Diversidade na área de TI. O que isso quer dizer?

Aline Bastos
Training Center
Published in
2 min readNov 19, 2017

Hoje um amigo meu veio me perguntar por que criamos eventos exclusivos para as mulheres se queremos a inclusão. Isso não é separar ao invés de incluir?

Não.

Eu trabalho na área de TI há oito anos. Todo esse tempo eu fui tratada diferente dos homens. Todo esse tempo eu tive que me provar muito mais do que os homens. Todo esse tempo eu me senti mal em eventos de TI. Todo esse tempo me perguntavam em eventos quem eu estava acompanhando ali, pois eu, como mulher, logicamente deveria estar acompanhando algum homem da área.

Já fui excluída de uma vaga somente por ser mãe. Quantas vezes excluem um homem por ser pai?

Nós somos tratadas de forma diferente dos homens em eventos e na área de TI. Isso é um fato. Quem não concorda com isso são homens ou, por sorte, alguma mulher que nunca passou por isso.

Nos eventos geralmente somos as mulheres que estão super bem vestidas e divulgando alguma empresa. Ou somos as recepcionistas com um sorriso lindo convidando vocês a se sentirem confortáveis e bem vindos. Então, quando simplesmente somos desenvolvedoras querendo partipar e aprender mais para a nossa profissão somos vistas como aliens nos eventos. Nos olham de cima a baixo, nos perguntam com quem estamos, nos constrangem, assumem que somos sempre iniciantes na área. Quando estamos no palco palestrando comentam como somos bonitas, nos criticam muito mais do que criticam qualquer homem, exigem muito mais de nós.

Isso que eu estou falando somente de mulheres! Tem outras minorias que sofrem muito mais, são muito mais apagadas e criticadas na área!

Então, nos últimos anos, tem surgido os eventos de TI exclusivos para mulheres. Não são eventos criados para separar, são eventos criados para dar força às mulheres que não tem coragem de ir a um evento “normal”. São eventos criados pra fazer as mulheres se sentirem confortáveis lá, sabendo que não vão ser criticadas só por serem mulheres, que vão ser tratadas como uma pessoa da área de TI, com toda a sabedoria e experiência que ela tem, independente do gênero.

Nesses eventos as mulheres se sentem seguras, se sentem respeitadas, se fortalecem. Nesses eventos as mulheres criam laços, criam um networking, criam amizades que as ajudam depois na profissão, que as ajudam a ir a eventos mistos, que as deixam mais fortes para seguirem a carreira de TI.

Então, se você acha que eventos exclusivos para mulheres não devem existir, pense novamente, e depois pense um pouco mais.

--

--