Como aumentei meu salário 500% em 3 anos e meio sendo programador

De favelado a desenvolvedor, como trabalhei para acelerar minha carreira usando o meu único recursos disponível: tempo.

Gil Vieira
Training Center
Published in
4 min readNov 22, 2017

--

Edit: Olá pessoas, venho de 2020 atualizar que a porcentagem foi de 500% (em 2017) para 1300% ainda no esquema de trabalhar como colaborador, no mesmo regime de contratação e basicamente focado em adquirir mais experiência do que aprender tecnologias da moda. É isso, espero poder voltar e dar mais um ponto de vista sobre minha jornada a vocês, obrigado por continuarem mantendo este artigo como um dos mais lidos que escrevi.

Quem me acompanha sabe que eu vivo falando sobre metodologias que uso para continuar fazendo o que amo, trabalhar com internet. No começo não foi fácil. Além do preconceito, começar em uma carreira em um mercado cheio de estrelas me fez querer desistir do que na época parecia ser impossível para mim: Ser absorvido e me tornar um excelente desenvolvedor.

Claro que “excelente” é uma métrica muito relativa no nosso mercado, então vou usar outra que vale para todos os profissionais da área, dinheiro.

Em meados 2013 eu desisti da carreira de designer para tentar me tornar um desenvolvedor. Eu era muito ruim, caguei pras criticas e meti a cara, 3 anos e meio depois estou aqui para contar como meu salário aumentou 500%, espero que minha experiência ajude todos que assim como eu, estão perdidos mas cheios de vontade.

1# Não foque só na grana

Grana é ótimo sim e é uma boa métrica para medir se o que você faz gera resultados. Mas antes disso, é bom refletir que pra fazer algo bem você precisa gostar do que esta fazendo. Tire um tempo pra refletir sobre onde quer chegar e se faz o que gosta. Antes do dinheiro, vem muito trabalho duro que é sustentado apenas pela sua motivação.

2# Aprenda a Aprender

Eu fui pêgo por um mar de frustrações pois consumia muito conteúdo e não conseguia absorver direito novos conhecimentos.

“Será que eu sou muito burro?”

Aprender a aprender é uma habilidade que quando dominada, te deixa consciente de como seu corpo trabalha pra absorver conhecimento, a frustração vai embora e a viagem pra se tornar um especialista é bem melhor aproveitada, sem pressa e afobação pois a consciência de como as coisas estão andando é que contam pra que você não se perca em uma área com novas tecnologias a cada semana.

3# Torne-se um especialista em alguma coisa

Você não vai se tornar o melhor especialista em Java hoje se concorrer com os caras que programam em Java antes mesmo de você nascer.

Procure uma tecnologia nova e se jogue para aprender e desenvolva projetinhos com ela. É mais fácil se tornar referência em algo novo, onde a concorrência é menor e onde você pode se tornar produtivo.

4# Mostre ao mundo o que você sabe

As pessoas precisam saber que você sabe fazer o que sabe. Não se limite só em ter um portfólio maneiro, crie algo para você por diversão como um jogo em javascript ou tente contribuir de alguma forma com a comunidade, nem que seja com coisas simples do tipo uma lista de podcasts focados em programação feito em Angular 1.

Outra forma de mostrar o que sabe é escrever artigos, se você não quer escrever mais artigos técnicos, pode escrever sobre sua visão de mundo como programador e ajudar outros programadores que passam por situações iguais a que você passa.

Se sua intenção com seu trabalho e o conteúdo que você produz através dele forem honestos, as pessoas vão prestar a atenção e inclusive participar da sua evolução te indicando para novos trabalhos ou discutindo temas que você anda escrevendo para te tornar uma pessoa melhor ainda.

Números sempre são consequências de esforço e paixão.

5# Sua jornada nunca acaba

Saber que temos que estudar para sempre deixa de ser um fardo se estamos fazendo o que gostamos. Mesmo assim ás vezes nos sentimos desmotivados, afinal estamos lidando com algumas obrigações e também para bancar todo o resto de amor pela profissão (…e video-games não caem do céu).

Quem sabe ser programador não seja tão legal daqui uns anos e tudo bem, estamos em constante evolução e aproveitar a jornada é a melhor parte disso tudo.

--

--

Gil Vieira
Training Center

Sobre descobrir, aprender, compartilhar e evoluir.