Criando um relógio digital com javascript

Maycon Alves
Training Center
Published in
3 min readFeb 3, 2022

A alegria que se tem em pensar e aprender faz-nos pensar e aprender ainda mais. Aristóteles

Estou escrevendo esse artigo pouco tempo depois que eu e minha esposa recebemos o diagnóstico de COVID-19, felizmente estamos bem. Daí hoje resolvi escrever um artigo de como criar um relógio digital com javascript. Fiz isso pois queria relembrar algumas coisas e também acredito que esse seja um dos muitos projetos que podem ajudar quem está começando na carreira como frontend.

Para esse exemplo vamos criar três arquivos em uma mesma pasta:

index.html
styles.css
script.js

Primeiro vamos começar com a parte do html que é bem simples.

Criei uma estrutura básica, é legal notar algumas linhas.

Na linha 8: chamo o arquivo css que vamos usar para estilizar nosso relógio, eu achei bem legal, mas você pode criar seus próprio estilo para ficar com sua cara.

Na linha 11: criei um container que nada mais é do que o fundo para nosso relógio.

Na linha 12: é o relógio em si.

Na linha 15 chamo o script.js que é onde vamos fazer nossas funções e fazer nosso relógio funcionar.

Tem as metas tags que não vou mencionar nesse artigo, mas sim em um futuro artigo, talvez até no próximo 😃.

Agora vamos ao css:

Como eu disse nesse caso, você pode estilizar da melhor forma que quiser, uma coisa que acho legal comentar é sobre a linha 13 que deixo o background em radial-gradient que é um efeito bem legal.

Se quiser copiar essa folha de estilo e depois ir fazendo suas modificações acho bem interessante.

Por último vamos ao nosso script que é bem simples também.

Criei uma função chamada getHours que faz todo o trabalho necessário, mas você também pode separar em várias funções menores e deixar o código melhor ainda.

Na linha 2: eu pego a div do relógio para jogar nosso javascript lá dentro, reparem que usei o getElementByClassName passado a classe clock que é usado também para estilizar nosso relógio, além disso passo um array [0] pois quero pegar o primeiro elemento dessa classe, eu poderia colocar um id e usar o getElementById como eu disse, explorem esse código e façam suas mudanças.

Na linha 3: eu crio uma instância da data e daí posso usar vários métodos que existem dentro de objeto de date vocês podem ler aqui sobre esse métodos.

Nas linhas 4, 5, 6: é bem simples, pegamos, as horas, minutos e segundos, respectivamente.

Nas linhas 7, 8 e 9: faço a mesma comparação, se as horas, minutos e segundos, forem menores que 10, concateno o 0, se não, deixo o valor que a variável recebe.

Na linha 10: já tinha pegado a div com a classe clock e jogo as horas, minutos e segundos dentro dela.

Na linha 13: por último chamo a função setInterval sendo atualizada de 1 em 1 segundo, simples não é mesmo ? 😄.

Bem é isso, espero que tenham gostado, lembrem que qualquer informação que deixei passar, ou se quiserem adicionar qualquer coisa postem nos comentários. Se esse artigo foi útil e puder me pagar um café ficarei feliz. Abraços quentinhos para vocês !!

--

--