Ruby 101: O Básico

Parte I: Variáveis, Controle de Fluxo e Looping

TK
Training Center
3 min readAug 12, 2017

--

Introdução / História

Ruby é uma ”linguagem dinâmica e open source com foco na simplicidade e produtividade. Ela tem uma sintaxe elegante que é natural para ler e fácil de escrever.” criada por Matz.

Ele tem dito frequentemente que está “tentando fazer Ruby ser natural e não simples” de modo que espelha a vida.

Ruby is simple in appearance, but is very complex inside, just like our human body — Matz

Pra mim o grande motivo de aprender Ruby era que ela é de fato uma linguagem de programação muito bonita. É muito natural de programar e fácil de expressar a lógica na minha cabeça.

O segundo grande motivo foi Ruby on Rails. Um dos Web Frameworks mais usados pelos desenvolvedores. Grandes empresas como Twitter, Basecamp, Airbnb, Github e muitas outras empresas usaram ou continuam a usar essa tecnologia.

O Básico

1. Variáveis

Você pode pensar numa variável como uma palavra que armazena um valor. Simples assim.

Em Ruby é muito simples definir e atribuir um valor a ela. Imagine que você queira armazenar um número 1 numa variável chamada “one”. Bora fazer!

Uau! Quão simples foi isso? Você só atribuiu o valor 1 pra variável “one”.

E você também pode atribuir um valor para qualquer variável que você queira. Nesse último exemplo, armazenamos o valor 2 na variável “two” e o valor 10000 na variável “some_number”.

Além de usar número inteiros, também podemos usar booleanos (true / false), strings, símbolos (symbol), números flutuantes (float) e outros tipos de dados. Veja um exemplo!

2. Controle de Fluxo: condições

If usa uma expressão para saber se o valor é verdadeiro (true) ou falso (false). Se for verdadeiro (true), o código dentro do corpo do If é executado. Por exemplo:

2 é maior que 1, então o código “puts” é executado.

Podemos executar código dentro do else caso a expressão do if seja falsa. Vamos ver como funciona!

1 não é maior que 2, então o codigo do corpo do else será executado.

Podemos usar também o elsif também.

3. Looping / Iterador

Em Ruby podemos implementar looping em diferentes formas. Vamos falar de 3: while, for e each iterator.

While Looping: enquanto a expressão for verdadeira (true), o código do corpo do while é executado. Vamos ver um exemplo:

Esse código irá printar números de 1 a 10.

For Looping: para um número de 1 a 10, vamos printá-los.

Each Iterator: Eu gosto bastante do iterador each. É bem simples e expressivo. Para uma lista de valores, vamos iterar passando 1 por 1 dentro do bloco do iterador. Dentro dele podemos usar a variável definida.

Você, talvez, esteja se perguntando o por que de usar o iterator each ao invés de usar for. A grande diferença é que o iterador each mantém a variável apenas dentro do seu escopo. Enquanto o for. mantém a variável viva fora do seu escopo. Vamos fazer um teste:

A variável num continuará “viva” após o bloco de iteração do loop for. Enquanto para o iterador each essa variável não existirá mais fora de seu escopo.

That’s it!

Aprendemos muitas coisas sobre o básico de Ruby:

  • Como variáveis em Ruby funcionam
  • Como condições (if-elsif-else) funcionam
  • Como looping e iterador funcionam

Para a segunda parte dessa série, vamos falar um pouco mais sobre estruturas de dados em Ruby, como organizar dados e como elas funcionam.

Continue aprendendo e programando!

Meu Twitter & Github. ☺

--

--