Entendendo os tipos e variáveis em JavaScript

Uma breve explicação sobre os tipos de variáveis com JavaScript

Márcio Lucas R Oliveira
Training Center
3 min readMar 24, 2019

--

Imagem do google.

Introdução

Com toda certeza, uma hora ou outra, seja na sua vida acadêmica ou profissional na área de desenvolvimento você já ouviu falar em tipos de variáveis.

Isso se deve ao fato de que o computador tem a necessidade de que o programador “explique” para ele o que exatamente quer, da forma mais especificada o possível, e no JavaScript não é diferente.

Neste artigo busco mostrar de forma clara e rápida os tipos de variáveis em JavaScript, em contrapartida, à fim de ajudar o pessoal mais iniciante faço algumas explicações sobre declaração de variáveis e manipulação das mesmas.

Por que utilizar variáveis?

Variáveis são ferramentas indispensáveis na programação, são nelas que colocamos valores para podermos trabalhar com eles posteriormente, similar à álgebra da matemática. As variáveis são um dos fatores para mantermos o código dinâmico, fácil de ser lido, compreendido e escalável.

Definindo variáveis com JS

Diferentemente de outras linguagens, como Java, no JavaScript não há necessidade de declarar o tipo da variável, mas isso não significa que ela não tem tipo, na verdade o JS faz a tipagem dinamicamente, similar ao PHP.

Por exemplo, na declaração da variável fruta, como pode-se ver abaixo:

const fruta = "Banana";

Podemos perceber que não há uma declaração de tipo.

Vale lembrar que podemos fazer a declaração de uma variável no JavaScript com três operadores, são eles var, let e const. Tendo em mente que de acordo com o ECMA2015, utilizar o operador var se tornou uma má pratica.

Se você quiser ficar por dentro de algumas boas práticas com JavaScript, acesse este post meu sobre o assunto.

Já em Java ficaria algo como abaixo:

String fruta = "Banana";

A diferença é pouca, porém é nítida. A tipagem do Java com a anotação acima não é dinâmica. Vale ressaltar que nas versões mais atuais do Java, conseguimos fazer declarações de variáveis com o operador var .

JavaScript é Case Sensitive

Case Sensitive significa algo como “sensível à caixa das letras” ou “sensível a maiúsculas e minúsculas”.

Exemplo:

const Fruta = "Banana" é diferente de const fruta = "Maçã"

O JavaScript identifica que é outra variável, bastando um caractere da declaração ser diferente, no caso F é diferente de f, com isso, o JS interpreta como uma variável diferente.

Tipos de variáveis em JavaScript

Os tipos de variáveis em JS são classificados em:

  • Strings — Uma String nada mais é que texto puro.
  • Numbers — São os números, seja eles integer, float, double etc.
  • Booleans — São os operadores booleanos (true ou false)
  • Arrays — É uma estrutura de dado para armazenar uma coleção de valores, sendo eles de qualquer tipo.
  • Objects — Conjunto de atributos aninhados a uma variável denomina-se um objeto.
  • Functions — Em JavaScript é possível declarar uma variável como uma função, podendo fazer operações e retornando o valor para a variável de declaração. Obs: muito utilizado no paradigma de programação funcional.

Tipagem dinâmica

Como eu havia falado anteriormente, o JavaScript, diferentemente do Java, possui sua tipagem dinâmica, ou seja, o próprio JS consegue saber que tipo é o valor atribuído à variável e fazer o casting automático.

Exemplo:

const bananasAmount = 3
// retorna: 3 to tipo number;

const bananasAmount = "3"
// retorna: "3" to tipo string;

Conclusão

Javascript é uma poderosa linguagem, hoje em dia, ela está presente desde o front-end até o back-end. A comunidade é bem grande e sempre terá um conteúdo novo para estudar. Este post foi só para ilustrar de forma simples como o JavaScript trata variáveis.

--

--