Roku, pior Avatar, ou um injustiçado?
Poucas personagens são tão odiadas pelos pelo fandom de Avatar quanto Roku
Avatar, a Lenda de Aang talvez esteja no meu top 3 de desenhos favoritos e eu sempre gostei muito do Roku, me surpreendeu descobrir que ele era tão odiado. E nesse texto irei analisar se ele realmente merece todo esse hate.
ESSE TEXTO CONTERÁ MUITOS SPOILERS DAS 3 TEMPORADAS DE AVATAR, A LENDA DE AANG
Afinal, porque ele é tão odiado?
A grande crítica a personagem é baseada no espetacular episódio Sozin e Roku da 3° temporada da série. Nele, somos apresentados a amizade entre a vida passada de Aang e o Senhor do Fogo. Em um certo momento, Sozin fala a seu melhor amigo, Roku, sobre um plano de dominação das outras nações, pois, segundo ele, apenas o seu reino teria capacidade de geri-las. O Avatar logo corta seu colega e diz para ele desistir desse plano. Anos passam e os dois se reencontram, dessa vez não em clima cordial. Sozin, não só havia continuado com a ideia de expansionismo, como havia criado duas colônias no Reino da Terra. Os dois começam uma discussão pacífica que parte para um briga e Roku tem a chance de matar seu amigo, mas poupa a vida dele e diz que se ele continuasse dominando outras nações, não teria outra chance.
Quanta e dois anos após a batalha, Roku acaba morrendo na erupção de um vulcão. Por isso, Sozin executa o genocídio dos nômades do ar e o ataque a tribo da água do Sul
Minha defesa ao Roku
Vamos começar pelo mais simples. Roku atrasou o plano de Sozin por 42 anos, esse tempo poderia ter sido crucial para o expansionismo dele. Não temos como prever o que aconteceria se o Avatar tivesse ficado vivo, mas havia uma chance do senhor do fogo acabar morrendo sem executar seu plano e sem o antecessor de Aang assassinar ninguém.
Quem o critica tem que lembrar uma simples coisa: O Avatar é um ser humano, antes de tudo, e é impossível para nossa espécie separar a emoção de qualquer decisão. Ela está intrinsecamente ligada a razão e o Roku, naquele momento de tensão, acabou preferindo poupar a vida de seu amigo. A decisão dele é discutível, eu concordo, mas quantos outros avatares não cometeram falhas imensas também? Kyoshi, a queridinha do público, é criticada por só ter atacado Chin, o conquistador, quando ele foi atacar a cidade dela. O Aang colocou sua cultura pacifista acima do dever de Avatar (e acertou, vale dizer) e, em outro momento, quase perdeu o estado avatar por não abdicar de seu amor pela Katara. Korra, na segunda temporada do desenho, erra muito (não quero dar spoiler do desenho dela, então vou deixar assim mesmo). E todos os outros, mesmo os não tão conhecidos pelo público falharam, pois são humanos.
Outro ponto, é que o assassinato de um líder de uma nação, ainda mais uma tão nacionalista como é o reino do fogo poderia gerar um sentimento de revolta imenso na população e, quem sabe, gerar o surgimento de um novo imperador que pode fazer coisas até piores que Sozin. Roku não tinha como prever as atrocidades feitas pelo seu amigo, assim como não podemos dizer que se ele tivesse matado o tirano imperialista, tudo teria dado certo. Julga-lo por esse ato é um trabalho de suposições, conjecturas (‘‘se ele tivesse matado…”).
Passada essa imensa defesa do ato dele poupar a vida do senhor do fogo, tenho que lembrar de todas as coisas boas que o Roku fez. Se não fosse por ele, Aang poderia ter morrido umas três vezes e também não descobriria o estado Avatar, tampouco sobre o cometa Sozin. Sem falar de todos os conselhos que ele deu ao protagonista do desenho, os quais, ajudaram-no muito em sua jornada.
Conclusão:
Você pode não gostar do Roku, mas vilanizá-lo apenas pelo fato de ter poupado a vida de Sozin, ao meu ver, é um argumento ruim. Ele decidiu por na assassinar seu amigo e é mais culpado pelo genocídio dos nômades do que a própria pessoa que o fez. Para mim, Roku é o personagem mais injustiçado de Avatar.