Ada Lovelace Day

Ada Lovelace

Não é segredo ou novidade para ninguém que as mulheres na ciência são desvalorizadas, recebem menores salários e têm dificuldade de conseguir bons empregos.

Por isso, desde 2009 na segunda terça de outubro, é celebrado o Ada Lovelace Day, em homenagem à primeira programadora do mundo.

Conheça mais sobre essa pioneira que é exemplo para tantas mulheres.

História

Ada Augusta King, Condessa de Lovelace (1815–1852), atualmente conhecida como Ada Lovelace, foi uma matemática e escritora inglesa.

Our Mother of Computing

Hoje é reconhecida principalmente por ter escrito o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, a máquina analítica de Charles Babbage.

Infância

Ada Lovelace nasceu Augusta Ada Byron em 10 de dezembro de 1815, em Londres, na Inglaterra. Filha do poeta George Gordon Byron, 6º Barão Byron, e de Anne Isabella “Annabella” Milbanke, Baronesa Byron. 
George Byron esperava ser pai de um menino e ficou desapontado quando sua esposa deu à luz uma menina. 
Augusta recebeu esse nome por causa da meia-irmã de Byron, Augusta Leigh, e foi chamada de “Ada” pelo próprio George.

Juventude

Na juventude, seus talentos matemáticos levaram-na a uma relação de trabalho e de amizade com o colega matemático britânico Charles Babbage e, em particular, o trabalho de Babbage sobre a Máquina Analítica.

Entre 1842 e 1843, ela traduziu um artigo do engenheiro militar italiano Luigi Federico Menabrea sobre o motor e o complementou com um conjunto de sua própria autoria, que ela chamou de Anotações.

A Máquina Analítica

A Máquina Analítica

Em 1842, Charles Babbage foi convidado a ministrar um seminário na Universidade de Turim sobre sua máquina analítica.

Luigi Menabrea, um jovem engenheiro italiano e futuro Primeiro-ministro da Itália, publicou a palestra de Babbage em francês e esta transcrição foi posteriormente publicada na Bibliothèque Universelle de Genève em 1842.

Anotações

Anotações

Babbage pediu a Ada para traduzir o artigo de Menabrea para o inglês, adicionando depois a tradução com as anotações que ela mesma havia feito.

Ada levou grande parte do ano nesta tarefa. Estas notas, que são mais extensas que o artigo de Menabrea, foram então publicados no The Ladies’ Diary e no Memorial Científico de Taylor sob as iniciais “AAL”.

Reconhecimento

Em 1953, mais de cem anos depois de sua morte, as notas de Ada sobre a máquina analítica de Babbage foram republicadas.

Ada

A máquina foi reconhecida como um primeiro modelo de computador e as notas de Ada como a descrição de um computador e um software.

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.