Criando meu site pessoal — Parte 1

Lauren Ferreira
Training Center
Published in
4 min readAug 1, 2018

Apresentação

E aí, pssoas! Meu nome é Lauren. Estou no quarto ano de Engenharia de Computação e faço estágio em desenvolvimento de software focando no back-end há pouco mais de um ano.

A minha carreira está só começando e me considero novata em vários pontos na tecnologia. Mais especificamente, no front-end. Isso porque, no decorrer da faculdade e do estágio, vim aprendendo muito mais sobre o back end e sempre tive vontade de explorar outras áreas de conhecimento da tecnologia.

Por isso, para aprender mais sobre o front end, que é uma área que acho fantástica, resolvi colocar a mão na massa e criar meu próprio site do meu jeito. From scratch.

Aliás, vocês já podem visitá-lo: larien.me! :D

Dá para perceber que eu amo azul?

É um site estático simples e direto, mas aprendi muito e fiquei muito satisfeita com meu progresso! Também já estou planejando a próxima versão do site em que muita coisa vai aparecer ali :)

Como vai funcionar

Então, pessoas, como sei que muita gente, assim como eu, tem muita dúvida sobre por onde começar a criar seu portfólio ou site pessoal, quero compartilhar com vocês a minha trajetória!

Vamos lá, então?

Por que criar um site pessoal?

Os motivos que me fizeram criar esse site foram a vontade de aprender o processo de desenvolvimento (tanto a criação e deploy do site quanto uma tecnologia front-end) e ter um site para chamar de meu. Foi um desafio pessoal que consegui cumprir. Com isso, sei que já posso aumentar a complexidade da próxima versão.

Tecnologias utilizadas

Não adianta nada você querer criar algo se não sabe nem quais ferramentas usar e nem como elas funcionam. Você pode usar a tecnologia que se sentir mais à vontade ou que mais quiser aprender.

No geral, o conhecimento básico que o mercado mais requisita e que você precisa para criar seu próprio site do zero é saber trabalhar com HTML, CSS e JavaScript.

Tem um curso de HTML e CSS daora da Fernanda Bernardo e um curso de Javascript muito legal do Fernando Daciuk que pode te ajudar bastante!

Após essa etapa de conhecimento básico, parti para uma lib front end cuja popularidade vem crescendo bastante nos últimos tempos: Vue.JS.

A curva de aprendizado dela é ótima, é uma tecnologia simples e direta. Me apaixonei com a forma que ela trabalha com componentes e com toda a estruturação do sistema. Já que eu queria aprender mais sobre Vue.JS, uma coisa casou com a outra!

Fiz esse curso do Max para aprender mais sobre Vue.JS e tive muita ajuda da própria documentação :)

Nada se cria, tudo se copia!

Referências! Criar uma coisa pela qual você se orgulha é complicado, mas muito recompensador. Muitas pessoas são capazes de ficar horas, dias, meses pesquisando e tentando incitar a criatividade para criar algo magnífico e inesquecível — o ponto alto de suas criações!

Não posso dizer que não fiz isso — o tempo de pesquisa não seguiu nenhuma linha ou cronograma e tampouco levou pouco tempo. Os sites que mais me ajudaram no quesito inspiração/criatividade foram:

  • Behance: o queridinho dos artistas. O Behance é um showcase de obras de arte fantásticas de todo tipo — quadros, quadrinhos, modelagem, apps, sites. É um site com uma grande variedade de estilos e há uma grande chance de você se identificar com algum trabalho lá.
  • Dribbble: o queridinho dos designers. Segue a mesma linha do Behance, mas tem um quê mais digital e tem muito trabalho de aplicativos, jogos, mockups, sites e outros projetos do tipo por lá. É outro recurso muito foda para você se inspirar para os seus projetos.
  • CodePen: um dos sites que mais me ajudou nessa aventura. Lá, o pessoal consegue criar protótipos de sites através do próprio playground do site, que permite que você programe em HTML, CSS e JavaScript. O showcase lá é massa! É bem legal você pesquisar inspirações por lá, mas não copie. Tente fazer da sua forma e dar a sua cara. Assim você aprende como cada coisa é feita e dá o seu próprio estilo :)
  • Github: sim, o nosso grande conhecido! Para quem não sabe, o Github tem uma ferramenta chamada Github Pages, em que a base de usuários pode hospedar seu próprio site com o endereço usuario.github.io. Eu uso no meu (apesar de usar um domínio próprio) e facilita muita coisa. Mas o ponto em questão é que tem muito site hospedado no Github Pages que pode te inspirar a criar o seu próprio.

Enough talking, gimme links!

Também existem vários textos na Internet que são de grande auxílio para quem quer criar sua própria página e não tem ideia de onde começar. Aqui vão os quatro (todos em inglês) que mais me ajudaram:

O próximo artigo falará sobre a forma com que planejei a estrutura e os componentes do meu site. Aceito feedbacks! Vamos evoluir esse projeto juntos? :)

Se quiser falar comigo, só chegar em larien.me :)

--

--

Lauren Ferreira
Training Center

Learnin’ and leavin’ in this wonderful tech world.