O ano de 2017 foi muito LOUCO!

Aline Bastos
Training Center
Published in
9 min readDec 28, 2017
Motivo da foto: Pinguim não precisa de motivo! ❤

Eu estou terminando 2017 sem cumprir NADA do que eu me propus para este ano! Mas, em compensação, aconteceram coisas MARAVILHOSAS, que eu não planejei, e que eu nem imaginava que poderiam acontecer! Na verdade, eu nem lembro o que eu tinha me proposto a fazer em 2017...

Eu nem sei por onde começar!

Mas, como diria nosso amigo Jack, vamos por partes!

Django Girls Porto Alegre

Foi aí que tudo começou!

Eu raramente conseguia participar de eventos antes deste ano. Por ter uma filha pequena, era muito complicado tirar um dia inteiro, ou uma noite, para participar de algum evento. Complicado jogar a responsabilidade em outra pessoa pra eu poder fazer alguma coisa só pra mim. Já havia me inscrito em anos anteriores para Django Girls e Rails Girls, tendo que desistir da minha ida na semana anterior. Sempre! (Não se preocupem, eu sempre avisava o pessoal do evento vários dias antes, sempre me preocupei em não tirar o lugar de outra pessoa)

Até que este ano anunciaram que teria um espaço kids no Django Girls! Nem acreditei no que eu estava lendo, mas era verdade! Como eu já trabalhava com front, e meu foco não era especificamente aprender, me inscrevi pra ser instrutora. Fui aceita! E lá fomos eu e a Gio :)

Não tenho palavras pra descrever como esse evento mudou a minha vida! Parece que tudo começou a partir dali! Conheci pessoas MARAVILHOSAS! Pessoas essas que agora fazem parte da minha vida! Depois do evento continuamos em contato através de um grupo no whats, nos dando força, nos ajudando em momentos difíceis, comemorando vitórias e nos ajudando nas tretas — que não são poucas!

Tentei descrever um pouco do que foi o evento neste artigo!

Minha vida começou a mudar a partir desse 17 de março de 2017.

Django Girls Porto Alegre 2017

Training Center

Ainda em março, recebi uma mensagem de um tal de William Oliveira perguntando se eu toparia escrever um post sobre como era trabalhar como front-end developer. Como ele me achou, eu ainda não descobri.

Eu ainda não tinha toda esta disposição e auto-confiança que eu tenho agora, então fiquei me debatendo por uns dias pensando se fazia, se não fazia, pra onde eu poderia fugir ou qual doença inventar.

Até que, num momento de inspiração, saiu o artigo!

Nesse meio tempo, fui olhar o que era o Training Center! Hmm, interessante, pessoas se ajudando na carreira, mentoria, bate papo, artigos, comunidade, gostei! Quero!

Entrei para o TC e não saí mais!

Fui mentora, até que meus mentorados me abandonaram. Eu devia ser uma ótima mentora, não? Por ser muito ativa no grupo, logo me tornei moderadora e agora faço parte do Conselho Jedi do TC — não importa que não é esse o nome, é assim que eu chamo e deu!

Não é sempre que as mulheres se sentem bem em um grupo misto. É muito raro, inclusive! Mas lá eu tenho voz. Lá seguimos o nosso código de conduta à risca. Lá, se rola algum desrespeito, o conselho é acionado, decidimos juntos quais as medidas a tomar, quem vai falar com a pessoa e como vai falar com a pessoa. Lá as minorias tem voz. Se foi machismo, por exemplo, as mulheres do conselho é que vão dizer se foi grave ou não e qual a solução que as deixaria mais tranquilas.

Pode ter certeza que se algum dia alguém chamou a sua atenção no slack do TC via DM, ou publicamente mesmo, foi depois de várias pessoas tomarem essa decisão. Chamadas de atenção, ou até banimento, são coisas que debatemos bastante antes de agir.

Bom, tudo isso só pra dizer que entrar para a comunidade do Training Center me ajudou muito com a minha auto-estima, eu me sinto como uma pessoa normal lá, tenho força, tenho voz, não me sinto menor só por ser mulher, como acontece NA MAIORIA DOS GRUPOS E FÓRUNS MISTOS.

Uma parte da galera do TC, que se encontrou no BrazilJS pra tomar café :P

Hackathon: All Women Edition, na Booking.com

Gente! GEN-TE! Só esse título já me faz abrir um sorrisão aqui e minha mente viaja!

No dia 18 de maio eu estava navegando pela internet, procrastinando, pra variar, e achei um anúncio, nem lembro onde, sobre esse hackathon!

Para ambientar quem não me conhece bem: Meu sonho é ir trabalhar/morar em Amsterdam! E, depois dessa experiência, na Booking.

Continuando. Quando eu vi esse anúncio eu parei de respirar! Eu sei que não se para de respirar (antes que role um mansplaining aqui), mas eu parei! E eu comecei a chorar! (E eu também sei que pra chorar precisa estar respirando, viu?) Sério! Não acreditei que essa oportunidade estava ali na minha frente!

Tremendo dos pés à cabeça, preenchi e enviei o formulário de participação!

Não vou escrever aqui todo o processo pra ser aceita e nem como foi tudo lá, pois já tenho dois artigos bem completos sobre isso:

Não vou escrever sobre o processo, mas sim, das minhas lembranças. Cheguei lá chorando, saí de lá feliz! Na minha última noite lá eu tomei banho de chuva! Enquanto todos colocavam casacos, abriam guarda-chuva, eu abria os braços, fechava os olhos e deixava a chuva rolar. Nunca vou esquecer desse dia e dessa sensação de liberdade!

Foto desfocada pra me lembrar da sensação da última noite ❤

BrazilJS 2017

Lá por maio, o Jaydson, a Evelyn e eu começamos a conversar sobre o que poderíamos fazer pra melhorar a diversidade no BrazilJS, tanto no público quanto no palco. Surgiram muitas ideias maravilhosas!

Uma dessas ideias foi criar um grupo, o mais diverso possível, para votar nas palestras submetidas para o evento. Nós não tínhamos acesso aos nomes das pessoas que submeteram, somente ao título, descrição, e se a pessoa pertencia a algum grupo sub-representado.

Eu disse várias vezes, para várias pessoas, e vou deixar registrado aqui: Somente as submissões de palestras dos grupos sub-representados dariam uns DOIS BrazilJS de altíssimo nível!

Pra quem ainda acha que o mundo da TI foi feito pra homem branco cis hétero, só tenho uma coisa a dizer: NÃO!

O evento foi lindo! O ponto alto, além das palestras MARAVILHOSAS, foi a mulherada EM PESO subindo no palco a pedido da Evelyn que — sou suspeita pra falar — ARRASOU!!!! Deixou os meninos da platéia com cara de bunda!

Mulherada no palco da BrazilJS ❤

Como não poderia deixar de ser, como em todo ano, revi e conheci pessoas maravilhosas!! Foi tanto abraço, tanto beijo, tanto “que saudade!”.. Isso faz um bem pra alma!

Além da diversidade maravilhosa do evento, de poder andar livremente por lá sabendo que se alguém ferisse o código de conduta o pau ia pegar, das pessoas maravilhosas que eu conheci e revi, eu levei a Giovanna pela primeira vez junto comigo!

Ela sempre me ouviu falar sobre o BrazilJS, que era o evento anual que a mamãe não perdia por nada, e dessa vez ela pôde conhecer! Gente, ela ficou fascinada!

Infelizmente, por problemas familiares, tive que ir embora do evento no começo da segunda tarde. Era a primeira vez que eu não participaria do evento inteiro. Saí de lá com o coração apertado. E, gente, como a Gio chorou! Ela chorou tanto por não poder ter ficado até o final, mas acho que chorou mais ainda pela mamãe não poder ter ficado até o final do evento que ela passa o ano todo falando sobre.

Mas valeu a pena! A experiência do evento é uma coisa inexplicável! Quando termina dá aquela depressãozinha de quando termina uma viagem muito boa! E ano que vem tem mais, e a Giovanna vai comigo de novo :)

Ah, pera, tem mais!

EU SUBI NO PALCO DO BRAZILJS PRA FALAR SOBRE A MINHA EXPERIÊNCIA COMO MÃE NA ÁREA DE TI!

Ai, que vergonhaaaa
Bom, já que tô aqui..

University of the People

Eu tive problemas a minha vida toda, só que eu não sabia o que era. Como todos falavam que eu era preguiçosa, imprestável, que eu desistia de tudo, que eu era isso ou aquilo, eu acreditei, e isso foi sempre me afundando ainda mais.

Ano passado, aos 42 anos, eu finalmente consegui procurar ajuda e fui diagnosticada com Transtorno de Ansiedade Generalizada e Síndrome do Pânico, além da depressão que eu tenho desde os 3 anos de idade. Nunca gostei de tomar remédios, mas tive que dar o braço a torcer, pois sozinha eu não estava conseguindo, só estava piorando.

Essa introdução foi pra explicar por que eu não tinha conseguido fazer uma faculdade ainda. Comecei várias, de estatística, matemática, relações públicas. Comecei inclusive um curso técnico em informática. Não consegui completar nem um semestre, de nada. Eu não conseguia sair de casa. Então sempre achei que não conseguiria fazer faculdade. E mais, achei que nunca conseguiria fazer faculdade de Ciência da Computação, que era o meu sonho. Achei que não teria capacidade.

Depois que a Gio nasceu, então, acabou sonho de faculdade pra mim. Cheguei a me matricular em algumas EAD, mas não conseguia pagar, aí cancelava.

Até que em maio deste ano eu descobri a University of the People! Uma universidade 100% online, norte-amerciana, 100% na língua inglesa. E eles tinham bacharelado em Computer Science! Depois que eu li o site inteiro, vi que eu poderia conseguir bolsa de estudos, e vi que eu conseguiria estudar em casa, em qualquer lugar do planeta, eu comecei a chorar de emoção! Era tudo o que eu queria, e estava ali, só dependendo de mim!

Gente, essa foi a melhor coisa que me aconteceu este ano!

Já estou no final do segundo term e adorando cada minuto! Estou lendo e escrevendo em inglês muito mais rápido e muito melhor do que quando comecei. Pra quem nunca gostou de fazer redação, e agora está fazendo essays sem nem precisar consultar o google translate, está sendo uma experiência maravilhosa!

Estou conseguindo tudo isso também porque meu tratamento está dando certo! Então, além das matérias que estou cursando atualmente, também já estou fazendo cursos no Edx pra me preparar pro próximo term, quando terei matemática e Python :)

Conclusão

Já aconteceu muita coisa boa na minha vida! Eu tenho lembranças maravilhosas desses meus 43 anos de vida! Mas a evolução que eu tive este ano eu jamais imaginei que eu teria!

Por causa do meu tratamento, por causa do Django Girls, por causa do Training Center, por causa do Hackathon na Booking, por causa do BrazilJS, por causa da UoPeople, e, principalmente, por causa de todas as pessoas que estiveram, e ainda estão junto comigo este ano, eu tenho auto-estima, eu tenho auto-confiança, eu tenho uma força que eu jamais imaginei que eu teria algum dia!

Eu só tenho a agradecer a todos que passaram por mim este ano, a todos que de alguma forma me ajudaram a ser quem eu sou agora, a conseguir alcançar todo o meu potencial e a realizar os meus sonhos!

O ano de 2017 foi maravilhoso, e eu só quero dizer que a culpa é de vocês ❤

--

--