Como deixei uma carreira em marketing e me tornei um desenvolvedor

Giovanni Naufal
Training Center
Published in
6 min readDec 13, 2017
Uma tela de computador olhada através de óculos de grau. Photo by Kevin on Unsplash

Há pouco mais de um ano eu decidia que eu realmente queria trabalhar com desenvolvimento. Essa história começou há uns 5 anos, quando eu me formava na faculdade de Publicidade e Propaganda.

Quando criança e adolescente eu gostava de tecnologia, mas não o suficiente para pensar em uma profissão na área. Como muitos eu pensava que era necessário ser muito bom em exatas, e eu me achava apenas mediano. Meio que por acaso acabei caindo na Publicidade, e através dos estágios me direcionei para a área de Marketing.

Contando estágio e carteira assinada, trabalhei na área por 6 anos e, até o fim de 2016, eu não tinha muita pretensão de sair, nem muita ação sobre minha carreira. Apesar de ter um cargo e salário razoáveis, eu nunca me senti bom naquilo que fazia, muito menos realizado profissionalmente. Eu tinha (e ainda tenho) muitas áreas de interesse: fiz cursos e li livros sobre psicologia, filosofia, história e programação.

Alguns cursos que já me inscrevi no Coursera: tecnologia, design, história, criatividade, marketing, psicologia, inovação…

Meu gosto pelo desenvolvimento começou discreto, em 2012, quando eu descobri o Codecademy e comecei a construir os meus primeiros sites (bem) simples. Antes disso o único contato com programação tinha sido um livro de HTML que um amigo havia me mostrado no colégio e algumas fuçadas no HTML do blogspot. Pois bem, eu passava boa parte do meu tempo livre fazendo os exercícios mais básicos do Codecademy, ainda sem nem saber como fazer aquilo fora do sandbox do site.

Durante os 2 anos seguintes eu fui me aventurando um pouco mais na área, ainda bem timidamente. Fiz alguns cursos no Coursera (CS101, programação em Python, e até uns de data science com R), mas como eu não tinha um objetivo nem um projeto real que queria desenvolver, sempre acabava não me dedicando tanto e até esquecendo o que tinha aprendido.

Com o passar do tempo eu fui me sentindo cada vez mais insatisfeito com a carreira de marketing. Quase todos os meus trabalhos foram em grandes empresas, e a burocracia me cansava. Apesar de gostar de pensar estrategicamente em ações e melhorias para os produtos, sentia que estava sempre muito longe das soluções, principalmente quando estas envolviam algum desenvolvimento técnico.

Quase todos os meus trabalhos foram em grandes empresas, e a burocracia me cansava.

Foi no final de 2015 que eu descobri o freeCodeCamp, uma plataforma online gratuita e interativa que ensina programação full-stack focada em JavaScript. O mapa é bem completo, com exercícios que começam bem simples e vão aumentando de complexidade, até a formação de um portfolio com projetos reais (como este relógio pomodoro e esse jogo da velha invencível).

Mapa da certificação Front End no freeCodeCamp

Em alguns meses completei todos os desafios da primeira etapa e consegui meu certificado de desenvolvimento Front End. Com esse conhecimento adquirido eu comecei a construir sites simples, sem muita interatividade, para amigos e conhecidos. Comecei a ter mais propriedade para mexer nos templates WordPress que eu comprava para fazer blogs e sites institucionais.

Eu ainda não tinha conhecimento técnico suficiente para trabalhar como desenvolvedor, mas a ideia de trocar de área já estava mais forte em mim. Foi ainda no começo de 2016 que eu comecei a pesquisar sobre cursos que eu poderia fazer para me profissionalizar. Eu não tinha muito contato com desenvolvedores e não tinha referências a seguir (minha vida seria muito mais fácil se já conhecesse o Training Center!), a única comunidade que eu fazia parte era o grupo do freeCodeCamp SP. Foi lá que um dos membros divulgou o Code Saga, uma plataforma de desafios online focada em Ruby. Fui resolvendo os exercícios aos poucos, e ao mesmo tempo resolvia os exercicios do Odin Project.

Minha vida seria muito mais fácil se já conhecesse o Training Center!

O Code Saga foi criado e é mantido pelo Campus Code, que dá treinamentos intensivos de desenvolvimento web presenciais, em São Paulo. Fui conhecer mais e gostei bastante da proposta deles, tomei coragem e investi no treinamento da Imersão Web. Hoje posso dizer tranquilamente que foi uma das melhores decisões profissionais que já tomei.

Durante os 2 meses da Imersão Web eu aprendi, na prática, como construir uma aplicação web do 0 usando Ruby on Rails. Além disso pude praticar muito Pair Programming, TDD, metodologias ágeis, tendo um ambiente muito próximo de uma empresa real. A turma era de 12 pessoas e, divididos em 3 grupos, criamos e subimos aplicações como o The Walking Dog.

Turma se formando no Campus Code (não é minha turma, mas estou na foto :P)

Logo após a formatura da Imersão Web, em outubro de 2016, já comecei a me candidatar a vagas para Desenvolvedor Ruby. Fiz vários testes e recebi algumas propostas, mas havia um agravante: eu ainda estava trabalhando com marketing, minha esposa estava desempregada e o valor que eu ganhava era exatamente o que precisávamos para ter uma vida razoavelmente confortável. As propostas que eu estava recebendo não iam me oferecer esse salário, obviamente, porque eu tinha 0 experiência real de trabalho. Participei inclusive do processo seletivo para o programa Quero Ser Dev da Locaweb e passei para a fase do treinamento (que era basicamente o mesmo treinamento que eu já tinha feito na Imersão Web), mas como seria necessário frequentar as aulas por 2 meses durante a tarde e eu não tinha condições financeiras de ficar sem trabalhar nesse período, não prossegui.

Percebi que para aceitar uma vaga de desenvolvedor eu teria que ter uma reserva financeira e apostar em um desenvolvimento rápido de carreira.

Percebi que para aceitar uma vaga de desenvolvedor eu teria que ter uma reserva financeira e apostar em um desenvolvimento rápido de carreira. Foi quando o próprio Campus Code me chamou para trabalhar lá! Eles estavam expandindo um programa de incubação de projetos, ou seja, empresas que os contratam como uma consultoria para fazer algum projeto que internamente não estão dando conta. O Campus Code contrata os ex alunos que tiveram um bom desempenho no treinamento e, de quebra, ainda os treinam para ter uma experiência ainda mais real no mercado de trabalho.

Eu fiz as contas, revi nosso orçamento familiar e, com alguns ajustes e apertos, resolvi aceitar a proposta. Na empresa comecei a trabalhar em alguns projetos internos, como o site e o Code Saga. Em pouco tempo já migrei para um projeto da Locaweb, que durou aproximadamente 2 meses. Trabalhando neste projeto eu pude conhecer mais da empresa, inclusive com reuniões semanais e pair programming com os desenvolvedores de lá. Terminando o que era necessário já fui remanejado para um outro projeto, em que eu ficava ainda mais em contato com os desenvolvedores da equipe na Locaweb.

Mensagens recentes recebidas pelo LinkedIn

Após 3 meses trabalhando dessa maneira eu comecei a receber muitas propostas de emprego via LinkedIn, só por ter uma experiência com desenvolvimento Ruby no perfil. Eu sinalizei isso para meus coordenadores no Campus Code, e eles me perguntaram se eu tinha interesse em ser contratado pela Locaweb. Claro que eu tinha!

Após algumas conversas, testes e pair programming, recebi uma excelente proposta lá e aceitei. Como eu já tinha conhecimento dos sistemas internos da empresa minha adaptação foi bem rápida.

Hoje, pouco mais de 1 ano depois de ter terminado o treinamento que me deu bases sólidas para ser um desenvolvedor, tenho um emprego que me gratifica pessoalmente e profissionalmente e sou muito feliz com o que faço. Sou muito grato a todos que me ajudaram e me apoiaram nessa jornada que está só começando!

Hoje, pouco mais de 1 ano depois de ter terminado o treinamento que me deu bases sólidas para ser um desenvolvedor, tenho um emprego que me gratifica pessoalmente e profissionalmente e sou muito feliz com o que faço.

Se você está em transição de carreira ou pensa em fazê-lo e quer dicas e ajudas, me dá um toque via Twitter, e-mail ou no slack do Training Center! Quem sabe eu não possa te ajudar em algo :)

--

--

Giovanni Naufal
Training Center

Desenvolvimento Web | Vida de Expatriado | Divagações sobre a vida, o universo e tudo mais