Minha experiência ajudando em eventos

Felipe Inocencio
Training Center
Published in
6 min readJul 26, 2018
Meu crachá de Staff que eu acidentalmente esqueci na chopeira: oil in canvas

Há cerca de um ano atrás eu estava perdido no que queria fazer em relação a minha carreira. Eu sabia que gostava de computação e de desenvolvimento mas aí surgiu um problema: a infinidade de coisas que essas áreas englobam. Você, pessoa, pode desenvolver qualquer coisa em qualquer coisa. O sentido da palavra desenvolvimento é tão amplo quanto parece, e pode até ser levado a níveis além da área de TI, como “desenvolvimento pessoal”. Mas esse não é o mérito que eu vou entrar aqui. Vou contar como eu resolvi a minha dúvida para que pudesse, finalmente, saber por onde começar.

Bom, eu já tinha ido a alguns meetups/eventos na minha cidade (Sorocaba, interior de SP). Acredito que, dos mais marcantes, foi a 23ª Semana de Tecnologia onde eu aprendi HTML & CSS com o Felipe Luiz Soares e o I Codepen Meetup, um Meetup show & tell de pura criatividade e código. Foi ali que eu tive o clique: eu queria ser front-end e, mais do que isso, eu queria inspirar as pessoas, do mesmo jeito que fui inspirado ali. Foi então que eu comecei a me meter em tudo quanto é coisa de eventos e meetups (tanto em staff como organização), e essa foto aconteceu:

You are filled with Determination (uma referência à Undertale)

24ª Semana de Tecnologia da Fatec Sorocaba (organizador)

Esse foi o primeiro evento que eu fiz mais do que assistir. Eu fiquei responsável por fazer o site do evento, ajudar na organização de maneira geral, e ainda me dei mais uma função: dar um curso de HTML & CSS. Tive uma turma íncrivel com um índice de retenção muito alto com 4 dias de curso (terça à sexta), que nos bastidores era basicamente eu desesperado com uma ansiedade do caralho, acordando 4 da manhã para revisar slides e adicionar mais conteúdo, já que eu de alguma maneira consegui terminar o que tinha preparado pra quatro dias em dois dias. Que doidera. Na sexta feira fui pro bar.

Eu e os meus pupilos no curso de HTML&CSS da Semana de Tecnologia de 2017

Segundo Codepen Meetup (staff)

Esse evento é, realmente, o meu crush dos eventos. É um Show & Tell de Pens (pequenos projetos que estão hospedados no site do Codepen) e geralmente é algo do tipo: OLHA SÓ QUE LINDO ISSO QUE EU FIZ. É muito legal porque dá uma sensação de: conheça as pessoas além do trabalho formal delas. Conheça a sua personalidade, a sua criatividade, conheça as suas histórias, conheça as pessoas. Tudo expresssado artisticamente num Pen, como uma pintura de um artista (poético, né?). Nesse meetup, eu fiz parte do credenciamento, e eu lembro até hoje do que o meu mentor, Felipe Bernardes disse para mim e para a Beatriz Delmont, que me ajudou no processo:

Vocês são o primeiro contato que o pessoal vai ter com o evento, é como se fosse a nossa linha de frente.

Ok, a pessoa que até uns anos atrás era extremamente tímida vai receber todo mundo: challenge accepted. Foi íncrivel ter feito parte daquele evento. Mesmo. Há um ano atrás eu estava sentado na plateia e um ano depois eu estava dando a minha contribuição para o evento e vendo o mesmo brilho nos olhos que eu tive nas pessoas que estavam assistindo ❤ Ah, e na sexta-feira, adivinhe? É, eu fui pro bar.

Adoro essa foto de eu tirando uma foto da Giulia Cardieri tirando uma foto minha de eu tirando uma foto dela tirando uma foto minha que tô tirando uma foto dela (função recursiva ai rolando ao vivo)

BrazilJS On The Road (staff)

WOOHOOO, eu esperava que um dia eu fosse ir na BrazilJs, mas… em Sorocaba? O que aconteceu nesse ano de 2018 foi que a BrazilJs decidiu lançar menores eventos em cada região do país. Para o Sudeste, rolou em Sorocaba \o/ Foi uma correria para que o evento fosse o melhor possível para as pessoas que estavam nele, conheci a Isa Silveira (tinha adorado a talk dela de IA que vi no Youtube da BrJs no ano passado, então pensa na felicidade da criança), vi uma história foda de carreira internacional com o João Cunha, reencontrei a Miguel Soares que conheci no Codepen, fora toda a galera nova que conheci pelo evento!

BRJS on the road Sorocaba: 100palavras ❤

Sabe o que foi louco mesmo desse evento? O meu sogro, Sergio Faria trabalha na área e submeteu uma talk para a BrazilJS On The Road. A doidera é: ele foi escolhido, e eu vi meu sogro no mesmo ambiente que meus amigos de faculdade. PENSA NUM CROSSOVER. Foi tipo essa foto:

Meu sogro e minha sogra conhecendo meus amigos representados na cultura Pop

E a minha sexta? Não arrisco chamar de bar porque pra mim é um local sagrado: Bretão Pub, o Hichel, cozinheiro do lugar, FAZ VOCÊ QUERER MORAR LÁ.

QUE SAUDADE DO MEU CRACHÁ QUE EU ESQUECI NA CHOPEIRA

FrontInSampa

Depois de perder os primeiros lotes que tinham um precinho mais camarada pra minha pessoa e, também, perder todos os sorteios de ingressos possíveis, eu vi que o pessoal do FrontInSampa tava precisando de voluntários para ajudar no credenciamento. Confesso que meu olho deu uma brilhada ali. Aliás, fica a dica: evento dá muito trabalho, gente. Mesmo. Se você de repente não consegue pagar, talvez possa ser uma alternativa pra você ajudar em algo como voluntariado. É claro que você ganha responsabilidades e não pode assistir tooodas as palestras, mas pra quem já não ia, de repente você consegue fazer parte do rolê e ainda aproveitar bastante como eu aproveitei! Conheci muuuita gente aqui, o pessoal que estava no credenciamento comigo, o Fernando Daciuk, o Danilo Vitoriano(organizador do FrontInSampa junto com a maravilhosa Keit Oliveira), o William Oliveira (criador do TrainingCenter, uma iniciativa muito foda pra quem tá começando), fora os milhares de rostos que passaram por mim no credenciamento e eu fiquei tipo: WOW te sigo no twitter, que foda te ver aqui (é engraçado, dá uma puta sensação de crossover)! Ah: e na sexta? Eu fui pra casa. O que? Meu fígado precisa de descanso gente.

Credenciamento do Front in Sampa \o/

Se você que está lendo isso e pertence a uma cidade relativamente grande, provavelmente há algum evento de TI em que você possa participar e respirar novos ares. E isso é realmente renovador. Às vezes você está de saco cheio e com a cabeça cansada de pensar sempre as mesmas coisas, até que ~alguém~ com uma apresentação legal ou apenas uma conversa descontraída te mostra um mundo novo, um novo ponto de vista.

Enfim, caso você não more em uma cidade grande, você (sim, VOCÊ) pode começar algo. É sério, essas coisas são uma bola de neve. Não precisa ser algo grande de início: pode começar como um grupo de estudos com 4 gatos pingados, não tem problema: há uma chance muito grande dessas pessoas com quem você se juntar serem inspiradas, e se empenharem a inspirar outras pessoas também. Quando você menos esperar, uma comunidade pode ter sido criada aí ;)

--

--