O Deus suficiente

Amanda da Cruz Costa
Transbordo de Livros
6 min readJun 1, 2020

“Deus não é um deus de religião, mas de relacionamento.” (D. Martyn Lloyd Jones)

Olá maravilhosos ❤

Estamos em Junho de 2020, terceiro mês da quarentena. Confesso que esse período se mostrou BEM DESAFIADOR, com várias explosões de sentimentos e alguns rompimentos de paradigmas. Antes que eu enlouquecesse, busquei refúgio no único lugar onde encontro paz:

Dizem que há duas formas de se aproximar de Deus: Pelo amor ou pela dor.

Não sei se é ingenuidade ou ilusão, mas não acredito em nenhuma delas. Penso que o próprio Deus, na pessoa de Jesus, se aproxima e nos abraça, sempre que damos liberdade para Ele agir.

“Deus é um deus de amor, e sabe que, além de nosso coração estar em apuros, vivemos cansados e aborrecidos nessa guerra, exaustos e pobres. E o que Deus faz? Fala ao nosso coração, atingindo os aspectos em que estamos mais carentes.” (D. Martyn Lloyd Jones)

Muitos “cristãos” disseram que o COVID-19 é uma sinalização da ira de Deus e que a humanidade precisa se arrepender rapidamente dos maus caminhos para evitar a destruição divina.

Mas queridxs, reflitam comigo: será mesmo que o Deus que se define como o próprio amor, lançaria uma praga sobre a sua criação?

Quero usar esse espaço para compartilhar minhas descobertas em relação a três tópicos:

  1. Jesus, o Deus Humano
  2. Como se deliciar com a paz divina?
  3. Construindo um novo normal

Booooora juntxs? =)

JESUS, O DEUS HUMANO

“Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós.” (João 1:14)

Quando escuto o nome de Jesus, um sorriso largo surge em meus lábios: Imagino Deus Pai, Jesus e o Espírito Santo numa conversa muito wowww:

Deus Pai: Galera, o plano humanidade deu ruim! O pecado entrou no mundo e os humanos estão cada vez mais longe. Precisamos pivotar! #PartiuPlanoSalvação?

Jesus: Bora! Eu vou à Terra e revelo para esses serumaninhos que eles são alvo do nosso amor. Que tal?

Espírito: Arrasou, Jesus! Vou em seguida e faço morada dentro deles. Quero aperfeiçoá-los na natureza celestial.

Plano criado, nasceu o evangelho! rs

Peço desculpas se algum teólogo se ofendeu com minha parábola, mas creio que o verdadeiro Evangelho é uma história simples, que revela o amor de Deus para com seus filhos.

Toda fúria de Deus foi derramada na cruz, lançada sobre Jesus. A maldição foi vencida e recebemos acesso direto a um Pai que transborda amor, bondade e misericórdia!

Jesus é fundamental. Jesus é essencial. Ele é a Palavra, a Palavra eterna, por meio de quem tudo foi criado e existe. Ele desceu dos céus para habitar em nós (…). Cristo é o Filho de Deus, o Salvador das almas, aquele que morreu para nos tornar livres. (D. Martyn Lloyd Jones)

Deus é tãaaaao bom que escolheu se esvaziar e vir à Terra, com o intuito de se revelar primeiro a nós e depois através de nós! Para que isso ocorra, precisamos unicamente de um relacionamento íntimo e genuíno com a pessoa de Jesus!

OK, SINTO QUE ENTENDI! JÁ POSSO ME DELICIAR NA PAZ DIVINA?

Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. (Filipenses 4:6–7)

Queridxs, Deus é uma fonte inesgotável de paz, justiça e alegria! Quando Jesus está pertinho, entendemos que Ele é capaz de nos suprir em tudo, e nossos sentimentos, sensações e experiências nunca serão capazes de explicar a totalidade de quem Ele é.

Apesar de ser tãoooo gloriosamente incompreensível, sua doce e irresistível presença nos instiga a chegar cada vez mais perto e conhecê-lo profundamente.

Se Ele é o mar, eu quero mergulhar!

O Evangelho é diferente de qualquer coisa que o mundo já conheceu: é a história de um Deus ofendido que perdoa gratuitamente. O criador deixou sua dignidade para que pudéssemos encontrar um caminho de volta para Ele, por meio de seu filho.

Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim. (João 14:6)

Deus é o grande EU SOU! Ele é eternamente, e para sempre, o mesmo. Seu plano de salvação foi preparado antes da criação do mundo, e mesmo sendo a fonte de toda a força e poder, Ele escolheu abrir mão da sua divindade para morrer na cruz por amor a nós!

“Antes do haja luz, houve cruz.” (Victor Azevedo)

PODEMOS CONSTRUIR UM NOVO NORMAL?

“Onde aumentou o pecado, transbordou a graça.” (Romanos 5:20)

A situação está treta, mas como todas as crises passam, essa também passará. Embora o distanciamento dos seres humanos com Deus seja algo terrível, sua graça e seu amor são esmagadoramente maiores do que qualquer realidade distorcida pelo pecado!

A mensagem do cristianismo não é que Deus é amor e está pronto para nos perdoar se nos arrependermos e cairmos de joelhos dizendo: “perdoe-me e me dê vida, força e poder”. Não, não, não é isso! Ela é a incrível mensagem que nos diz que o Filho de Deus chegou no mundo em que vivemos. (D. Martyn Lloyd Jones)

Ei, você já parou para pensar sobre como será o “novo normal”?

Quero propor um exercício:

  • Feche os olhos e pense num mundo maravilhoso: sem vírus, choro ou dores. Nesse mundo, o amor, alegria, paz, felicidade, abundância, esperança, diversão, justiça e solidariedade são verdades constantes, presentes em TODOS os momentos!

Quando depositamos nossa satisfação em Cristo, esse mundo passa a ser realidade! Se mantivermos nossos olhos fixos na pessoa de Jesus, seremos perseguidos pelas suas bênçãos :)

Espere o milagroso. Espere o inexplicável. Espere pela instrução do eternamente divino. Espere coisas que os assombre e surpreenda. Ele é Deus, o criador. Ele é o Deus que te conhece, que conhece o mundo e o mantém. (D. Martyn Lloyd Jones)

Booora construir essa realidade! O Espírito de Deus habita em nós e nos capacita a ser uma ponte para que a glória divina encha a Terra. Não tenha medo, apenas lembre que “todas as coisas foram criadas nEle e nEle encontram propósito!” (Colossenses 1:16)

Para finalizar, quero indicar uma música M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A, da Nathalia Blanke.

Amanda Costa é internacionalista, liderança jovem e atuante em temas globais. Formada em Relações Internacionais pela UAM, empreende o Climathon Brasil, o PerifaSustentavel, coordena o Grupo de Trabalho sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (GT ODS) no Engajamundo e participa redes Global Shapers Community, United People Global e Youth Climate Leaders.

--

--

Amanda da Cruz Costa
Transbordo de Livros

#ForbesUnder 30 | Conselheira Jovem da ONU | Dir. Executiva do Perifa Sustentável