Como conseguir o seu primeiro freela

Paula Diniz
Training Center
Published in
2 min readNov 8, 2017
Imagem: Instagram

HOME OFFICE. Aposto que isso fez você se arrepiar, o coração acelerou, né? Eu sei. Trabalhar do conforto do nosso lar é a melhor coisa que existe, honestamente eu acho muito chato quem diz que “precisamos ter contato com outras pessoas dentro de uma empresa, só assim pra gente aprender”. Well, fuck that. Trabalhar por conta faz de você o seu próprio chefe, você tem seus horários, suas regras, além de tudo você cresce como pessoa e como profissional. Bom, cada um faz o que quer, e nem todo ser humano quer ficar preso dentro de um escritório.

O mercado de trabalho é competitivo, como você vai conseguir um freela? Que tipo de pessoa pode te escolher e ainda te pagar pra fazer um job? Você não vai sair batendo na porta dos comércios e oferecendo serviço, você vai fazer o bom uso da internet pra conseguir o seu primeiro freela.

Primeiro você precisa de um portfolio, sem ele, como as pessoas vão saber que você realmente é bom no que faz? O cliente quer ver o seu potencial, quer saber se você é de confiança, é o dinheiro dele sendo entregue pra alguém que ele nem conhece, então se garanta com um belíssimo PORTIFA. Não sabe como criar um? Então eis um post que eu fiz ensinando a criar um portfolio sem nunca ter trabalhado na área de design ou programação.

Depois te ter um portfolio com uns bons cinco ou dez projetos, você está liberado pra fazer ótimo uso de um desses sites incríveis pra trabalhar como freelancer! Segue a lista:

Todos esses sites são de confiança, alguns não são brasileiros, mas você pode se cadastrar e trabalhar pra pessoas de outros países. A internet é ou não é incrível? Você cobra por hora, em quase todos que citei existe um lugar próprio pra você deixar qual é o seu valor. O pagamento é seguro, já que o site que faz a “conexão” entre freelancer x cliente, o que também nos leva para o assunto taxas, todos eles cobram algo ou acrescentam um valor a mais no final do projeto, então recomendo que você jogue um preço mais baixo na hora de fazer a proposta, mas não desvalorize o seu talento. :) Freelar é um estilo de vida, além de ser uma renda a mais. Se arrisquem, enfiem a cara e façam muitas propostas, vai ter muito “não”, mas seja persistente, garanto que compensa pra poder trabalhar de pijama! ;)

--

--