Dicas para um QA iniciante como Eu!!

Carla Crude
Training Center
Published in
4 min readDec 20, 2017

--

Onde busquei informações para aprender sobre Qualidade de Software!?

Neste artigo quero descrever o caminho das pedras que tenho trilhado desde Nov/2016 para entender o que um QA faz, as habilidades que precisamos possuir e as técnicas necessárias para desempenhar a função. Se você não conhece minha história, pode entrar no artigo: “MINHA HISTÓRIA: DE CIENTISTA À QA EM 1 ANO” que nele conto como mudei de carreira e as primeiras impressões que tive.

Resolvi escrever, pois algumas pessoas têm me perguntado o que estou fazendo para estudar e aprender algo tão diferente e rápido. Então, espero que este artigo possa ajudar quem estiver em início de carreira como eu e para aqueles que já são mais experientes fiquem à vontade para corrigir e/ou acrescentar as informações que desejarem.

Iniciei meus estudos aprendendo lógica de programação em Python no Coursera. Queria conhecer uma linguagem mais estruturada para poder comparar com python, então comecei aprender Java pelo site da Loiane (Maravilhoso!!!). Já comecei no desespero, e minha cabeça ficou confusa, então escolhi somente uma! Conselho: se está no início, não queira aprender todas de uma vez, vai ‘embananar’ tudo, rs!!

Também precisei aprender muitos conceitos básicos das áreas de desenvolvimento de software, redes, linux, banco de dados, etc. Fiz e ainda faço isso por cursos gratuitos do MIT e pela Alura.

Além disso, iniciei um curso de formação em Testes de Software e outro de Preparação para a certificação CTFL, ambos do Iterasys. Quanto à certificação, recentemente recebi um conselho de que hoje a melhor certificação seria TMap, então estou pesquisando sobre o assunto.

Nem só com cursos aprendemos né? Então comecei a consultar alguns Blogs que me ajudaram demais, como o da Alura e o da Caelum. Mais recentemente conheci os Blogs do Thiago Marques Pereira e do Fernando Papini (Blog do Papito) que tem várias dicas, além dos dois serem pessoas super acessíveis que te respondem e ajudam muito. Busquei alguns podcasts também, porque mesmo sendo uma forma de distração acabei aprendendo muitas coisas (Hipster Tech e TestCast Brasil).

Nestas buscas todas entendi que aprender Automação de Testes, Metologias Agéis e Programação são itens essenciais hoje em dia para formação de um bom QA. Para automação, indico os cursos do QA Ninja e alguns do Udemy. Para Agile, estou fazendo alguns cursos da Alura que estou amando. E para carreira de iniciante em programação indico 1000 vezes Alura e Loiane, pois são materiais completos e super didáticos.

Para completar este um ano de muito café e poucos passeios (rs), participei do evento Moip-QAxperience, onde aprendi com 4 ótimos palestrantes, muitas informações valiosas. Inclusive, em Março/2018 terá um evento do QAxperince, focado em QAs e DevOps que já me inscrevi pra participar.

Não posso deixar de falar de uma comunidade incrível que participo chamada Training Center, onde tem milhares de dicas e muita, muita informação legal. Por eles que me influenciei a entender e criar o Github. Além disso, participo também um grupo do WhatsApp (Falando em testes), que tem muitas dicas, vagas de QA, etc. Além disto, existem Meetups específicos para cada área, então vale a pena entrar no site e procurar por algum que se encaixe com o que você está procurando.

Mais uma curiosidade sobre tudo isso, parece bobeira, mas até um curso de Linkedin eu fiz, porque estava adaptada a utilizar CV Lattes e queria utilizar os recursos que o Linkedin oferece da melhor forma (Alura para isto também — que mechant hein, rs).

E se você chegou até aqui e não cansou da minha descrição detalhada do plano “Estou me tornando QA/Dev”, quero deixar mais duas dicas:

  1. Como não tenho formação na área, pra saber por onde começar meus estudos, entrei na grade curricular de cursos da área e selecionei as disciplinas em comum entre eles para poder buscar o material de aprendizagem correspondente. Assim saberia o que buscar e o que deveria aprender!
  2. Outra estratégia que utilizei, foi criar metas diárias, semanais e mensais e no final do meu “sprint” discutia comigo mesma o que tinha aprendido e o que precisava melhorar. Tudo isso pra criar uma rotina de estudo e sentir o processo de evolução, mesmo estudando sozinha. Em uma folha de papel mesmo, eu determinei o que deveria aprender e fui criando passos sequenciais e lógicos (para não sair estudando feito louca o mais difícil primeiro, mas sim ter uma curva de crescimento intelectual).

E foi isso que eu fiz basicamente. Ainda tenho muiiiiiita coisa para aprender e muito chão pela frente, mas foi muito legal escrever este artigo, porque pude visualizar o quanto consegui aprender este ano. Está super valendo a pena :)

E é claro, nada disso seria possível, sem os conselhos e dicas de muiiiiiiitos Devs e QAs!! Obrigada gente :)

Espero ter ajudado!

Segue mais uma vez os links que citei no texto:

--

--

Carla Crude
Training Center

Cientista por formação, curiosa por nascimento e analista de qualidade de software por opção. Sempre em busca de compartilhar conhecimento!!