Primeiros Passos com git — Parte 1

Bora perder o medo de resolver conflitos e começar a usar o terminal.

Maycon Alves
Jan 18 · 3 min read

Controle de versão !!

O que é controle de versão, e por que você deve se importar? O controle de versão é um sistema que registra as mudanças feitas em um arquivo ou um conjunto de arquivos ao longo do tempo de forma que você possa recuperar versões específicas. Leia a história completa https://git-scm.com/book/pt-br/v1/Primeiros-passos-Sobre-Controle-de-Vers%C3%A3o

Mas para que precisamos controlar versões do nosso código ?

Quando trabalhamos em equipe, muitas vezes precisamos desenvolver grandes features. Mas isso não quer dizer que teremos que desenvolve-la sozinhos, ou seja, podem ter um, dois ou n devs trabalhando em um mesmo arquivo, e se isso acontece (é bem comum) como faremos para evitar conflitos ?

O que são conflitos ? é bem simples, quando dois devs estão trabalhando em um mesmo arquivo, ambos podem escrever funções ou métodos com o mesmo nome, mas com códigos diferentes, isso resultaria em um conflito !! E como resolver isso ? Você simplesmente ignora o que o seu colega de trabalho fez a assume que o seu código está certo ? Talvez essa não seja a melhor solução para um conflito !!

Foi pensando nesse tipo de coisa que Linus Torvalds (inventor do linux) criou essa fantástica ferramenta de versionamento de código.

Instalando o Git na sua máquina

Se você utiliza alguma versão de linux: https://git-scm.com/download/linux para usuários de windows: https://git-scm.com/download/win (Obs: para usuários de windows é disponibilizado um gitbash) e para quem usa mac: https://git-scm.com/download/mac

Não é nenhum mistério fazer a instalação, sendo que em qualquer uma das plataformas basta executar um simples comando e no caso do windows, basta dar next, next e next, para finalizar a instalação com sucesso.

Para conferir se o git realmente foi instalado na sua máquina, digite no terminal (gitbash no caso do windows) git --version se o resultado for algo como git version x.x.x parabéns, o git já está disponível para podermos configurar.

Configurando nosso git

Quando fazemos um commit é necessário termos um nome de usuário e senha, então vamos começar a configurar essa bagaça.

Vamos começar configurando o nosso nome de user e email. É bem tranquilo, abra o terminal e digite git config --global user.name "Seu nome de usuário" e git config -- user.email seu email .

Agora vamos configurar nosso editor para commits e coisas afins. Digite git config --global core.editor nome do editor eu recomendo o VIM se não conhece o básico sobre VIM escrevi um post para quem quer aprender pelo menos o básico e conseguir se virar bem. Lembrando que no caso do windows para mudarmos o editor padrão git config --global core.editor "'C:/Program caminho do seu editor' -multiInst -nosession" e se o sistema operacional for 32 bits git config --global core.editor "'C:/Program Files (x86)/sublimeText/sublimeText.exe' -multiInst -nosession"

Por ultimo para saber se nossa configuração está certinha digitamos no terminal git config --list.

Parando por aqui….

Evidente que não, na segunda parte, aprenderemos os comandos mais comandos, criar nosso primeiro projeto e iremos fazer integração com o tão famoso github. Obrigado vejo vocês por aí…

Training Center

Conectamos pessoas que querem aprender algo relacionado a desenvolvimento de software com gente que pode guiá-las.

Maycon Alves

Written by

Front-end Development

Training Center

Conectamos pessoas que querem aprender algo relacionado a desenvolvimento de software com gente que pode guiá-las.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade