Você ainda usa o WordPress ?

Cleison Carlos
Training Center
Published in
5 min readJul 9, 2019

Sim, estamos em 2019 e eu estou aqui querendo escrever sobre WordPress , ele ainda é o meu quebra galho, não posso falar mal, pois basicamente ele pagou a minha faculdade, quando eu estava fazendo a graduação e desempregado, conseguia bancar meus custos unicamente com o WordPress, assim eu economizava, por não precisar contratar um programador Back-end para meus projetos ( vida de estudante ), que na maioria das vezes eram projetos “simples”, então eu ainda tenho um apreço pelo WP .

Ainda assim, hoje em dia o Wordpress se mantém em alta no mercado (principalmente em pequenas e médias agências) , mesmo com os geradores de sites estáticos, que estão sendo bastante usados ( Falei sobre o Hexo no último post ) e outros CMSs como o Joomla e Drupal, logo você tem uma gama de possibilidades para desenvolver o seu projeto, com certeza você vai encontrar um CMS que atenda a sua necessidade.

Mas hoje eu quero falar sobre o WorPress , pois nas conversas sobre os CMS, inevitavelmente eu sou a pessoa na sala que traz o WordPress. Então, meus colegas de equipe colocam suas expressões faciais mais pacientes e me ouvem argumentar sobre o tal WP e as possibilidades que ele proporciona, mas sempre levando em consideração a viabilidade do projeto.

Em última análise, sou obrigado a considerar todas as tecnologias que podem ajudar o cliente a atingir as suas metas, considerando desde as antigas e chatas até os novos frameworks hypados do momento.

Logo não quero aqui convencê-los de que o WP é o melhor do mercado, mas de que ele ainda é importante dentro do mercado atual, além da flexibilidade rapidez e baixo custo no final, então pra começar quero trazer alguns pontos para que você pense a respeito.

Pontos positivos

Eu tenho algumas coisas que eu realmente gosto no WordPress:
Dezesseis anos de recursos e desenvolvimento, o núcleo do WordPress oferece praticamente tudo pronto para ser usado: criação de postagens e páginas, permissões de usuários e gerenciamento de funções, categorias, tags, histórico de revisão de conteúdo, criação, publicação, pré-visualização, agendamento de conteúdo, gerenciamento de mídia com recorte e rotação de imagens, vários sites e temas WYSIWYG, para citar alguns.

Suporte e documentação profundos da comunidade ( bem completa ).

A comunidade está estabelecida e madura, pra cada problema que vc vai ter na sua jornada de aprendizado vai ter muito conteúdo com dicas e muitas vezes o código no git com exemplos.

Um site fácil de contratar e fácil de hospedar. A participação de mercado do WordPress significa que qualquer pessoa que tenha publicado qualquer coisa on-line sente-se em casa.

Da mesma forma, um mercado maduro de desenvolvedores WP, provedores de serviços, temas premium e plugins cresceram em torno do WordPress, bem como diversas opções de hospedagem gerenciadas plug-and-play para aqueles que não estão familiarizados com o código.

Pontos negativos

O WordPress não é moderno ou leve. É um aplicativo da web monolítico de 16 anos que fornece 30% da web e provavelmente 30% de spam na web. Mas, na maior parte do tempo, o WordPress é o “framework” certo, mas existem muitas questões a serem respondidas antes de implementá-lo.

Se você nunca administrou um site antes, saiba que com WordPress estará na mira de hackers e spammers desde o início. Por ser muito popular, atacantes dos mais variados tipos constroem diariamente ferramentas de invasão remota para tentar hackear sites WordPress.

Segurança

Como muitos iniciantes não tem noção de segurança (utilizam usuários e senhas previsíveis, não atualizam o site com frequência e não adotam boas práticas de segurança), as chances de você ser hackeado no início, se não estiver preparado, são grandes. Já vi muitos sites de usuários nem tão iniciantes assim, com código malicioso devido a temas piratas, usuários e senhas padrões (como admin), com temas, plugins e o próprio WordPress desatualizados e sem que a vítima saiba, o site sendo controlado remotamente por hackers para enviar spam, links etc.

Escalabilidade

O crescimento de um site WordPress pode ser doloroso. Quanto mais plugins você adicionar e mais complexo for seu tema, mais você sentirá que a eficiência do site cair, a ideia de expandir as funcionalidades do site com plugins é ótima, mas tem um custo: quanto mais plugins, mais trabalho terá para atualizá-los e mais lento seu backend e frontend irá carregar.

Muitos plugins e temas são desenvolvidos por empresas que solicitarão de você atenção extra e isso poderá custar caro no longo prazo, especialmente em tempo dedicado para administrar seu site.

Photo by Web Hosting on Unsplash

Modernizando-se mas lentamente

O WordPress está melhorando mas lentamente, muito, muito, lentamente. Matt Mullenweg deu à comunidade WordPress um trabalho de lição de casa lá em 2016 ainda: “Aprenda JavaScript profundamente”. A reescrita Calypso baseada em React da Automattic do WordPress admin é um sinal claro de que pelo menos os líderes da comunidade estão tentando re-imaginar o que um WordPress em 2016 seria semelhante.

Hoje a API REST do WP faz parte do núcleo, de modo que as implementações headless do WordPress, que dissociam o backend e o frontend, se tornem menos vanguardistas e muito mais comuns ( headless ❤ ).

Bom, o universo dos sistemas de gerenciamento de conteúdo continua a se expandir e, sim, usar o WordPress geralmente parece um retrocesso para 2006. Também é muitas vezes a ferramenta certa para o trabalho, e é incrivelmente rápido para colocá-lo em prática, além de editores e escritores não terem dificuldades de usa-lo pois sua interface é bem amigável.

Eu particularmente gosto de fazer um trabalho personalizado que solucione problemas difíceis e a maneira como vemos o WordPress é que ele soluciona muitos problemas conhecidos e chatos para que possamos nos concentrar na criação de grandes experiências e enfrentar novos desafios.

Será que ele sobrevive com todos essas novas tecnologias, frameworks e bibliotecas, que tornam o projeto cada vez mais performático? Isso veremos em um futuro próximo, eu realmente espero que o WordPress possa acompanhar essas tecnologias tornando-se mais performático mas mantendo sua simplicidade que é o seu diferencial.

Obrigado Wordpress ❤

Esse post foi inspirado pelo WordPress Without Shame.

--

--

Cleison Carlos
Training Center

Gestor em Sistemas de Informações, Pós em Engenharia de Software, Atualmente trabalho como Desenvolvedor Front-end | cleisoncarlos.com