Diário de um dev na estrada — A preparação

Felipe Limeira
Training Center
Published in
6 min readSep 11, 2018

Hoje vou falar da experiência mais incrível que eu tive e como foi todo o processo de preparação para que o sonho se tornasse realidade. A experiência da qual estou falando, foi conhecer a Europa por um pouco mais de um mês e trabalhar remoto de lá, a mais de 7900 Km de distância do office.

Preparação pessoal

Algumas pessoas podem dizer que estamos “patrão” ou “que vida boa", mas esse foi um processo que levou um tempo relativamente longo. Sou uma pessoa privilegiada, vim de uma família que me deu o melhor que eles podiam e para dar esse melhor para mim e meus irmãos, meus pais já se privaram de algumas coisas, logo, tudo relativo a viagem foi fruto da minha preparação, do meu dinheiro e incentivo dos meus pais para eu ir.

Há mais ou menos 3 anos, eu resolvi que queria fazer um intercâmbio de 8 meses na Irlanda. Comecei a me preparar e estudar para isso, foquei meus esforços nesse objetivo. Resolvi que em 2 anos precisaria juntar 32 mil reais para pagar os custos da viagem e ficar relativamente tranquilo durante os 8 meses que eu passaria em outro país, pensando também, no caso de não conseguir trabalho e outros imprevistos que podem acontecer. Na época trabalhava como desenvolvedor na Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo e ganhava em torno de 3000 reais por mês, era um salário muito bom para quem tinha acabado de sair da faculdade.

Eu guardava mais ou menos 1500 reais e o que sobrava utilizava para pagar as contas restantes (convênio, transporte, celular, lazer etc) e para ir guardando o dinheiro precisei cortar alguns gastos e recusar alguns convites mais para o fim do mês (rsrsrs), dessa forma, eu consegui economizar por mais ou menos 2 anos. Alguns meses guardava menos e outros mais, 13º e outros pagamentos “extras” eu guardava.

Bom… Mas por que eu falei da economia para o intercâmbio? Ter sido regrado nessa economia me ajudou a ter a experiência de 1 mês na Europa, pois desisti da ideia de ir para o intercâmbio quando eu passei no processo seletivo na Pagar.me. Encontrei-me em um momento na carreira do qual não queria abrir mão.

A Pagar.me foi um ponto muito importante para que a experiência com o trabalho remoto fosse boa.

Por que Portugal?

Nunca antes na minha vida eu tive Portugal como um dos principais destinos para visitar. A decisão de ir para lá me pegou de surpresa e acabou sendo a melhor escolha por N motivos.

O Ricardo Ledo de Tulio havia passado no processo seletivo para Portugal e estava lá há pouco tempo. Tive a incrível oportunidade de trabalhar com ele na Pagar.me, e muito do que aprendi nos primeiros meses lá foi graças ao Ricardo. Ele foi Agile Coach do time que eu participava e essa aproximação fez com que eu criasse uma confiança muito grande.

Ele me fez o convite de passar um tempo lá. Acho que ele não esperava que eu fosse ser cara de pau e aceitar (rsrsrsrs). No momento em que decidi ir, as coisas começaram a acontecer rapidamente, assim que ele conseguiu alugar a casa por lá eu já comecei a me preparar por aqui, mas ainda faltava algumas coisas para resolver e tornar a experiência que eu teria na Europa minimamente boa.

Preparação profissional

Na Pagar.me já existia o modelo de trabalho remoto em beta (acredito que ainda esteja em beta) e por estar em beta, já existiam pessoas com mais experiência no assunto do que eu, pessoas preocupadas e investindo esforços para que esse assunto fosse levado a sério lá dentro.

Quando expus essa vontade de trabalhar remoto por um tempo para o time, eles deram todo apoio, e apoiar não é apenas falar “vai lá filhão", apoiar é preparar, e nesse quesito tive a sorte de ter o Davi Marcondes Moreira no time (a pessoa mais empenhada em trabalho remoto na Pagar.me).

Com o apoio do Davi e do restante do time, comecei a me preparar para o trabalho remoto (eu nunca havia feito trabalho remoto por tanto tempo na minha vida, apenas um dia ou outro), combinamos em fazer rodadas de testes. Eu ficaria uma semana full remoto da minha casa, sem poder ir para o escritório, depois dessa semana seria feito um levantamento dos prós e contras da minha parte e do time, e depois disso, teria mais uma semana para tentar alinhar os pontos levantados.

Pontos positivos e negativos foram levantados depois de uma semana. Cometi alguns erros nesse período e tentei melhorar para a segunda semana. Vou listar os principais pontos:

Positivos:

  • Não tinha o tempo de deslocamento até o serviço (mais ou menos 3 horas é meia por dia) ou seja, meu dia rendia mais .
  • Conseguia me concentrar mais nas tarefas sem a correria do dia a dia no escritório.
  • A comunicação com o time não foi tão afetada. O Davi trabalha remoto, então tínhamos muitas ferramentas que ajudavam na comunicação do time: Discord ligado o dia todo, Telegram, Slack (para comunicação com o restante da empresa), appear.in (para reuniões e pair programming) e o tmate (também para pair programming, como utilizamos o vim, o tmate permitia duas ou mais pessoas programando remotamente)

Negativos:

  • A casa dos meus pais não tem uma infra bacana (espaço que eu não fosse interrompido/internet) para remoto. No quarto onde é o lugar mais calmo, a internet não funciona bem, então não tinha um lugar só para mim que eu pudesse ficar focado.
  • Eu perdi as conversas de corredor (em que aprendemos bastante na empresa) e contato com os outros times.
  • Por estar em casa eu me perdia um pouco nos horários. Acabava trabalhando até mais tarde e não tinha um horário definido para almoçar.

Bom, com os pontos mais claros, eu pude trabalhar nas melhorias levantadas e ter idéia de como seria o trabalho remoto. Muitos dos problemas que tive durante essa semana, eu não teria lá, pois não teria meus pais me pedindo coisas a todo instante e a internet lá é muito melhor (200 Mbps), mas ainda teria que trabalhar os pontos de comunicação com o restante da empresa. Com isso, comecei a utilizar mais o Slack para falar com as pessoas. Quando se está remoto, temos que ser mais ativos no quesito comunicação, na empresa as pessoas passam, conversam e dão bom dia, quando se está remoto, temos que ir até as pessoas e prestar atenção para manter essa comunicação.

Ao final das duas semanas fizemos um último alinhamento e “SUCESSO!!!” eu poderia comprar as passagens!!! Grande parte do sucesso do período remoto se deve ao incrível alinhamento que eu tinha com o Leonam Pereira Dias. Entramos juntos na Pagar.me e desde o começo trabalhamos no mesmo projeto, então ele super apoiou a ideia.

Quantos dinheiros eu levei?

Eu fiz uma média de 50 euros por dia totalizando mais ou menos 1500 euros. Esse valor foi mais do que suficiente para mais de um mês e ainda trouxe mais ou menos 150 euros de volta para o Brasil.

Com esse valor consegui passear, conhecer os pontos turísticos, comer bem, fazer compras no supermercado (uma média de 25 euros por semana para duas pessoas, as vezes menos) e ainda gastos “desnecessário” como comprar um patins Roller Blade (170 euros), ou seja, foi dinheiro mais que suficiente.

A viagem em si saiu cara. Por conta da preparação no trabalho e outros motivos acabei comprando as passagens e outras coisas muito em cima da hora, o que fez com que eu não pegasse os melhores valores. As passagens de ida e volta foram em um período de copa do mundo e comprei um mês antes, gastei em torno de 4 mil reais, o hostel em Barcelona comprei quando estava em Portugal, assim como a passagem de avião para lá, foi em torno de 190 euros a passagem de avião e 240 euros o hostel para 4 dias. No total, o gasto da viagem saiu em torno de 14 mil reais.

Não me arrependo das minhas decisões, mas caso vocês queiram viajar com tranquilidade, planejem-se com antecedência, desta forma, é possível gastar um valor menor. Felizmente eu tive o planejamento antecipado do intercâmbio que eu acabei não indo e me permitiu comprar as coisas de última hora. Caso contrário, eu precisaria de meses de antecipação para conseguir planejar e pagar toda a viagem.

Por hoje é só pessoal…

Para não prolongar muito o artigo, vou deixar para contar o restante da experiência nos próximos que vou postar, mas caso tenham alguma dúvida sobre o processo de preparação, feedbacks e/ou ideias, meu Twitter @lflimeira02 está super aberto para conversarmos. =D

--

--