O que eu aprendi indo em 41 eventos de T.I em 60 dias?

Alexandre Malavasi
Training Center
Published in
8 min readDec 20, 2017

Quem me conhece há um bom tempo sabe que eu sempre frequentei eventos de tecnologia desde quando comecei a trabalhar com desenvolvimento de software há 11 anos atrás. Ia em uma média de pelo menos um evento a cada três meses em meio à conciliação de atividades profissionais, pessoais e estudantis. À medida que o tempo foi passando, foi ficando cada vez mais difícil participar dos eventos presenciais, me limitando apenas a atividades on line que eram promovidas pela comunidade.

Em outubro deste ano eu tomei a decisão de voltar a participar mais ativamente dos eventos presenciais promovidos na grande São Paulo. Estamos vivendo na era da comunicação , com avanços tecnológicos sem precedentes. Isto é ótimo, mas não é necessário ser um grande observador para perceber que as pessoas estão se comunicando mais virtual do que pessoalmente com a sua rede de amigos e familiares, tornando muitas vezes os relacionamentos superficiais.

A partir do momento em que comecei a refletir sobre esta questão, eu procurei me inteirar a respeito dos eventos promovidos por diversas comunidades e fui positivamente surpreendido pela ENORME quantidade de eventos gratuitos e de qualidade, abordando assuntos extremamente úteis e atuais. Um outro ponto que me chamou bastante a atenção e me deixou muito feliz é que existem muitas comunidades que têm levado a sério a questão de tornar os eventos de T.I mais inclusivos e com apoio à diversidade. A maioria das comunidades tem cumprido com um êxito impressionante a sua missão, que é a de transformar vidas através da transmissão e compartilhamento de conhecimento.

Community Summit IMasters

O primeiro dos eventos desta maratona foi o Community Summit no dia 20/10/2017, organizado pelo iMasters e que contou com a participação de líderes de diversas comunidades. Nesta ocasião tive o prazer de conhecer pessoalmente algumas pessoas da comunidade que tinha contato apenas pelas redes sociais e conheci membros e líderes de novas comunidades que eu nem sabia que existiam e que estavam realizando um trabalho incrível de impacto social e disseminação de conhecimento.

IMasters Community Summit

Toda esta galera é realmente incrível. Representantes de comunidades especializadas em diversas tecnologias, todos juntos, com o mesmo propósito de ajudar, compartilhar conhecimento, crescer, evoluir, dar oportunidades, com um senso de propósito fora de série. Foi muito gratificante participar deste evento e gostaria de agradecer à MTAC Brasil (Multi-Platform Audience Contributor), associação da qual me orgulho muito de fazer parte e por meio da qual foi possível minha participação neste evento especificamente.

No Community Summit, após ouvir as apresentações dos participantes, logo de cara já me identifiquei com o William Oliveira, um dos mantenedores da comunidade Training Center, pois possui valores muito parecidos com os meus. Embora esta comunidade exista há pouco tempo, ela promove ações com propósitos incríveis.

A comunidade proporciona gratuitamente mentoria a profissionais de tecnologia em início de carreira para direcionamento, grupos de estudo, artigos, organização de eventos e muitas outras ações. A lista ficaria enorme, esse pessoal é “ligado no 220” pra fazer o bem. Parecem uma máquina de disseminar conhecimento e ajudar pessoas. A comunidade tem no seu DNA a missão de ajudar pessoas a literalmente melhorar e mudar de vida através da qualificação em tecnologia, tudo de forma gratuita e voluntária pelos membros da comunidade. Achei sensacional a sinergia deste pessoal. Estes são os links da comunidade:

Intercon IMasters

O primeiro evento de teor realmente técnico desta jornada foi o Intercon Imasters, contando com mais de 50 palestras e mais de 1800 participantes. Além de aprender coisas novas, eu aproveitei bastante o evento para conhecer pessoas e fazer novos contatos. Nisto, eu conheci o pessoal da comunidade .NET SP, que eu já acompanhava, mas não conhecia pessoalmente os organizadores.

A comunidade .NET SP é uma das mais ativas na grande São Paulo e produz MUITO conteúdo referente às tecnologias Microsoft e até mesmo referente a temas open source como angular, node.js, mongoDb, dente outras. Aprendi muito consumindo o conteúdo e trocando experiências com esta galera. Recomendo fortemente acompanhar e participar dos eventos promovidos por esta comunidade, pela qualidade do conteúdo, engajamento e grande experiência profissional dos organizadores. Para ficar sabendo a respeito dos eventos e ter acesso ao conteúdo gerado por eles, é só acessar estes links:

Voltando ao Intercon IMasters, tive a oportunidade de aprender sobre algumas tecnologias e conceitos muito importantes, os quais listo abaixo porque talvez sirva de referência para quem quer saber os principais assuntos que tem sido citados nos eventos:

  • Otimização e performance de aplicações Web
  • Fluxos dinâmicos no front-end controlados pelo back-end, palestra muito bacana ministrada por desenvolvedores do Nubank
  • Legibilidade, manutenção e escalabilidade de aplicações
  • Programação reativa
  • Computação distribuída
  • Engenharia de segurança Web
  • Programação funcional
  • Test Driven Development na infraestrutura
  • Arquitetura Serverless
  • BDD (Behavior-Driven Development)
  • Arquitetura Hexagonal

Esta enxurrada de informação, networking e aprendizado instigaram minha curiosidade para pesquisar mais profundamente sobre os temas que considerei mais relevantes pra mim profissionalmente e serviram de incentivo para eu participar de mais eventos ainda este ano, não somente como participante, mas também como palestrante.

Daí então surgiu a oportunidade de palestrar sobre .NET Core 2.0 na 6ª Semana de Tecnologia da FATEC Mogi das Cruzes, evento organizado pela comunidade Caqui Corders, em parceria com a faculdade e a comunidade Alto Tietê Coders.

A comunidade Caqui Coders foi criada no ano de 2017 pela Morganna Giovanelli, Leticia Pedroso, Lucas Santos e Claudiney Junior, desenvolvedores de software residentes da região do Alto Tietê (Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos, etc.) com o intuito de promover eventos e disseminar conhecimento em uma região que possui milhares profissionais de tecnologia e estava precisando de engajamento. Em pouco tempo, a comunidade foi se tornando conhecida na região e hoje já é referência para muitos profissionais da região, estabelecendo parcerias com outras comunidades. O nome da comunidade é um trocadilho com a expressão “Mogi, terra do caqui”, modo como é conhecida minha querida cidade de Mogi das Cruzes por ser referência nacional na produção de caqui. Esta comunidade está só no início e já possui um potencial gigantesco pelo alto engajamento de seus organizadores e a grande capacidade de aprendizagem que possuem, absorvendo conhecimento e crescendo profissionalmente em tão pouco tempo. Tenho muito orgulho de haver profissionais assim na minha região. Para ter acesso aos eventos da comunidade é só acessar os links abaixo:

Através dos membros do Caqui Coders eu tomei conhecimento da comunidade Nerdzão, que promove também uma quantidade absurda de eventos na área de tecnologia, de assuntos variados para todos os gostos. Esta comunidade é organizada por um pessoal nota 10, extremamente engajada e por profissionais que são referências no mercado de tecnologia. Para ter acesso aos eventos da comunidade é só acessar o link abaixo:

Como uma coisa vai puxando a outra, nos eventos promovidos por esta comunidade eu conheci dezenas de outros profissionais, com os quais mantenho contato regularmente mesmo após o evento e tive acesso a outras comunidades como a Developers SP.

Ao me inteirar sobre as atividades desta comunidade, descobri que, a exemplo de outras, é uma comunidade extremamente engajada, possuindo valores éticos bastante nobres como o apoio à diversidade, inclusão de mulheres no corpo de palestrantes nos eventos, incentivo à participação de minorias e disseminação de outros valores igualmente nobres. Uma outra coisa que me chamou bastante atenção é que em praticamente todos os eventos que eu fui havia pelo um membro ativo desta comunidade, que organiza eventos como ninguém. Fui em muitos eventos organizados por eles e todos me agregaram conhecimento e networking.

Se você quiser participar dos eventos da comunidade, precisa estar preparado para ter pique, porque eles organizaram cerca de 30 eventos apenas em 2017. Para acompanhar os eventos e novidades da comunidade Developers SP é só acessar o link abaixo:

Indo mais para o lado do interior de São Paulo, tive o prazer de acompanhar um evento muito bem organizado pela comunidade Jundevelopers, iniciativa mantida por profissionais da região de Jundiaí. O evento denominado Jundevelopers Open Day 2017, contou com uma grade variada de palestras, abordando temas como .NET Core 2.0, Progressive Web Apps, Angular 4, Xamarin Forms, Azure Cognitive Services, dentre outros. Considerando que a maioria dos eventos em São Paulo ocorre na capital, parabenizo os organizadores por terem tomado esta iniciativa em uma região fora da capital, o que é sempre algo desafiador.

Para ter acesso aos eventos e conteúdo gerado pela comunidade, é só acessar o site oficial no link abaixo:

Considerando os eventos organizados por estas comunidades e por algumas outras como o pessoal do Angular SP, estas 41 oportunidades em apenas 60 dias serviram de motivação para aprender coisas novas, me aprimorar, conhecer novas pessoas e, acima de tudo, perceber e me dar conta do quão pouco eu sabia de determinadas tecnologias e que precisava sair urgentemente da minha zona de conforto.

Gostaria de agradecer a todos da comunidade de desenvolvimento de software pelas ricas oportunidades. E também estimular e incentivar cada vez mais pessoas a não apenas participarem dos eventos, mas contribuírem de alguma forma, pois todos nós temos algo a aprender e a ensinar.

Que venha 2018.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/alexandremalavasi

Meu Livro

Fico muito feliz em anunciar que tive a felicidade de escrever meu primeiro livro. É um conteúdo muito bem detalhado sobre Design Patterns, orientação a objeto, princípios SOLID, .NET 5 e C# no geral. Você pode adquirir o livro no link abaixo:

--

--

Alexandre Malavasi
Training Center

Microsoft MVP | MCP | MCTS | MCPD | ITIL | .NET | MBA | MTAC | Technical Leader | Consultant | .NET Developer