Um jovem padawan front-end e sua jornada muito louca em 2017

Vinicius Rossi
Training Center
Published in
15 min readJan 2, 2018

Da última vez que escrevi um post, deu 30 minutos de leitura, vou tentar não escrever muito, contarei aqui um pouco de como foi 2017 e minha jornada do Herói para me tornar um Dev Front-end.

Foto do Filme Rocky Balboa, onde Rocky sobe a escadaria em Nova York na Philadelphia.

Possuído pelo ritmo ragatanga e as retrospectivas de pessoas que admiro como:

Diogo Moretti:

Miguel Soares:

Henrique Melanda:

Aline Bastos:

William Oliveira:

Fernanda Bernardo:

Decidi contar um pouco como foi meu ano de 2017, tentarei fazer um resumo rápido, se tiver com mais paciência para ler, dá uma lida nesse post meu que conta bastante coisa.

Mais um ano normal na minha vida, tentando entrar na área de desenvolvimento, tentando passar na Etec e Fatec, vendendo minhas trufas para pagar os boletos da vida, indo aos eventos e por ai vai, vida normal sabe, nessa grande cidade e nessa correria que vivemos.

Posso dizer que meu ano começou depois do meio do ano, depois do Front-End Week SP, onde ainda não sei explicar o que eu fiz, mas eu conheci gente para caralho. Conheci gente que só via pelas internets da vida, e tirei foto com muita gente. — ainda falta uma galera para tirar foto, 2018 ta aí xD.

Foto de Henrique

Depois da palestra de encerramento do Zeno Rocha na JS Exeperience 2017, esse slide não saiu da minha cabeça, sobre sair da zona de conforto e ir onde a mágica acontece, e depois de ter lido um post dele sobre “O que você está esperando?”, estava determinado a mudar.

Vida dando aquele shoryuken em você.

Depois que acabou o Front-end Week, estava decidido que queria mudar o que estava fazendo com a minha vida, estava feliz pra caramba, pois havia conquistado algo muito bom na minha vida e nos dias seguintes iria tomar decisões que mudariam mais ainda, mas como tudo na vida, sempre há aquela momento que a vida vem e te dá uma rasteira ou um shoryuken no caso.

Momento de escuridão

Foto do filme Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Poucos sabem, posso dizer que os mais próximos sabiam o que havia acontecido comigo, mas depois daquela semana maravilhosa cheguei no fundo do poço, não sei se ao certo se entrei em depressão ou fiquei com sintomas de depressão. Pensei em tirar até minha vida. Fiquei 1 mês acho que excluso das redes sociais, não ia mais em eventos, sem contato com o mundo exterior. Quando conto depois de um tempo para umas pessoas, ninguém acredita.

Posso dizer que foi um momento bom, parei para refletir onde estava indo na minha vida, o que estava fazendo com ela, entendi um pouco mais o que era depressão, o que causava e o quanto as pessoas do nosso dia a dia podem estar passando por algo e nem mesmo ficamos sabendo.

Teve um momento que parei e pensei “Porra, tive um dos melhores momento do ano na minha vida, não posso deixar isso morrer.”

Metas até o fim do ano!

Coloquei uma meta, que eu poderia mudar tudo em 6 meses, se conseguisse em menos, nossa sensacional.

Voltei a ir em eventos e meetups. Fui no aniversário do WordPress no Meetup WordPress SP, no Web.br 2017, no TC Talks do Training Center, fui no ABC Dev 2017, no Front-End SP Meetup, no Meetup Freecode Camp SP, no Codepen Meetup Brasil organizado pelo pessoal do Sorocaba CSS.

Fiz oficina de poesia, oficina de compostagem, comecei a ir em eventos alternativos, que super indico a galera ir, eventos de poesia, filosofia, psicologia e por ai vai.

Oficina de Poesia com Penélope Martins/ Oficina de Compostagem com Quintal Itinerante no Sesc São Caetano
Primeira vez no Rock in Rio 2017!

Fui até parar no Rock in Rio, foi muito louco.

Voltei pra faculdade, dessa vez Sistemas para internet na Universidade Nove de Julho Campus Vila Prudente.

Meetup Wordpress SP/Web.BR 2017/Galera do Sorocaba CSS
Meetup Training Center SP/Meetup Front-end SP
Codepen Meetup Brasil/ABC DEV 2017

Enfim, fiz muita coisa, não parava mais. Já até me chamaram de garoto dos eventos. Mas ainda faltava um emprego nessa área doida, que já almejava a 1 ano e meio, mas continuava na luta.

Se quer ir rápido, vá sozinho! Se quer ir longe, vá em grupo!

“Se quer ir rápido, vá sozinho.
Se quer ir longe, vá em grupo.”
Esse provérbio africando eu vi em uma talk do Zeno lá no Cubo, aquilo ficou na minha cabeça.

Foi então que depois do Web.br 2017, tive uma conversa com a Alda Rocha e a Cybelle Oliveira. As duas Organizadoras do Codamos, uma iniciativa muito bacana para galera. Não foi uma conversa técnica sobre habilidades, foi uma conversa de amigos sabe. Contei o que estava acontecendo na minha vida, e as duas falaram “fica tranquilo que não é só com você”, sabe aquele abraço que ajuda pra caramba você. Contei que estava pensando em mudar de área, que estava difícil e por ai vai. Elas falaram para dar um respirada, erguer a cabeça e continuar. Comentei que queria ficar a frente do Meetup HTML-SP, pois os meninos que organizam estavam sem tempo. E por tudo que passei no Front-end Week SP, a forma que fui inserindo nessa comunidade, vi uma oportunidade de ajudar a galera novata que nem eu, a entrar na área e ver essa comunidade doida. Pedi a ajuda delas e deram várias dicas, principalmente na parte de fazer um meetup inclusivo e diversificado, pois fui já em vários eventos e geralmente a maioria é homem (Como pedido pela Alda, espero fazer um post sobre isso ano que vem).

Não conheço a Aline Bastos pessoalmente, mas acompanho no Twitter, sempre postando coisas interessantes. Em um dos posts dela, ela falou sobre diversidade na área de tecnologia, deem uma olhada

Ainda no mesmo dia tive uma Conversa com a Patricia Silva, foi uma baita conversa, falamos sobre filosofia, código e tudo que pode imaginar, foi um bate-papo que você sai de lá determinado pra caramba. O gif abaixo resume isso.

Naquele dia, as conversas que tive com a Alda Rocha, Cybelle Oliveira, Patricila Silva, Andre Garzia e Vanessa Nonato, me ajudaram pra caramba e vi que poderia ajudar as galera iniciante.

Ao mesmo tempo comecei a me perguntar como consegui estágio na área.
Já fazia parte do Training Center, e aguardava um mentor e ele veio. O MITO e o Rei das Redes Sociais William Oliveira, o cara me ajudou pra caramba, não só dúvidas, mas com dúvida sobre a vida também. Outro cara que me ajudou também foi o Rafa Ventura, hoje já com a vida mais na correria, mas nunca desistiu de mim, infelizmente não tenho foto com ele, mas ta na lista pra ano que vem.

William Oliveira, meu mentor do Training Center BR

Estudando na Faculdade de manhã, tinha a tarde inteira livre, às vezes ia no Campus São Paulo estudar, pois em casa procrastinava muito. Lembrei do convite que o Pokemao me fez de ir estudar lá na iMasters Developer Hub, entrei em contato com ele e fui. Baita estrutura legal, ambiente lindo demais, pessoas incríveis, uma energia muito boa e que dava vontade de ficar ali e não sai.

Pokamao BR / Developer Hub da iMasters

Organizando o primeiro Meetup!

No dia 27 de Novembro foi o 1º Meetup do HTML-SP lá na Elo7, obrigado a Fernanda Bernardo e Mizuta por nós receber. Esse foi o primeiro meetup que ajudei a organizar. Deu tudo certo, fizemos estilo Coding Dojo, foi pouca gente confesso, mas a tendência é aumentar isso. Outro dado importante é que foram apenas duas mulheres também, comentei com a Alda e vi onde errei, então para 2018 a meta é ter mais mulheres nesse Meetup.

Coding Dojo no Meetup HTML-SP

Já no dia 02 de Dezembro, tive mais um desafio, dessa vez ia ficar nos bastidores, trabalhei como voluntário no WordCamp SP 2017, evento da Comunidade WordPress SP. Uma coisa que posso falar é, você ir em um evento como ouvinte e como voluntário é totalmente diferente, não sei explicar ainda qual o melhor. Mas eu indico tanto a galera iniciante, quanto o pessoal mais experiente, ser voluntário foi muito legal, baita experiência (Tive a ideia agora, farei um post sobre minha experiência como voluntário).

Networking, SÓ QUE NÃO!!!

Uma palavra que escutei muito nesse meio tempo foi NETWORKING, depois de um tempo comecei a achar essa palavra meio forte sabe, você ter contato com as pessoas só para ter um possível emprego no futuro. Networking é bom, mas tentei fazer amizades, e consegui, conheci pessoas maravilhosas que fazem parte da minha vida. É muita gente que conheci, vou colocar só algumas fotos aqui, acho que futuramente posso escrever um post sobre (Já deu 3 posts pra escrever ano que vem ein).

Na ordem:

Nesses eventos conheci a Miguel, que tem uma baita história da luta dela para se tornar programadora. E ainda deu sua primeira talk no escritório do Google, mostrando como fazer um loader no Codepen no Codepen Meetup Brasil, dá uma olhada no que ela mostrou para galera lá.

Geisy Domiciano que agora está indo para Suêcia ser Developer lá, me ajudou pra caramba, dando dicas, mandando testes.

Espero que a Keit Oliveira não fique brava comigo, mas das poucas vezes que a vi eu tinha medo dela, cumprimentava sempre pois sabia quem era ela, mas era só isso. Depois viramos amigos e me ajudou bastante, deu dicas sobre a vida e sobre código.

Júnior Pereira me ajudou bastante nesse período, ainda me ajuda. Ainda vou ver esse cara dando uma talk.

Edu Matos nossa ESTRELA maior. Se por acaso verem ele em algum evento, tire uma foto com esse cara e conversem com ele. Meu deu dicas até da parte de finanças.

Afonso Pacifer e Diogo Moretti, tenho certeza que esses dois foram peças chaves naquela semana do Front-end Week. Eu achava que era impossível falar com eles, mas descobri que são pessoas normais e que estão ali para trocar ideia tranquilamente e te ajudar no que precisar, dois caras experientes na área. Ficaram causando comigo que estava assistindo uma talk de marketing pessoal hahaha.

Ruan Brandão, Lucas Silva, Guilherme Pendezza, Henrique Rodrigues, Amanda Albuquerque, Larissa Abreu, Andrea Zambrana, Leandro Araujo, Kaique Xavier, Keven Jesus, Fernando Daciuk, Bernard De Luna, Marquinhus Gonçalves, Juliano Padilha, Guilherme, Rodrigo Teixeira, Karine Tressler, Rafa Ventura, Evan Santos, Paty Silva, Deivid Marques, William Costa, Nath Paiva, Allyson Souza, Anyssa Ferreira, Leo Baiano, Rafa Funchal, Sibelius Seraphini, Danilo Vitoriano, Fellipe Capelli, Lucas Pimenta, Marco Ostan, Mario Souto, Marco Bruno. UFA!!! É muita gente, essa é só uma parte das pessoas, realmente preciso fazer um post de agradecimento a vocês.

Miguel/Geisy/Keit
Júnior e Miguel/Edu Matos
Afonso e Diogo/ Ruan
Daciuk/Lucas, Guilherme e Henrique/ Amanda
Bernard e Marquinhus/Juliano, Guilherme, Karine e Rafa Ventura/ Evan
Paty/Deivid/William e Nath
Allyson, Anyssa e Leo Baiano/Rafa Funchal

Ainda no finalzinho do ano conheci a Lenda….Maujor lá no escritório do Google no Meetup Codepen Brasil.

A LENDA Maujor em pessoa aqui em SP, a história desse cara é sensacional.
Bernard De Luna no 3º Code in The Dark

Pude conhecer pessoas que só via na internet e admiro muito o trabalho delas como Bernard De Luna, Zeno Rocha, Talita Pagani, Reinaldo Ferraz e mjcoffeeholick (Não tenho foto com ela ainda)

Zeno Rocha/Talita Pagani/Reinaldo Ferraz

Tá, beleza! Fui em bastante eventos, cumpri algumas metas do Trello, algumas vão ficar para ano que vem, faltava eu fechar com chave de ouro o ano, realmente me tornar um Herói como diz o Felipe Fialho no post do zero ao herói front-end.

Como eu disse, sozinho as vezes não dá, tive que pedir ajudar para alguns colegas. Primeiro pedi ajuda para um LENDÁRIO HERÓI, alguns devem conhecer ele, o Ranger Vermelho — Jason.

Austin St. John — Ranger Vermelho na CCXP 2017

Depois apelei para uma força divina, pedi ajuda ao Pai todo poderoso….

Galera da DÁLE IdeiAZ na nossa última ceia do ano, atual empresa onde trabalho.
Rafael Dantas

Esse cara, Rafael Dantas vulgo Jesus, o Pai, Todo Poderoso, o Criador e Youtuber também hahah, foi a pessoa que me deu a primeira oportunidade na área de desenvolvimento. Hoje depois de tudo que passei e o caminho que trilhei, estou trabalhando como Estagiário Front-end na Dále Ideiaz, uma Agência de Publicidade.

Ainda deu tempo de me tornar um dos Organizadores do Meetup HTML-SP

Não palestrei, mas foi minha primeira vez apresentando um Meetup e mesmo assim teve frio na barriga.

Agradeço ao Mario Souto por ter ministrado o Coding Dojo.

Conclusão

Se quiserem colocar essa música no fundo para ler a conclusão seria interessante, não é muito uma música de Herói, mas lembra muito pois é do filme Karate Kid que é muito o que vou dizer a seguir

Foto do filme Karate Kid / Golpe da Garça

Acho que deu mais de 10 minutos de leitura ein, se você chegou até aqui, PARABÉNS, acabou de ganhar um café comigo e podemos conversar e trocar experiências sobre tudo que rola na vida. É sério pode me cobrar hahaha.
O título do post, a foto do Rocky Balboa, do Batman, do Karate Kid, não foram a toa. Não pude abordar sobre esse tema, mas vou deixar um vídeo sobre a “Jornada do Herói” de Joseph Campbell explicando o que é. (Talvez faça um post sobre, eita mais, são 4 agora)

Todos nós somos heróis, cada um tem sua jornada, uma às vezes mais longa, outra mais curta, mais difícil, mais fácil e por ai vai. Qualquer dia reparem que alguns filmes tem muito esse lance da Jornada do Herói, Daniel San, Rocky, Marty Mcfly, Power Rangers, Os Goonies, Batman, Thor, Homem de Ferro, Harry Potter, Katniss Everdeen, Frodo e por ai vai.

Eu posso dizer que sou um Herói, que havia chegado no ciclo do “Reconhecimento pessoal”, mas que por acaso entrei no ciclo da “Crise” que é o momento que você enfrenta a morte/monstro para poder renascer, e ai entramos no ciclo de “Recompensa” e assim estou por enquanto.

O que aprendi com tudo isso?! É que podemos mudar nossa vida em pouco tempo, podemos ter conquistas, sair da zona de conforto, enfrentar os monstros, às vezes vamos cair, mas cabe a você decidir se levanta ou não. Cabe a você dar o primeiro passo, sempre teremos pessoas para te ajudar, se não tiver procure. Nesse meio tempo a terapia com um psicologo me ajudou bastante (Algumas faculdade possuem hospitais escolas com esse serviço gratuito).

O maior passo tem que ser o seu.
Quer um emprego? Vá atrás!
Precisa de experiência? Ah não tenho! Precisa do que? HTML? CSS?
Vamos lá, na internet tem muito conteúdo.
Eles pedem site portfólio? Faça um, mesmo que seja simples, o importante é fazer.
Precisa de Linkedin? Faça o linkedin.

Sempre que for querer algo, veja o que precisa para ter aquilo.
A quero viajar para Minas Gerais. OK!
O que você precisa? Dinheiro.
Como faço para ter dinheiro? Trabalhando.

E assim por diante.

Palestra da Francie Emilia no ABC DEV 2017

Uma palestra que me ajudou bastante foi da Francine Emilia sobre “Desafios e Estudos, Uma experiência com o JS30” no ABC DEV 2017. Ela comentou sobre sair da zona de conforto, sobre o poder do hábito e de como isso pode influenciar seu dia a dia, super indico.

Se você não consegue sozinho, ache alguém que esteja na mesma situação, converse com os mais experientes. Garanto que todos vão se ajudar.
Não tente abraçar o mundo de uma vez, vamos sempre por partes.

Eu tenho dificuldades para estudar em casa, até mesmo sozinho. O que eu fiz, achei uma galera para estudar junto em algum coworking.

Outra coisa que quero dizer. Vivemos em uma cidade que respira correria e poluição, tente desacelerar um pouco. Viva a vida, curta a vida. Vá em eventos alternativos, faça coisas que te de prazer, não precisa ficar só estudando, somos humanos, não máquinas. Não espere chegar o final do ano para mudar, que todos os dias seja 31 de Dezembro, não deixe para depois o que pode fazer agora.

Foto do filme Curtindo a Vida Adoidado

Como diria Ferris Bueller:

“ A vida passa muito depressa.
Se não paramos para curti-la de vez em quando, ela passa e você nem vê!”

Escrevi demais neh? Desculpa. E acho que nem falei tudo que queria.
Mas é isso, se quiser bater um papo comigo pode mandar mensagem no Twitter que eu respondo. Se quiser tomar um café, um suco, podemos conversar, sou iniciante na área e se eu puder ajudar você iniciante também, como diria Shakira, ESTOY AQUI!

POR HOJE É SÓ PESSOAL, NÓS VEMOS EM 2018!!!

Isso é tudo!
Comic Con Experience 2017

“QUE A FORÇA ESTEJAM COM VOCÊS!!!”

Obrigado ao meu mentor William Oliveira por não desistir de mim e pela revisão hahaha.

Obrigado ao Rafael Ventura, por lá no começo me dar um rumo nessa jornada.

Obrigado Daniela Pompermayer pela revisão.

Obrigado a minha terapeuta Mônica Soligueto.

Obrigado aos estudantes de Psicologia da UNINOVE e do NAPP (Núcleo de Apoio Psicopedagogo UNINOVE) Fábio e Renan por me ajudarem.

--

--

Vinicius Rossi
Training Center

Dev Front-End Angular @brqdigital | Idealizador da Agência de Viagens Los Viajeros Trips