Conteúdo sobre saúde mental para pessoas periféricas

William Oliveira
Training Center
Published in
2 min readJan 10, 2021

Faz um bom tempo que venho falando sobre saúde mental dentro da área de tecnologia. Isso por conta dos desafios que enfrentei e enfrento com a ansiedade e depressão, depois ainda chegou o burnout.

Se você acompanha meu trabalho há algum tempo, deve se lembrar de quando publiquei o episódio sobre burnout dO Universo da Programação.

Depois eu também falei sobre FOMO, em um título bem clickbait para pegar as pessoas ansiosas e ajudar a se cuidar.

Fora esses momentos, falo sobre como precisamos criar um ambiente acolhedor para todas as pessoas e ajudar elas a não cair nas armadilhas dos distúrbios mentais desde 2017.

E sempre que possível comento algo sobre ansiedade nos eventos tech.

Não é à toa que cheguei até esse tipo de conteúdo e agora, mais do que nunca, sinto a necessidade de voltar os meus olhos para as minhas origens, a periferia.

Visando levar informação com uma linguagem menos formal e trazer para a realidade periférica, criei o Malabarizando. Projeto que não é nada novo, pois já queria lança-lo faz tempo e não conseguia por conta da depressão profunda em que estava.

Mas agora estamos no ar!

O blog sobre saúde mental para pessoas da periferia

O Malabarizando vai de frente com várias maneiras de chegar nas pessoas, uma delas será o blog onde vou escrever sobre minha vivência, trazer reviews de livros, dar dicas de conteúdo e um pouco mais.

O podcast sobre saúde mental para pessoas da periferia

A outra frente do Malabarizando, com o objetivo de trazer entrevistas e, claro, continuar fazendo o que eu mais curto, que é gravar podcast. :D

Inclusive o podcast do Malabarizando já está disponível em todos os agregadores (Spotify, iTunes, Google Podcasts, Pocketcasts, etc).

Onde eu quero ir com o Malabarizando?

Onde for preciso para ajudar as pessoas periféricas e marginalizadas a começarem a cuidar melhor de sua saúde mental.

Para isso, tenho um recurso no Apoia.se, onde você pode me ajudar a manter o blog no ar e financiar futuras iniciativas sociais do Malabarizando.

Conclusão

Se você quiser saber mais sobre o Malabarizando, comente neste post, confira os links anteriores.

Compartilhe essa nova iniciativa nas suas redes sociais, no WhatsApp ou onde for para chegar em quem precisa acordar para a necessidade de cuidado com a saúde mental!

Valeeeeu!

--

--

William Oliveira
Training Center

Engenheiro de software frontend, escritor do livro O Universo da Programação (http://bit.ly/universo-da-programacao), periférico e bissexual