Implementando o AdminLTE no Laravel 5.4

Victor Hugo Rocha
Training Center
Published in
3 min readJun 2, 2017
victorhugorocha.tk

Olá, DevZ.

Achou que ia precisar pagar 100 dinheiros em um curso para aprender a implementar essa maravilha sem ficar horas adaptando os arquivos ao seu projeto e lendo código que você não escreveu? Achou errado, otário! (Desculpem, pelo Choque de Cultura.)

Se você não sabe do que eu to falando eu explico, o adminLTE é uma área administrativa feita com Bootstrap 3 e Jquery e possui diversos recursos já prontos para você que não pode se dedicar muito ao front-end da sua aplicação ou tem um prazo aperto e precisa focar em outros requisitos. Você pode olhar todos os recursos e como é a sua Dashboard nessa preview.

A primeira dica pra isso é não faça isso manualmente: copiando file by file. Vamos utilizar um pacote. O pacote Laravel-AdminLTE além de instalar o painel traz algumas facilidades para trabalhar com um menu dinâmico ou diversas línguas na área administrativa. Se você já utilizou algum pacote antes, você pode pular essa parte, não há nada de novo pra você.

  1. Instalamos o pacote utilizando Composer:
composer require jeroennoten/laravel-adminlte

2. Adicionamos o Service Provider no seu config\app.php. Se você não sabe o que é Service Provider e quer se aprofundar em como o Laravel funciona recomendo o artigo do Vinícius Reis.

JeroenNoten\LaravelAdminLte\ServiceProvider::class,

3. Agora vamos publicar os assets do pacote, seu arquivo de configuração e suas views.

php artisan vendor:publish --provider="JeroenNoten\LaravelAdminLte\ServiceProvider" --tag=assets
php artisan vendor:publish --provider="JeroenNoten\LaravelAdminLte\ServiceProvider" --tag=config
php artisan vendor:publish --provider="JeroenNoten\LaravelAdminLte\ServiceProvider" --tag=views

O segundo comando vai gerar um arquivo config\adminlte.php onde você pode editar o nome do seu painel, logo, menu e a skin da Dashboard. Você pode mudar o painel entre as suas diversas opções de cores alterando apenas o que é passado pro parâmetro skin! Is this a real world?

Beleza? Tem mais. Você pode substituir o make:auth já famoso do Laravel (5.2^ only) pelo próprio comando de autenticação do AdminLTE que gera a autenticação com as views do AdminLTE para a nossa aplicação, é só rodar o seed no terminal e logar em um painel administrativo completíssimo.

php artisan make:adminlte

O terceiro comando (aquele com a tag views) vai te dar acesso completo as views originais do adminLTE, elas vão ficar disponíveis no caminho resources/views/vendor/adminlte assim se você tem um login customizado com níveis de acesso e precisar fazer uns tratamentos em certas páginas você pode ter acesso a tudo isso, sempre de olho na documentação pra não ficar perdido.

Se você chegou até aqui não esqueça de deixar o seu ❤ e/ou um comentário. I ❤ seu Feedback. Se você tem interesse por Laravel ou gostou do meu texto você pode ler algum dos meus outros artigos, recomendo:

  1. Telegram Bot — Como fazer seu Bot utilizando Javascript e Heroku
  2. Docker — Dockerhub, pull e push nas suas imagens
  3. TDD — Test Driven Development
  4. PHP — Criando um CRUD com Laravel 5.4

See ya!

--

--