Training Center: o que planejamos para o futuro

Tentar dominar o mundo

William Oliveira
Training Center
5 min readDec 2, 2017

--

Nos últimos posts eu contei a história da nossa comunidade, o que fazemos e os motivos pelos quais estamos nos movimentando para levar conhecimento para as pessoas.

Neste post vou contar nossos planos para o futuro.

Vamos pegar o Delorean do de volta para o futuro

Arrumar a casa

Sonhamos fazer muita coisa, porém ainda temos coisas a melhorar em nossos projetos e muitos projetos que ainda não foram concluídos (não chegaram em um formato que não precise mudar tão cedo).

Não temos como começar nada se não concluirmos o que já começamos.

Todos os projetos são importantes para um objetivo maior e por isso precisamos manter o foco.

Um Minion fazendo uma limpeza na casa

Um exemplo é nosso canal no YouTube, onde desejamos levar conteúdo em vídeo para ensinar ou motivar as pessoas que está bem parado, vai ganhar certa movimentação com o tempo porém não vai ter tanto movimento quanto desejamos por conta do nosso roadmap de 2018, mas logo iremos voltar a focar nele para enfim atingir mais e mais gente com conteúdo gratúito de qualidade free.

Para conseguir arrumar tudo estamos fazendo reuniões, movimentando forças tarefa, divulgando que precisamos de ajuda e agindo para que logo consigamos nos assentar e fazer mais pela sociedade.

Porém se você sabe editar vídeos ou se gosta de gravar vídeo aulas e quer nos ajudar nessa frente, basta entrar em contato conosco no Slack chamando por @ core no nosso canal #general. Esse é um comando para invocar as pessoas que cuidam da nossa comunidade.

Levar informação para todos(as)

Temos ciência de que nossa iniciativa, infelizmente, ainda não chega a todas as pessoas necessitadas a menos que essas pessoas tenham amigos(as) que já trabalhem com desenvolvimento de software e estão envolvidos(as) com comunidades, foruns, sigam bons canais de conteúdo, etc.

Isso acontece porque nossa divulgação é estritamente em fóruns, grupos de Facebook e outros canais de conteúdo sobre desenvolvimento. Estamos chegando somente a quem já tem acesso a informação ou já tem vontade de trabalhar na área e sabe onde buscar conteúdo.

Só que nosso objetivo é bem maior que isso: nós queremos despertar em outras pessoas a vontade de trabalhar na nossa área.

Queremos chegar nas escolas públicas, onde os adolescentes não estão recebendo a informação quase privilegiada de que eles também conseguem chegar longe e que se eles não se voltarem para a área de tecnologia logo estarão fadados a não conseguirem bons empregos.

Eles recebem a falsa informação de que as fábricas de automóveis estão precisando de muita mão de obra e que se fizerem um curso X na escola técnica industrial S conseguem trabalhar lá. Isso acontece por que essas escolas ganham uma boa grana por irem nas instituições públicas espalhar essa informação como se fosse uma área que ainda tem muito futuro e demanda como era a 50 anos atrás.

Não me leve a mal, por favor. Minha intenção não é discriminar a área industrial, mas, sim, a atitude das empresas que vendem que é uma área com muita demanda e alimentam uma ilusão na mente dos nossos jovens.

Se você acompanha as notícias sabe muito bem que o futuro é tecnologia da informação e não industrias.

Sabemos que essas empresas já começaram a ir atrás dos nossos jovens para estimular eles a entrarem na área de tecnologia, sim. Porém é para nichos específicos que as empresas que os pagam tem demanda. Ninguém garante que essas demandas tem futuro. Elas não estão lá pra mostrar áreas para os jovens escolherem, mas para enviesar os jovens para que batam suas metas de jovens aprendizes contratados na fábrica XYZ. Eles não ligam de verdade pro futuro da juventude.

Nós queremos chegar nas escolas públicas, na midia, nos rádios ou em qualquer lugar para abrir os olhos dos adolescentes e mostrar que existem muito mais opções do que trabalhar em uma fábrica por 40 anos, se aposentar ou morrer lá, como nossos avós e pais faziam. — Se você conhece a realidade da favela, sabe bem do que estou falando.

Também vamos buscar as pessoas que sofrem abuso em seus empregos para que as capacitemos e elas tenham a opção de sair dos ambientes tóxicos. Sim, estou falando das mulheres, da comunidade negra, deficientes, comunidade LGBT+ e outros grupos de minorias.

Este não é um objetivo a curto prazo, claro. Chegar num nível de reconhecimento desse é o que mais vai demorar para a nossa comunidade. Porém vamos continuar buscando este objetivo com muita garra.

Para tal vamos desenvolver melhor nossas estratégias de divulgação para atingirmos mais gente, vamos buscar mais maneiras de chegar nas pessoas online e, posteriormente, iremos tentar entrar nas escolas, em seus empregos, nos jornais, TV, etc.

Nosso objetivo é dar opções

Enfim, nosso objetivo é dar opções de trabalho para as pessoas, não enviesá-las de maneira que cumpramos alguma meta.

Não importa o meio, daremos um jeito de chegar a quem realmente precisa.

--

--

William Oliveira
Training Center

Engenheiro de software frontend, escritor do livro O Universo da Programação (http://bit.ly/universo-da-programacao), periférico e bissexual