Networking em TI para iniciantes

Ou: “Como conheci gente legal, aprendi um bocado e ainda comi uns salgadinhos :P”

Willian Welbert
Training Center
4 min readMar 26, 2018

--

O mundo do desenvolvimento não é exatamente amigável pra quem está começando ou pra quem é de outra área. Há uma curva de aprendizagem bastante longa, e um código ou protocolo considerado simples pode facilmente ficar tão incompreensível quanto isso:

descrição da imagem: hieróglifos egípcios | fonte: https://goo.gl/tZotQF

Porém, enfrentar o estudo constante de novas linguagens, métodos, conceitos, seletores pra lá e variáveis pra cá não precisa ser um processo tão solitário. Por mais hostil que o ambiente possa parecer, existe todo um ecossistema de comunidades pra te ajudar a segurar essa barra que é gostar de programar ♫♪

Cá entre nós todo mundo tem preconceitos, e quando uma pessoa que está fora da área da TI pensa em encontrar-se com desenvolvedores e profissionais da área, deve imaginar entrar em uma sala repleta de caras assim: (e muitas vezes é assim mesmo).

Descrição da imagem: Personagem de Jon Heder em Napoleon Dynamite (2004), esteriótipo de nerd usando óculos, gravata e camisa social

Mas há uma luz no fim do túnel pessoas, e essa luz se chama meetup.com

Descrição da imagem: logo do site meetup.com

Se você não conhece, explico: É um site voltado pra organização de encontros e eventos. Tem de tudo, gente se encontrando pra praticar o inglês, pra fazer happy hour, pra dar uma volta de bike o̵u̵ ̵t̵e̵n̵t̵a̵n̵d̵o̵ ̵t̵e̵ ̵c̵o̵n̵v̵e̵r̵t̵e̵r̵. Entretanto, diferente de algumas outras plataformas de eventos e ingressos, o meetup tem eventos gratuitos, e não há maneira de cobrar ingressos no site.

Aqui cabe um parênteses: É claro que essa tática funciona muito bem pra São Paulo e algumas capitais, mas se você está no interior pode ser bem mais difícil encontrar algum evento, digo isso por experiência própria, já que morava em Sorocaba a 100 km da capital, e tinha dificuldade em achar meetups frequentes

Me mudei pra São Paulo há pouco tempo, e finalmente pude desencantar essa vontade que tinha de participar presencialmente dos grupos, todavia não esperava encontrar o que encontrei…

WomakersCode @ Inovabra Habitat

Em plena semana da Mulher fui a um Meetup da WomakersCode: Gênero, raça e inclusão: Transformando o mercado de TI. Foi uma boa sorte tremenda já que ao mesmo tempo tive a oportunidade de conhecer as instalações do
Bradesco Inovabra Habitat (um ambiente de co-inovação, segundo os próprios) e conhecer as incríveis Cynthia Zanoni e Lisiane Lemos ao lado de uma platéia majoritariamente feminina (coisa rara na TI) e engajada com a diversidade de raça, de gênero e de orientação afetiva.

descrição da imagem: bottom da Womakerscode.org | Fonte: http://womakerscode.org/

Nerdzão @ iMasters

Então, alguns dias depois, tive uma experiência quase totalmente diferente. Fui ao meetup Nerdzão#33 Security Tricks. Com um tema bem mais pesado e técnico, e uma onipresença masculina, o evento aconteceu em outro local interessante, o último andar do prédio do iMasters. Mesmo não sendo minha área, consegui absorver muito conteúdo e conhecer assuntos que sempre acabam se perdendo no nosso dia-a-dia corrido de estudos. Mesmo sem presença feminina, fiquei contente em ver alguma diversidade acontecendo ali, com pessoas negras e de outros estados fora do eixo SP-RJ. Vale notar que, infelizmente, não identifiquei no prédio do iMasters uma alternativa de acessibilidade para pessoas com qualquer redução de mobilidade (pelo contrário subimos alguns lances de escada pra chegar ao evento), então, se você faz parte desse grupo sugiro evitar eventos no local.

descrição da imagem: a galera do nerdzão no fim do meetup| Fonte: https://goo.gl/zvsBfE

Codamosclub @ iDEXO

Em outro evento sobre/para mulheres e minorias na TI, a incrível Alda Rocha apresentou seu percurso com o CodamosClub e com a inclusão da diversidade na área, apresentando inclusive uma pesquisa que eu não conhecia a Stack Overflow Developer Survey 2018 com dados muito interessantes para que possamos refletir sobre nosso papel nessa área, nessa comunidade e na sociedade. A iDEXO fica dentro do complexo da Totvs, outro lugar muito interessante para conhecer. Na sequência, Alda mediou um papo com vários organizadores de eventos/meetups de São Paulo e é aqui que fiquei mais impressionado…

descrição da imagem: foto da galera do meetup do @codamosclub e das comunidades

Mesmo navegando por conta própria e encontrando todos esses eventos, não tinha noção do tamanho dessa rede e do fato de que há uma comunicação entre os organizadores das comunidades. Dá pra perceber que, independente da tecnologia estudada, é muito fácil e confortável circular dentro desses eventos. A quantidade e a qualidade de conteúdo interessante a que tive acesso foi inestimável, por isso uso esse espaço pra te dizer que comparecer aos meetups é valiosíssimo, e que você deveria dar uma chance pra essa galera mesmo que, assim como eu, faça parte de alguma minoria e/ou se sinta intimidado nos ambientes da TI. Se ajudar, comece por algum encontro com tema de Diversidade e Inclusão e não tenha medo de encarar os temas mais técnicos que te interessarem. E se quiser começar bem, vá ao próximo TC Talks, o meetup do Training Center :

Este artigo tem imagens descritas para facilitar o entendimento de pessoas com deficiência visual #pracegover

Tem feedback sobre o que escrevi? Deixe um comentário, envie um e-mail: willianwelbert@yahoo.com.br ou tuíte @willianwelbert

--

--