Como se comportar no Slack do Training Center

No Training Center utilizamos o Slack como principal canal de comunicação com as pessoas envolvidas no projeto.

É lá que discutimos sobre mudanças no projeto buscando a opinião de todos e também é lá que conversamos desde desenvolvimento de software até como adestrar um cachorro.

O Slack é uma ferramenta muito boa, mas se não usada com parcimônia pode dar problema com outros membros e é por isso escrevemos esse texto para mantermos a ordem na casa e ninguém sair chateado do projeto.

Os canais

Os canais são usados para separar as conversas por assuntos. No nosso grupo temos diversos canais, ex.:

Os mais importantes são os canais:

  • #apresentacoes
  • #general
  • #issues
  • #off-topic
  • #vagas

E quando começamos a falar de um assunto que não é relevante ao canal onde estamos logo alguém nos avisa para ir para o canal certo.

Isso garante que as conversas estejam sempre em um lugar ou que ninguém que não queira saber de um assunto não seja incomodado(a).

Quando o assunto é muito, muito importante, pode até virar até um post. Afinal o que acontece no Slack, fica no Slack e nem sempre queremos isso.

#apresentacoes

Neste canal não compartilhamos apresentações em slides ou vídeos de palestras. Ele serve como ponto de entrada para novos membros onde cada um pode se apresentar e compartilhar suas redes sociais para as outras pessoas o seguirem.

Um exemplo de boa apresentação:

Olá pessoal!
Meu nome é William, trabalho como Front End Developer no Viva Decora e me envolvi com o grupo para trocar experiências.
Me sigam no Twitter: link do twitter
Ou me adicionem no Facebook: link do fb

Uma boa apresentação pode garantir muita interação nesse canal, mas se o assunto começar a ficar longo, saiam desse canal e vão conversar no #off-topic.

#general

Esse canal é reservado para conversas sérias, assuntos que todos podem estar interessados como compartilhamento de vídeos, artigos, tutoriais, Meetups, etc.

Qualquer coisa que seja relevante a todos os membros do grupo deve ser postada aqui.

Pedimos para que ninguém saia desse canal, pois quando temos algum aviso para os membros, nós mandamos aqui.

Também pedimos sempre que ninguém fique bagunçando nesse canal, a zoeira é liberada no #off-topic.

#issues

Esse canal também é bem importante ao grupo. Aqui discutimos as issues abertas nos projetos ou relatamos bugs ou mesmo enviamos sugestões de melhorias para nosso projeto.

Lembre-se que o Training Center é um projeto Open Source e qualquer um pode dar um pitaco que nós vamos conversar sobre. ;)

#off-topic

Aqui é onde a zoeira é liberada!!!

É claro que você deve ter respeito com todos os membros do grupo. Não permitimos que a zoeira ultrapasse os limites do respeito e da decência, mesmo no canal da zoeira.

Se você tem um gif de gatinho, passarinho andando de skate, zoeira com o Windows ou coisa do tipo, é nesse canal que você deve postar.

Também é aqui que falamos sobre qualquer assunto que não seja relevante a todo mundo, então você pode iniciar uma conversa a qualquer momento sobre qualquer coisa nesse canal.

Só pedimos que não inicie uma discussão política ou religiosa em nenhum canal do nosso Slack, nem mesmo aqui, pois isso é mais do que off-topic, é causador de brigas sérias e não é isso que queremos com nosso grupo. — Filosofia está liberado

Se, por um acaso, você chatear algum membro, peça desculpas. Não custa nada se tratarem com carinho e respeito, é isso que forma os laços que temos no projeto.

#vagas

Não usamos esse canal para discutir sobre como entrar em uma empresa, para isso usaríamos o #general. Esse canal é para compartilhamento de vagas.

Se você viu uma vaga legal e gostaria de compartilhar com o pessoal, poste nesse canal. Se você busca emprego, estágio ou freela, fique de olho nele também.

Como entrar no nosso grupo

Se você ainda não está no nosso grupo, basta entrar nesse link colocar seu endereço de email e enviar.

Chegará um email com o link do nosso chat para que você entre e cadastre seu usuário e senha, depois é só utilizar sempre esse mesmo link (recebido por email) para entrar no grupo.

Qualquer problema com esse procedimento, basta comentar aqui em baixo e vamos ajudar.

Assim que entrar, apresente-se e já entre nos canais que você achar interessantes.

Se quiser saber mais ainda sobre o Slack, da uma olhada aqui.