As crianças d’As Aventuras de Jackie Chan são a imprensa que Bolsonaro pediu a Deus

Guilherme Dias
Tralhas do J’onn J’onzz
3 min readJul 5, 2020

Você pode estar se perguntando: “Que porcaria é As Aventuras de Jackie Chan?!”. Eu respondo, como assim você nunca viu essa obra de arte? E digo mais, se você ainda não viu esse desenho, não está pronto para viver em sociedade. Estou decepcionado…

Mas calma, não saia do texto ainda. Essa reflexão também vale pra você.

Não é novidade que o ex-capitão faz constantes ataques ao jornalismo praticado no Brasil. A causa seria o tipo de pergunta que eles fazem. Afinal, para Bolsonaro, é falta de educação fazer perguntas que vão desagradar o entrevistado. E o motivo disso é claro: Jair foi um assíduo telespectador de As Aventuras de Jackie Chan e aprendeu com o desenho como se fazer questionamentos.

Quem já viu o desenho, sabe muito bem do que eu estou falando. Cada episódio é coroado, no final, com uma brilhante pergunta de uma criança a Jackie Chan, em carne e osso. Aqui vão as melhores perguntas, que dão uma aula de jornalismo e mostram o motivo do presidente esperar mais dos jornais do país.

1 - Joe, 11 anos

Você tem direito a fazer uma pergunta ao Jackie Chan. Vai desperdiçar a pergunta falando sobre escândalos de corrupção? Óbvio que não! Têm coisas mais importantes a discutir, como o que Jackie gosta de colocar na pizza.

2 — Jill, 8 anos

A pergunta do excelente Jill foi simples e clara. Porém, percebam que, assim como Jair, Chan tem dificuldades para organizar seus pensamentos.

“Branco, azul, azul-claro, verde… É legal. Tão normal quanto possível”.

3 - Jennifer, 11 anos

tchun tchuntchun tchuntchum

… Quê?!

4 - Carson, 7 anos

Precisamos contextualizar esse vídeo. Ele é do último episódio, ou seja, é a última pergunta que o protagonista do desenho vai responder pra uma criança. Uma oportunidade única. Se fosse você, qual pergunta faria? Perguntar sobre política? Sobre as polêmicas de Jackie? Se você escolheria uma dessas opções, tem muito o que aprender com Carson, 7 anos.

5 - Lyra, 4 anos

“Conheço muita comida. Água… Sucos… Macarão…“.

Claramente é um estudioso da comida. Não saberíamos disso se não fosse a excelente pergunta de Lyra, 4 anos.

Esses foram só alguns exemplos de como se fazer um bom jornalismo. Quando estamos diante de alguém poderoso e que tem dificuldade de montar/ouvir uma frase com mais de 4 palavras, faça perguntas simples e diretas. É estarrecedor que essa lição venha de crianças, que jamais estudaram uma linha sobre comunicação.

“Ei Bolsonaro, o que o Queiroz tava fazendo escondido em Atibaia?”

Não, Mônica! É pra ser simples e direta 😡.

Bônus - Pamela, 8 anos

Moral da história:

Inspirador

--

--