Meu caminho para fugir da depressão e doenças psicológicas.

Maycon Alves
Training Center
Published in
3 min readMar 27, 2019

Infelizmente doenças psicológicas são cada vez mais comuns entre as pessoas e muitas vezes ainda é tratada como besteira e como fingimento. Segundo um relatório divulgado pelo OPAS Brasil de 2017 feito por “Depression and other common mental disorders: global health estimates” apontou que cerca de 322 milhões de pessoas no mundo sofrem de depressão. Isso sem contar outros tipos de distúrbios mentais que acabam sendo bem comuns, crises de ansiedade, insônia, T.O.C entre outros. Infelizmente conheço muitos devs que sofrem de algum tipo de problema psicológico, eu sofro de insônia. Por isso decidi escrever esse artigo para tentar ajudar algumas pessoas que sofrem de alguma doença psicológica.

1. Faça exercícios físicos

Uma das coisas que me ajudam bastante aliviar muito a mente e relaxar um pouco, é fazer cerca de meia hora á uma hora de exercícios físicos por dia, ou então, cerca de duas horas de exercícios por semana, seja com caminhada, corrida ou algo do gênero.

2. Leia algo que te faça viajar

Já passei muitas noites estudando, desenvolvendo e escrevendo (como nesse momento \o/). Por isso crie o hábito de ler alguma coisa leve, gibis, livros de aventura, romance etc.. Algo que faça você sair um pouco da realidade e te leve para um outro lugar.

3. Se não tem, invente um hobby

Parece difícil, mas não é, faça alguma coisa que você adora fazer para que esqueça do mundo, eu possuo alguns hobbys que me ajudam bastante a relaxar, tenho costume de jogar vídeo game, pratico airsoft e estou pensando em voltar a tocar bateria, tocar um instrumento ajuda muito a desestressar e ajuda a focalizar suas energias em algo bom.

4. Tenha uma boa alimentação

Sei que a vida de um dev por vezes é muito corrida, mas tenha hábitos alimentares bons, não encha o estômago de pizza e hambúrguer e isso não faz bem para o seu corpo, muito menos para sua mente.

5. Viaje pelo menos uma vez por ano

Aproveite para se desligar totalmente do mundo, tento viajar pelo menos uma vez ao ano (até agora tenho conseguido). Assim como eu, desligue o seu aparelho celular e apenas relaxe tomando uma boa água de coco e aproveitando a brisa do mar.

6. Tenha pelo menos um dia da semana para você

Tem sempre um dia na semana que não faço nada, além de jogar video game, tomar uma cerveja, assistir um filme, andar de patins ou apenas ficar deitado na cama pensando na vida e tendo uma boa conversa com a minha esposa.

7. Adote um Pet

Parece besteira e parece que você terá mais responsabilidade e preocupação se fizer isso, mas não tem nada melhor do que você sair para passear com seu animal de estimação e depois de um dia duro de trabalho, chegar em casa e ser recebido com muito carinho.

Bem é isso, espero que tenham gostado, lembrem que qualquer informação que deixei passar, ou se quiserem adicionar qualquer coisa postem nos comentários. Se esse artigo foi útil e puder me pagar um café ficarei feliz. Abraços quentinhos para vocês !!

--

--