O Mentoria está sendo congelado!

Mas calma, não é nada ruim. :)

Durante algum tempo estamos passando por alguns problemas de escalabilidade do projeto Mentoria. Viemos mudando de formato diversas vezes, porém chegamos a conclusão de que o modo como organizamos o projeto não é a melhor maneira de se executar a nossas ideias.

Como prova de nossas diversas mudanças você pode dar uma olhada neste post:

Só que, por mais que mudemos a maneira das pessoas entrarem, não estamos tendo voluntários e voluntárias suficientes para atender todas as pessoas e isso nos deixou com uma fila de espera de mais de 350 pessoas o que é bem frustrante para quem espera.

Fora isso, quem entra no mentoria como mentor(a) se perde no processo por não saber mentorar e não termos ensinado isso.

Isso acarreta em:

  • pessoas somem e deixam mentores(as) falando sozinhos(as)
  • pessoas somem e deixam mentorados(as) falando sozinhos(as)

Por isso decidimos mudar mais uma vez, só que agora de maneira mais organizada do que nas outras.

Vou citar aqui alguns problemas do Mentoria e como vamos tentar resolver.

Mr. Freeze chateado por que vamos congelar o Mentoria

GitHub, a primeira barreira do Mentoria

O Mentoria não é só para pessoas que já estão na área de desenvolvimento crescerem profissionalmente. Também é para aquela pessoa que nunca trabalhou na área de tecnologia e deseja partir para o desenvolvimento de software, como pessoas de marketing, RH, engenharias diversas, etc.

Só que a pessoa que nunca teve contato com desenvolvimento dificilmente vai saber o que é Git, muito menos quem é GitHub. Mesmo que indiquemos um curso gratuito e excelente do Willian Justen já no nosso readme, isso é uma barreira, pois a pessoa vai ter que tirar um tempo para aprender Git e GitHub pra depois ter sua primeira conversa com seu mentor ou mentora mesmo sem saber se vai seguir de fato na área. — A pessoa pode desistir do processo de trabalhar com desenvolvimento durante o primeiro processo com nossos mentores e mentoras por motivos pessoais, acontece.

A expectativa frustrada pelo tempo de espera

Quando as pessoas conhecem o projeto Mentoria já logo criam a expectativa de que terão seu mestre Yoda ou mestre Nomi Sunrider e terão suas vidas mudadas para sempre.

Agora, imagine esperar uma fila imensa dessas e sua vez nunca chegar?

É extremamente frustrante.

A personagem de Stranger Things Onze triste por causa da demora em receber retorno do Mentoria

Melhoria continua e entrega quando dá

Gostamos muito de metodologias ágeis e metodologias de gerenciamento de software, por isso tentamos praticar melhoria contínua em todos os nossos projetos. Só que, como somos todos voluntários e voluntárias, a entrega da melhoria é na base do “quando dá”. Afinal fazemos as coisas em nosso tempo livre e esse tempo não é muito longo.

Como não conseguimos entregar as mudanças de maneira tão ágil a fila continua aumentando e isso é bem ruim.

Por isso a necessidade de congelar o projeto até que as melhorias sejam implementadas.

Plataforma do Mentoria FTW

Em busca de uma melhoria em nossos processos estamos desenvolvendo uma plataforma para o Mentoria.

Isso é um passo muito grande para nossa comunidade, pois é uma oportunidade de rever os processos e tirar as barreiras de pessoas iniciantes (o GitHub) e montar um fluxo mental melhor do que o que temos hoje, afinal ninguém merece ler 12 quilos de texto para entender como algo funciona em 2017.

Power Ranger amarela comemorando que vamos criar uma plataforma para o Mentoria

Esta plataforma, basicamente, vai guiar o fluxo da pessoa para criar seu perfil e dará dicas para aguardar seu mentor ou mentora.

Mudança de processos

Hoje em dia não estamos sendo rígidos em nossos processos. Temos regras claras quanto a comunicação entre mentores e mentorados e mesmo assim não fazemos se cumprir:

Caso você passe duas semanas sem atualizar seu(sua) Mentor(a), ele(a) poderá “abandonar” o trabalho contigo e mudar para outro(a) mentorado(a). Se você precisar se ausentar por algum tempo, pode avisar seu(sua) Mentor(a), então não precisará enviar o email. O importante é manter a comunicação entre vocês.

Link.

Só que nunca tivemos coragem de “abandonar” a pessoa.

Infelizmente teremos que começar a fazer isso, afinal as pessoas que deixam de nos responder atrapalham outras pessoas que poderiam estar sendo ajudadas.

Instruindo mentores(as)

Muita gente quer ajudar como mentor(a), porém não possui experiência nisso.

O que fazemos é tirar suas dúvidas sobre o processo de mentoria e guiar no Slack. Só que isso não é suficiente. Mesmo assim as pessoas ficam perdidas.

Vamos estruturar um processo onde a pessoa que deseja mentorar receba um apoio de outra pessoa que já mentora para entender como tudo funciona e assim conseguirmos uma equipe mais focada, engajada e preparada para ajudar quem busca mentoria.

Vamos precisar de ajuda, muita ajuda

Vamos precisar de ajuda para desenvolver essa plataforma da melhor maneira possível.

O projeto já está em andamento e teremos uma aplicação frontend e apis backend.

Tomamos a decisão de desenvolver micro serviços por que queremos disponibilizar os dados de maneira pública. Nenhum dado sensível de usuários serão expostos e nem pedidos para quem deseja conseguir um mentor ou mentora, somente o endereço de email para mantermos contato. A ideia da API é para que empresas de RH encontrem as pessoas que mentoramos e posicionem elas de melhor maneira, afinal estarão se destacando bastante de outras pessoas.

Se você ainda não está no nosso Slack, está ficando para trás, pois todos os dias temos discussões técnicas ou sobre carreira que mudam vidas.

Também temos nosso forum, onde respondemos perguntas frequentes do próprio Mentoria ou não.

Caso você possua conhecimento técnico para nos ajudar, aqui estão os projetos que servirão a plataforma do Mentoria:

A hospedagem está garantida para nosso projeto graças a ajuda da Umbler. Uma empresa que chegou para nos ajudar com muita empolgação e irão hospedar nosso site e também a plataforma do Mentoria.

Quem já recebe mentoria, vai parar de receber?

Não.

A ideia é que não entre mais gente na fila para que não geremos frustração nas pessoas.

Quem deseja se tornar mentor(a) deve se cadastrar pelo GitHub?

Também não.

Você deve esperar nossa plataforma ficar pronta e nosso processo de ajuda ao novo mentor ou mentora esteja pronto para que você tenha um onboarding melhor sobre como tudo funciona.

Como ficar sabendo que a plataforma está pronta?

Basta preencher este formulário e entraremos em contato contigo quando tudo estiver OK.

Pedidos de desculpas

Eu, pessoalmente, peço desculpas se ainda não te atendemos devido aos processos do Mentoria. Afinal muito do que está lá foi por que eu idealizei daquela maneira, achei que era a melhor maneira e não identifiquei as falhas a tempo de não ter uma fila imensa.

Também te peço desculpas se você entrou no projeto, se frustrou e se afastou seja como mentorado(a) ou como mentor(a).

Peço que nos envie seu feedback sobre o Mentoria pelo email contact.trainingcentr@gmail.com com o assunto feedback mentoria para que eu leve isso para o pessoal que organiza o Mentoria (não faço nada sozinho nessa comunidade, tudo o que você vê tem diversas pessoas ajudando).

Training Center

Conectamos pessoas que querem aprender algo relacionado a desenvolvimento de software com gente que pode guiá-las.

William Oliveira

Written by

Ajudando pessoas a entrarem na área de programação no YouTube http://bit.ly/youtube-will e com livro http://bit.ly/universo-da-programacao

Training Center

Conectamos pessoas que querem aprender algo relacionado a desenvolvimento de software com gente que pode guiá-las.