De onde vem a felicidade dentro do trabalho?

Kirmayr Tomaz
Training Center
Published in
8 min readAug 3, 2018

Você está bem ? Como está se sentindo ?

No meu caso, estou nervoso pelo fato de ter reuniões bem sérias sobre meu futuro na empresa.

Nossa vida de trabalho com tecnologia é assim, enquanto você está se desenvolvendo na empresa, 20 outras estarão mandado proposta de emprego e ofertas que fazem teus olhos brilharem e reagir com uma empolgação de querer pular de galho.

A grama do vizinho está mais verde que a sua, será?

Antes de pensar em tomar uma decisão de mudança de emprego, eu passei um tempo tentando entender o que faz uma pessoa estar realmente feliz no trabalho. Depois de tudo que vim analisando ao longo desse ano acabei reunindo alguns pontos que achei validos comentar nesse pequeno artigo.

No meu caso o que me faz realmente feliz no trampo é fazer amigos, trabalhar bastante e ver as coisas dando certo, saber que você pode ser mais que uma vaquinha no pasto mas aquela que acorda e lembra que trabalhar é algo divertido que vai encontrar pessoas incríveis e muitos desafios.

De tudo que pensei acabei separando em alguns tópicos que serão visto abaixo:

Aprenda

Se tem algo que ninguém poderá tirar de você é seu aprendizado, a fonte de conhecimento é um caminho sem volta, quanto mais aprendemos e somos humildes com isso, mais chance teremos de ser uma pessoa melhor.

Se gosta de ler, a internet tem um monte de comunidade e blogs que escrevem artigos freneticamente para te ajudar.

Se você prefere ver conteúdos em vídeos, sempre vai ter algumas pessoas da área que postam vídeos, sobre os conteúdos desde o mais básico ao mais avançado. Tem muita coisa paga de qualidade e até as principais empresas de desenvolvimento de software publicam seus projetos no GitHub e dar aquela boa fuçada para entender como andam desenvolvendo aqueles projetos vale muito a pena.

Além de vários outros projetos que postam conteúdos de forma educacional
Open Source, como nesse exemplo abaixo de conteúdos que um front, back ou Devops precisam saber no seu dia a dia.

E se não sabe por onde começar tem esses dois artigos super interessantes que te ajudarão a dar um norte para sua carreira.

E no trabalho? Isso acaba se tornando mais prático pois sempre tem alguém que pode te passar uma conhecimento que você não tinha parado pra pensar antes, seja com tecnologia, seja com metodologias organizacionais, seja ensinando como funciona o produto que você está trabalhando.

Existe sempre uma forma de aprender, basta você está aberto para isso.

Tenha um Mentor

Se tem algo que vale a pena prezar é estar perto de pessoas que possam me ajudar seguir sua carreira de uma forma mais clara e objetiva. Sempre tive a ideia que precisava aprender tudo ao meu redor, que precisava aprender a linguagem de programação hyper, que precisava entender sobre usabilidade, que precisava entender como aquele projeto poderia escalar, melhor algoritmo, melhor, melhor e melhor.

De fato isso não seria algo ruim. Mas como um dos meus mentores me falou uma vez — “Imagine que cada barra é algo que precisamos aprender, não precisamos ser excelente em tudo, precisamos conhecer bem e ser um especialista naquilo que gosta”. Com certeza aquilo na minha cabeça fez muito sentido, e acabei adotando isso pra minha vida.

Um mentor só precisa ser aquele cara que te inspira, aquela pessoa que você pense quero ser que nem ele quando crescer ou mais, quero ser melhor que ele.

Contudo que fique claro de uma coisa, um mentor não pode ser seu ídolo, toda pessoa acaba comentando erros e isso pode acabar te frustrando dependendo da situação.

Especialista num tópico generalista nos outros

Se Imponha

Saber se impor nas mais diversas situações de trabalho, mesmo que as suas ideias não sejam levadas para frente, dialogar e mostrar o que está pensando no assunto em pauta significa o quão empenhado você está em melhorar o que estão fazendo.

Quando deixamos de impor nossas ideias diante determinada situação, perdemos espaço dentro do time, e a confiança em saber se você realmente conseguirá realizar a atividade planejada.

Saber Ouvir

Feedbacks as vezes podem ser dolorosos, passar daquela barreira de ego que possuímos, abaixar a cabeça e ouvir coisas que nem toda vez gostaríamos de ouvir é algo que nos deixa vulnerável, ao mesmo tempo isso pode ser um ponto para dar um passo pra trás e entender toda a situação por trás de tudo aquilo e saber onde podemos melhorar.

Seja verdadeiro

Não importa a situação que ocorra, existe sempre uma forma de conseguir explica-la. Se você não conseguiu entregar uma atividade no trampo, por exemplo, não basta simplesmente falar que não conseguiu, primeiro tente entender o que está por trás de tudo isso que ocorreu. Se isso era mais complexo do que imaginava? Se teve uma dependência do cliente? Se regras de negócio não estavam bem definidas?

É importante explicar esses pontos detalhadamente de uma forma sucinta para que possam te compreender . Isso é suficiente? A resposta é não. Depois disso, nós partimos para o segundo ponto do problema, entender qual necessidade que estava por trás e não foi cumprida.

Um exemplo desse contexto poderia ser — “ Sei que vocês estavam preocupados com essa parte do projeto, eu fiquei triste de não ter conseguido, mas na próxima Sprint criarei uma atividade para fazer o estudo da nova biblioteca que iremos utilizar, isso ajudará a diminuir o tempo de desenvolvimento ”.

Não crie inimigos no trabalho, crie amigos

Eu sou uma pessoa que não gosta de conflitos, me sinto mal (isso é um ponto negativo meu). Se pararmos pra pensar de como aproveitamos as horas do nosso dia, dormimos cerca de 8 horas, mais 8 de trabalho e as vezes isso pode ser até mais. No final de tudo isso se tivermos sorte temos umas seis horas para aproveitar o dia.

Olhando diretamente para o tempo gasto no trabalho que falei anteriormente, vamos passar cerca de uma boa parte da nossa vida seguindo essa rotina.

Imagine você acordando e pensando na decepção de ir ao trabalho para encontrar pessoas que não gosta. Isso me parece algo bem triste e desesperador.

Mas se a gente conseguisse mudar essa perspectiva e ao invés de ir mais um dia para o trabalho, estivesse indo porque iremos encontrar nossos amigos, que o dia vai ser divertido, que vamos falar falar piadas ruins e trabalhar forte pra fazer o projeto acontecer. Eu particularmente prefiro essa segunda opção.

Pessoas não são maquinas

Todos nós temos sentimentos, desejos e necessidades. Conversando esses dias com minha amiga (Larrissa Quênia). Cada pessoa dentro do trampo é diferente de você e isso é uma oportunidade de poder compartilhar conhecimento, sentimentos e vivenciar experiências que talvez sozinho você nunca passe.

Lar é onde você se sente em casa e é bem tratado. — Dalai Lama

Cuidado com as pessoas negativas

Eu sou uma pessoa extrovertida e acredito que o ambiente afeta diretamente estado emocional das pessoas. Se estamos num local onde a felicidade prospera, isso provavelmente irá fazer todos mais feliz, caso contrário, um ambiente como muitos conflitos seja de poder ou até mesmo conflitos pessoas, pode ser algo que poderá afetar negativamente. Ao ponto de pensar duas vezes se vale a pena estar ali naquele local, levando em conta também do estresse e problemas de saúde.

Como fazemos pra mudar isso? Nos afastando? Ignorando?

Eu diria que o feedback pode ser uma forma de passar o que te incomoda para outra a pessoa.

Feedback

O Feedback é sempre bom de ser dado mas antes de começar, dizendo tudo que queria falar, é necessário entender o contexto que está por volta de tudo isso, se é apenas uma conversa, se foi uma atitude inesperada da outra pessoa, ou algo atrapalhando a outra pessoa não ser produtiva ou esteja com /o temperamento diferente do seu comum.

Dependendo da situação que ocorreu, chame esta pessoa para um lugar mais reservado, para tomar um café, para conversar e explicar a situação.

Tente compreender o sentimento que está nela que faz não ser a mesma e qual necessidade não está sendo cumprida.

Faça abertura e mostre pra ela o qual ela é importante, seus sentimentos diante o que está ocorrendo e como você pode ajudar.

Evite usar julgamentos diante da situação (isso é bem importante), mas sim, explique numa visão de terceira pessoa o que ocorreu. Dessa forma quando consegue unir esses pilares do CNV, terá uma maior facilidade de explicar essa situação sem levar para o lado pessoal.

É muito difícil aceitar uma patada, insulto ou até mesmo um tom de voz mais alto e só fará você ser o reflexo da outra pessoa, mas às vezes as pessoas tomam essas atitudes por fatores que não imaginamos. Já parou pra pensar se essa pessoa tem algum problema grave em casa, alguém da família doente, uma divida que não consegue pagar. Essas atitudes que podem ser causadas por acontecimentos que nem se passa pela nossa cabeça, no final das contas ninguém sabe o que a outra pessoa está pensando.

A raiva não pode ser superada pela raiva. Se uma pessoa demonstra raiva de você, e você mostrar raiva em troca, o resultado é um desastre. -Dalai Lama

Então pessoas lindas, era isso que tinha pra passar.

Ao meu ver esses pilares podem te ajudar a ser um profissional melhor e mais feliz com seu meio.

Espero que tenham gostado, esse artigo ficou em draft por bastante tempo mas enfim saiu do papel.

--

--

Kirmayr Tomaz
Training Center

Principal Engineer na @Midway, cantor de karaokê nas horas vagas.