O mito da produtividade nas empresas de desenvolvimento de projetos

Alexandre Magno Teles
Training Center
Published in
7 min readJul 22, 2019

--

Como a gestão e recursos humanos tentam a todo custo estabelecer definições para produtividade e alta perfomance, e como isto acaba com a natureza criativa do desenvolvimento de projetos e deixa de abraçar todas suas incertezas

Existe uma armadilha na nossa sociedade.

Eu me dei conta dessa armadilha pouco tempo atrás. E desde então, venho tentando reparar os efeitos que ela me proporcionou.

É o mito da produtividade.

É a ideia de que quanto mais produzimos, melhor.

Se quanto mais produzimos, melhor, então quanto mais produtividade, melhor. E quanto mais produtividade eu tenho, maior meu valor.

E assim, associamos nosso valor a nossa produtividade.

E entramos numa busca frenética, sem fim por sermos mais produtivos.

Só que o ser humano não é um robô. Não é uma máquina de produzir.

O ser humano é criativo. Veio ao mundo para criar. Mas não veio ao mundo para criar o máximo possível.

O melhor músico não é aquele que compôs mais músicas. Ou aquele que fez mais shows.

O melhor artista não é o que pintou mais telas.

A melhor mãe não é a que criou mais filhos.

O melhor amigo não é aquele que faz mais coisas com você.

O melhor restaurante não é o que produz mais refeições.

--

--

Alexandre Magno Teles
Training Center

Citizen Scientist and Software Engineer, looking for the limits beyond mind and machine exploring the world