Minha História: De cientista à QA em um ano

Carla Crude
Training Center
Published in
3 min readDec 20, 2017

--

Porque dar o primeiro passo pode ser o início de uma vida de realizações!

Pra quem ainda não leu ou não conhece minha história sobre como entrei em Qualidade de Software, farei um breve resumo aqui.

Sou formada em Biomedicina e fiz Mestrado e Doutorado em Imunologia. No entanto, faz alguns anos que quero mudar de área. Meu noivo é programador e através dele conhecei muitos Devs e QAs e fui me encantando cada dia mais pela área. Em Janeiro/2017, depois de 12 anos dedicados à pesquisa na área da saúde entrei como Tester na empresa que hoje trabalho como Analista de Qualidade de Software (QA).

Só para contextualizar quem não conhece o que é fazer pesquisa em Imunologia: temos que ler muito, escrever relatórios infinitos, dar aula bem e ter muita, mas muita habilidade manual para fazer um milhão de experimentos. Nos três primeiros requisitos eu tinha nota 10, mas neste último, era difícil demais! Que bom que não tenho precisado dele pra QA!!

Agora imaginem quantas vezes eu tive que responder as perguntas: "Você é doida?", "Jogou todo este tempo de estudo fora?", "Vai começar tudo de novo?", " Vai voltar a estudar do zero?", " Vai fazer outra faculdade?", "Tecnologia não tem nada a ver com sua área?" E por aí vai.

Então eu comecei estudar muito, desde o básico até o mais complexo. Lembro que a primeira pergunta que fiz foi: o que é memória RAM mesmo? E ontem, estava discutindo sobre linguagem de programação funcional (Clojure, especificamente) e sobre estrutura do banco de dados (Datomic).

Tudo começou meio confuso, porque iniciei trabalhando como Tester em plataforma Mobile. Basicamente o que eu fazia era testar alguns requisitos e funcionalidades de celulares de forma manual e bastante repetitiva. Depois de 5 meses, felizmente fui promovida como QA (de verdade, rs), e foi aí que virou a chave de vez pra eu querer melhorar profissionalmente e estudar ainda mais. Por isso, sou muito grata a empresa que trabalho, por esta oportunidade.

Iniciei contato com as ferramentas de planejamento, performance, modelagem e automação de testes. Vendo a necessidade de desenvolver, mergulhei em aprender lógica de programação e me especializar em uma linguagem específica. Obter certificação, aprender metodologias ágeis e etc. Agora estou aqui, até escrevendo um artigo sobre minha história de tão feliz que estou.

Uma coisa é fato. Minha formação certamente está me ajudando muito como QA, pois o interesse em pesquisar e descobrir os erros e solucioná-los é a mesma sede que um pesquisador precisa. A precisão mental, paciência e constante sede de adquirir conhecimento também é comum entre as áreas, além do amor por criar algo novo e útil.

Certamente exigiu muita coragem, por isso levou 12 anos para eu tomar esta decisão e, escolher outra profissão tão diferente não foi nada fácil. O meio onde vivo hoje e as pessoas com quem eu convivo me influenciaram e me fizeram enxergar onde estava meu real talento e aptidão, por isso consegui fazer a mudança.

Durante este período, principalmente por não ter formação na área precisei correr atrás para aprender conceitos, técnicas e até mesmo a forma de me relacionar com a tecnologia. E mesmo em pouco tempo, fico muito feliz, pois já compartilhei muito do que aprendi e do que ainda estou aprendendo com algumas pessoas.

Desde já, quero deixar um mega agradecimento a todas as pessoas que estão me ajudando nesta jornada. Muito obrigada mesmo!!!

E pra quem está querendo mudar. CORAGEM amigo. Super vale a pena!

--

--

Carla Crude
Training Center

Cientista por formação, curiosa por nascimento e analista de qualidade de software por opção. Sempre em busca de compartilhar conhecimento!!