E o Mentoria mudou mais uma vez!

A alguns meses atrás tivemos uma grande mudança no projeto Mentoria:

As pessoas deixariam de abrir issues e passariam a entrar em contato diretamente com quem se disponibilizou a prestar mentoria.

Isso deu muito certo!

Muita gente continuou conseguindo ajuda de mentores e mentoras e suas carreiras ganharam um rumo ou mesmo conseguiram decidir qual carreira seguir.

Todas essas pessoas são extremamente importantes para a comunidade, afinal a comunidade sem seus membros não é uma comunidade.

Por que mudar algo que está dando certo?

Se deu tão certo, por que mudar então, né?

Não está dando tão certo.

Para que desse totalmente certo seria necessário que as pessoas entrassem em contato somente com mentores e mentoras disponíveis o que significa não enviar email para quem tem seus perfis congelados (quando não estão disponíveis a receber nenhuma forma de contato), ex.:

Perfil congelado

Esses símbolos significam que o perfil está congelado conforme a legenda na própria documentação do projeto:

Legenda do Mentoria

Porém as vezes as pessoas entram em contato com esses mentores(as) mesmo com seus perfis congelados, o que faz com que eles(as) não respondam a tempo ou mesmo nunca respondam.

Se alguém manda email para um(a) mentor(a) com seu perfil congelado, pode demorar meses para receber resposta, pois milhares de coisas podem estar acontecendo na vida desse(a) mentor(a) como férias, mudança de país, mudança de estado, mudança de emprego, doença, doença na família ou qualquer outro problema pessoal que não cabe a nós sabermos afinal são problemas pessoais.

Fora o problema de entrar em contato com alguém com o perfil congelado, a atualização do perfil também é responsabilidade do(a) mentor(a) e isso também está suscetível aos problemas pessoais e por diversos motivos essa pessoa pode deixar de atualizar seu perfil e acabar recebendo contato em um momento inoportuno.

Quando acontece uma mudança nos projetos do Training Center?

Recebemos diversas reclamações desse processo e por isso passamos alguns meses discutindo como melhorar.

A melhoria em um projeto Open Source não vem do dia para a noite, pois depende dos horários disponíveis dos membros do projeto.

Lembre-se: um projeto Open Source não é tocado 100% do tempo como em uma empresa, as pessoas o fazem em seu tempo livre ou mesmo deixam de ficar com suas famílias, de sair para baladas, deixam de estudar, deixam de estarem com seus companheiros e companheiras e diversas outras coisas para participar do Open Source, por isso a “demora” em mudar.

Você precisa falar quando está ruim para podermos melhorar

Feedbacks são muito importantes, pois sem eles não saberíamos onde estamos errando ou onde estamos acertando.

Recentemente recebemos um feedback negativo que até nos entristeceu, que foi o seguinte:

Comentário de alguém que não recebeu resposta

Não… Os mentores e as mentoras não “se acham” por participar do nosso projeto e muitos deles passaram por grandes mudanças em suas vidas no último ano, o que os levou a realmente não ter tempo nem mesmo para conversar em nosso grupo administrativo e nós entendemos isso.

Toda pessoa que vá participar dos projetos do Training Center precisa entender que o importante dessa comunidade são as pessoas que participam delas e isso vai desde quem lhes escreve esse post até aquela pessoa que está no nosso Slack e só responde de vez em nunca.

Todas essas pessoas são extremamente importantes para a comunidade, afinal a comunidade sem seus membros não é uma comunidade e é por isso que os mentores e mentoras, moderadores e moderadoras não se acham por estarem em suas posições em nossos projetos, afinal isso não os coloca em um pedestal e nem suas opiniões passam por cima da opinião dos membros da comunidade.

Se um membro da comunidade reclamar de alguma coisa, nós vamos discutir sobre isso para melhorar o todo.

Reflita: quantas vezes começamos um projeto Open Source pessoal e esse projeto não vai pra frente por que não temos mais tempo para prosseguir?

Inúmeras!

E é o mesmo que acontece com os mentores e mentoras: as vezes eles(as) entram para nos ajudar e logo em seguida passam por um problema e precisam congelar seus perfis. Isso é normal.

Qual será a solução agora?

Agora não teremos mais issues abertas ou contato direto com os mentores e mentoras.

Agora os contatos serão feitos através deste formulário que também está na nossa documentação do Mentoria e sendo compartilhado em nossos canais de comunicação.

Depois de respondido o formulário a resposta se torna um Card em um Board no Trello onde somente os mentores e mentoras tem acesso (junto aos moderadores do Mentoria) e eles mesmos irão pegar o contato do(a) futuro(a) participante do projeto e irão entrar em contato com essa pessoa.

Isso garante que:

  • a lista de mentores e mentoras não estará desatualizada com perfis que deveriam ser congelados
  • não teremos issues abertas sem respostas de ambas as partes
  • mentores(as) só entrarão em contato com alguém quando realmente tiverem tempo disponível

Só que isso não é a única coisa que resolverá nosso problema.

Precisamos de mais mentores e mentoras

O que pode acontecer e já deixamos avisado no projeto Mentoria é que: alguém pode mandar a resposta no formulário e demorarmos a conseguir um mentor ou mentora para ajudar.

Isso infelizmente pode acontecer, afinal não temos milhares de mentores e mentoras disponíveis, porém temos milhares de pessoas precisando de ajuda.

Para que consigamos atender as pessoas rapidamente, precisamos da ajuda de mais mentores(as), então se você que está lendo esse texto possui experiência na área de desenvolvimento de software em geral (design, web, desktop, mobile, embarcado, IoT, gerência) e um tempo disponível, leia nossos termos e se estiver de acordo abra uma issue para nos ajudar!

Você não necessariamente precisa de mentoria

O Mentoria é apenas uma das maneiras que temos para ajudar iniciantes ou pessoas com dúvida sobre sua carreira.

Temos um grupo no Slack com mais de 800 pessoas conversando diariamente sobre os mais diversos assuntos e você pode conseguir ajuda discutindo lá.

Membros do Slack

Também temos esse blog que você pode acompanhar, pois teremos cada vez mais posts sobre carreira, além de canal no YouTube e forum no Reddit. Conteúdo não falta! Envolva-se mais com a comunidade.

Like what you read? Give William Oliveira a round of applause.

From a quick cheer to a standing ovation, clap to show how much you enjoyed this story.