Por que front-end?

Por que seguir pelo caminho do desenvolvimento front-end? O que ele tem a oferecer? De antemão, posso dizer que o caminho é longo, porém vale a pena!

Julio Lozovei
Training Center
4 min readMar 20, 2018

--

Trabalho com desenvolvimento front-end há algum tempo e hoje sinto grande prazer em fazer parte dessa turma. Mas afinal, o que é front-end e o que ele tem a oferecer?

Front-end é a área responsável por transformar aquele lindo design estático em uma interface cheia de vida — trocando em miúdos, é o cidadão que cuida da cara do seu site/blog/sistema web; the CSS’ guy.

FRONT-END DEVELOPERS — DO WE NEED THEM?

Estamos vivendo na era da informação, onde há uma grande convergência para aplicações e sistemas web — grandes plataformas e softwares embarcados (on-premises) estão se tornando aplicações web, muitas vezes disponíveis em cloud.

Toda essa transfusão de plataforma somada aos novos produtos/serviços que já nascem no ecossistema da web coloca a função de front-end developer em evidência, gerando assim uma grande demanda para novos desenvolvedores capacitados para dar conta do recado. Um bom desenvolvedor front-end pode fazer com que seu produto/serviço seja apenas mais um resultado no Google ou seja um grande destaque atrativo para seus consumidores.

Falando da perspectiva de desenvolvedor, além dos projetos dos quais você irá participar e de todo o networking que você terá, o universo do front-end pode te oferecer:

1) Contato com tecnologias maneiras

No desenvolvimento web em geral você tem contato com diversas linguagens, ferramentas e plataformas (PaaS, SaaS, IaaS) que são maravilhosas e fazem o seu trabalho ser menos árduo e muito mais flexível.
É um ledo engano quem acha que hoje desenvolvimento front-end se limita em HTML + CSS! A cada dia mais é exigido um grande nível técnico dos devs front-end — para você se destacar você precisa dominar HTML, CSS e JavaScript (não pense que apenas jQuery está de bom tamanho!), ter uma boa noção e senso de design (se souber utilizar softwares gráficos já é um bom diferencial), conhecer sobre arquitetura e infraestrutura de projetos, design patterns (nem tudo na vida é singleton)… Essa lista só cresce!

2) Contato com uma comunidade extensa

Hoje a comunidade de web devs (front + back) é muito grande e conta com mentes fantásticas. Github, fóruns, Facebook + Telegram groups, existem diversos canais para disseminação do conhecimento. É muito difícil você achar um problema ou ter alguma dúvida/dificuldade que não possa ser resolvida em pouco tempo com um suporte tão grande e com qualidade.

3) Reconhecimento e feedback

Todas as áreas de desenvolvimento possuem reconhecimento, logicamente. Mas eu acredito que esse seja um ponto glamouroso do front-end — as pessoas realmente visualizam e interagem com o seu trabalho. O usuário vai clicar no botão que você codificou, vai achar bonita (ou não) a animação que você fez no elemento — e nesse ponto o feedback do seu trabalho também é fornecido de maneira mais rápida e direta.
Qualquer alteração que irá afetar na navegação do usuário (seja algo visual ou em performance) pode melhorar ou piorar as taxas de conversão do seu site, blog e afins. As ações realizadas na camada visual das aplicações (onde o dev front-end passa 90% do seu tempo) podem gerar reações em cadeia que podem ser visualizadas em curtos espaços de tempo.

4) Vagas

É muito difícil um dev front-end ficar sem trabalho hoje. Em cada esquina tem uma vaga praticamente — seja JR, PL ou SR (junior, pleno ou sênior) — sem falar nas vagas de freelancer. Empresas de tecnologia estão investindo forte e valorizando cada vez mais essa área pois, se o seu produto/serviço é bom e possui uma interface de fácil assimilação e uso, um mero visitante passará para consumidor em pouquíssimo tempo; e isso é bom para todo mundo envolvido na equação.
Eu, particularmente, recebo diariamente no meu email newsletters com cerca de 5 a 10 vagas requisitando devs front-end que possuam algum conhecimento específico (além claro de HTML + CSS) — React, Angular, Vue, WordPress, Mobile Hybrid Apps, Mobile First… Fora os trabalhos que você pode conseguir em sites como Freelancer, Fiverr, entre outros.

Seja em uma startup, seja em uma empresa já consolidada no mercado, a função de dev front-end possui grandes benefícios e uma incrível jornada para te oferecer. Para ter sucesso nesse universo, você precisa apenas ter força de vontade e criatividade!

P.S.: o EBANX sempre está em busca de novos talentos! Dá uma olhada na nossa página de carreiras, envie seu currículo e vem sonhar grande!

--

--

Julio Lozovei
Training Center

Human, front-end developer, amateur musician, writer and speaker; problem solver. https://jlozovei.dev