Como o Training Center me ajudou a conseguir meu primeiro trabalho como DEV

Luan AP
Training Center
Published in
4 min readAug 21, 2017

Então, essa será um história talvez um pouco longa, na qual irei contar algumas experiências do meu início de carreira como desenvolvedor, então vamos lá.

Para quem não sabe os significados da sigla CT (Centro de Treinamentos), aqui vai uma breve explicação encontrada no github deles:

Um projeto sem fins lucrativos com a premissa de ajudar desenvolvedores iniciantes ou não que tem dúvidas ou precisam de dicas para alavancar sua carreira ou só querem fazer bons amigos para criarem um projeto juntos.

Aqui podemos fazer qualquer coisa e todos podem participar, independente do nível profissional!

Conheça mais sobre o Training Center nesse link.

Um pouco da minha jornada

Acho que devo ter começado como qualquer outro adolescente da minha idade, através de grupos e vídeos sobre hacking. Fiquei fascinado com isso. Aqueles comandos incríveis que eu eu via me deixavam perplexo, a partir daí comecei a ver mais sobre o assunto, me aprofundar nele, mas com o passar do tempo eu via que não era o que eu realmente gostava, depois de conversar com muitas pessoas, elas me disseram:

“Estude programação se quiser ser um hacker de verdade”

E foi a partir daí que minha carreira como dev começou. A princípio, tentei estudar Perl, que é uma linguagem de script para desktop, mas não me familiarizei com ela. Fui procurar outras linguagens e vi o “universo” de programação para desktop. Isso me deixou receoso, fazendo eu ir para o lado WEB.

Comecei a estudar WEB fazendo um curso gratuito de HTML5 e CSS3, que acho que todos devem conhecer: o curso do Curso em Vídeo. Foi com ele que tive uma base para começar.

Depois de um tempo estudando esses assuntos e sempre procurando evitar o JavaScript, fui me desviando da parte de front-end e partindo para web design (até hoje vejo algumas coisas sobre). Fiquei algum tempo estudando design, até cheguei a fazer um curso presencial, mas mal sabia o que o futuro me reservava.

Nunca consegui largar de fato o front-end, pois sempre ficava curioso com uma coisa ou outra. Foi aí que decidi me focar de vez no front-end e mergulhar no “universo” JavaScript. O começo foi muito sofrido para mim, pois eu pulei a lógica de programação e fui direto para a linguagem (não façam isso 😝). Sendo assim, devido às dificuldades, fui começando a participar mais de grupos e trocar ideias com devs mais experientes, e foi em um desses grupos espalhados por aí que conheci o CT.

Na verdade, eu conheci o CT quando já tinha uma base de desenvolvimento e já tinha o foco total em front-end. Foi no slack que comecei a trocar ideias com o pessoal daqui, até cheguei a ajudar no desenvolvimento do site deles 😛.

Nessa época eu estava louco para achar um emprego, para ter meu próprio dinheiro e poder gastá-lo como quisesse. Nesse momento, comecei a fazer perguntas no grupo do Slack, pois lá foi um dos lugares que me senti mais bem acolhido 😄. Perguntei sobre fazer faculdade, sobre como era o trabalho de dev, etc. Isso foi me dando uma base de como conseguir um trabalho e como me comportar nele. Graças ao pessoal do CT tive uma direção para seguir.

Passado um tempo desde que conheci o CT (e também de ter procurado emprego), encontrei uma vaga de estagiário em uma cidade vizinha em uma de minhas buscas. A princípio, fiquei receoso, porque a vaga já estava há um mês lá. Então, pensei que já poderiam ter contratado alguém e esquecido de apagá-la, mas enfim, como não tinha nada a perder, fui fundo nela. Pesquisei mais sobre a empresa e fiz um currículo para enviar. Mas antes disso…

Fui novamente pedir ajuda pro pessoal do grupo (já que estava com receio hehe) perguntei muito sobre como se comportar em entrevistas, como fazer um bom currículo e assim vai. Depois de uma longa conversa com o pessoal daqui, enviei meu currículo.

Não demorou muito até me chamarem para fazer uma entrevista, mas por incrível que pareça, durante o desenrolar da conversa, eu não fiquei nervoso (fiquei mais animado do que nervoso, na verdade, pois nunca havia conversado com alguém sobre desenvolvimento presencialmente) e isso me deixou muito feliz pois, mesmo não conseguindo a vaga, só de conversar já teria sido uma boa experiência.

Muito bem, depois de um tempo me chamaram de novo, desta vez para fazer testes, e lá fui eu novamente para o CT fazer perguntas de que tipo de teste seria realizado, como foi para eles, etc. Daí sim, nessa parte, eu fiquei nervoso, pois nunca tinha sido testado antes.

Porém… O teste foi simples, fazer uma página que operasse com AJAX e que leria os nomes das pastas e imprimisse na tela (sendo permitido navegar entre elas), além disso teriam subpastas que, ao clicar, poderia se ver o conteúdo de dentro, isso em JS. Vaga de estágio.

No fim das contas, fiz uma página html. Nesse mesmo dia, já me contrataram. Foi uma alegria imensa, pois seria o meu primeiro emprego (no qual estou hoje), depois de um longo processo para efetivar a vaga de estágio, documentar, etc. Dei início e foi exatamente como imaginei, uma sala com vários PC’s e cada um operando o seu, eu via aquele monte de linha de código e ficava abismado.

Enfim, o pessoal CT me ajudou muito compartilhando suas experiências, e sou muito grato a eles. Este foi um post para explicar um pouco sobre minha história como dev e a ajuda do CT no decorrer dela.

Espero que tenham gostado! Em uma parte 2 eu conto como foram os primeiros 10 dias trabalhando como estagiário hehe.

--

--