidades que isso te traz?

É extremamente divertido e recompensador desenvolver aplicativos Android. Resolver problemas do usuário utilizando uma tecnologia que está na palma da mão de qualquer um é um desafio divertido.

E tem a parte financeira também: dinheiro, bufunfa, money.

Esse é um assunto que muita gente não fala por aí, não sei se é medo de concorrência ou vergonha de ganhar dinheiro.

Eu acredito que tem espaço pra todo mundo no mercado, por isso eu falo sobre esse assunto sem medo nenhum.

E quando eu falo mercado, não estou falando apenas de emprego, isso inclui desenvolvimento freelancer, empreendedorismo e ainda vender códigos-fonte de projetos.

Por fim, gostaria de convidar você a conhecer mais sobre desenvolvimento Android e a uma aula online e totalmente gratuita onde eu explico várias coisas que citei aqui só que mais em detalhes.

Clique aqui para acessar a aula online e gratuita

Espero ter ajudado você a decidir sobre sua carreira, gostaria muito de ver você como meu colega de trabalho, meu parceiro de projetos e assim por diante.

Bons estudos e boa sorte na sua jornada.

Esta foi mais uma entrevista com profissionais da área de desenvolvimento de software. Outras entrevistas que você pode curtir: Consultor de TI, por André Baltieri, Coordenador de Sistemas, por Jhonathan Souza Soares, Quality Analyst Engineer, por Úrsula Junque, Full-Stack Developer, por Ana Eliza, Front-End Developer, por Fernando Daciuk e muitas outras. Confere lá!

Se você gostou desse post, não esquece de dar um like e compartilhar! :D

Siga o Training Center no Twitter para se manter atualizado(a) sobre nossas novidades: trainingcentr

Entre no nosso Slack para participar das decisões desse projeto e também para ver gifs engraçados!

Conheça nossas iniciativas.

--

--

William Oliveira
Training Center

Engenheiro de software frontend, escritor do livro O Universo da Programação (http://bit.ly/universo-da-programacao), periférico e bissexual