A impressionante Helsinki
Nosso roteiro pela peróla do Báltico: onde se hospedar e o que fazer em 3 dias por lá!
💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Este é o primeiro post sobre Helsinki, no final de cada post teremos uma continuação
O fim da viagem ia se aproximando e eu já estava exausto, fazendo minha viagem de forma mais devagar e tentando aproveitar o máximo os últimos momentos antes de voltar para casa. Meu último destino? A capital finlandesa, que por muitos é vista apenas como uma visita rápida em uma parada de cruzeiro, mas que na verdade merece muito mais que isso. Decidi dedicar 3 dias para conhecer a capital e deixar ela me surpreender positivamente a cada descoberta!
Cheguei no aeroporto de Helsinki (Welcome to HEL) por volta das 11h e peguei um ônibus da Finnair para ir para o centro da cidade. É possível fazer o trajeto até o centro de trem, mas decidir ir de ônibus pela conveniência de ter encontrado ele facilmente e já poder comprar os trechos de ida e volta com desconto diretamente com o cobrador. O aeroporto é relativamente próximo da cidade (apenas 17km) e ambos meios de transporte chegam ao centro em torno de 30 minutos.
Quando cheguei na Estação Central, estava chovendo muito e confesso que a primeira impressão que tive da cidade é que ela era um pouco soviética, bem cinza e triste. Mas minha impressão mudou rapidamente: logo o tempo abriu, os lugares ficaram mais coloridos e todos ficaram mais felizes. Tive sorte de pegar 3 dias de tempo bom na cidade (o que é um pouco raro, acredite!).
Como estava chovendo muito, peguei um Uber e fui diretamente para o Hostel Domus Academica deixar minhas malas. Preço da corrida? Módicos 4 euros. Aqui senti um grande alívio: preços razoáveis novamente! Depois de 1 semana gastando em (caras) coroas na Dinamarca e na Suécia foi ótimo ver preços mais amigáveis em euro. Helsinki não é uma cidade barata, mas os preços são mais amigáveis e isso era muito bem-vindo.
Onde se hospedar em Helsinki?
Apesar de ter um centro turístico compacto, Helsinki é uma grande metrópole com bairros industriais. Embora seja quase impossível errar o pé escolhendo um hotel na cidade, existem bairros mais charmosos e bem localizados. Eu vou recomendar com base nos lugares que eu passei, então claro que podem existir mais lugares legais que eu não conheci.
Kamppi e centro
Para mim esse é o melhor lugar para ficar em Helsinki pois está realmente muito perto de tudo, com acesso fácil a vários tipos de transporte público a porta. Apesar de ser um bairro central, ele não é caótico e é onde estão a maioria dos hotéis!
Töölö
Este é um grande bairro residencial em Helsinki e também onde eu me hospedei. Ele engloba pontos turísticos como Sibelius Monument e a incrível Temppeliaukion kirkko. A localização do meu hotel era ótima, bem na divisa com o bairro Kamppi e com trams e onibus à porta. Mas fique atento: as áreas próximas do Sibelius são mais afastadas e contam apenas com ônibus.
Kallio
Este é o bairro boêmio de Helsinki, porém um pouco mais afastado do centro. Ele é também um dos bairros de estudantes e jovens, por ter preços de aluguel mais amigáveis que o resto da cidade. O que um dia era uma zona industrial e até perigosa, hoje se tornou uma área cool. As opções turísticas não são muitas, com destaque para o mercadão Hakaniemi. Acredito que seja uma boa opção para hospedagem se você conseguir bons preços, afinal o transporte para o centro continua facilmente acessível daqui e você terá opções de bares e restaurantes para quando voltar de sua maratona turísticas.
O que fazer em Helsinki
Como eu disse, muita gente deixa para conhecer a cidade em menos de um dia, mas Helsinki é tão charmosa que com certeza merece mais amor! O centro turístico é compacto e as atrações turísticas não são tão numerosas, mas isso é uma ótima coisa! Após dias sentindo F.O.M.O. (do inglês fear of missing out, ou seja, medo de perder algo importante) em Estocolmo, estar em um local onde finalmente é possível relaxar e a aproveitar a cidade como um finlandês foi uma experiência incrível!
Helsinki é uma capital com ares de interior!
Região do Porto
A região do porto de Helsinki é sem dúvida uma das mais agradáveis da cidade. Aqui todos os dias existe um mercado de comidas que vende pratos deliciosos a preços super acessíveis, exemplo: comi um mix de peixes (tinha salmão e mais duas variedades de peixe que não sei o nome) por apenas 10 euros, e olha era uma porção bem generosa!
O tour pelos canais — BEAUTIFUL CANAL CRUISE
Da região do porto também partem os passeios pelo arquipélago de Helsinki. Fiz o passeio a convite da empresa Strömma e adorei! O passeio leva em torno de 2 horas em um barco super completo, com restaurante e cervejas a venda. As vistas são deslumbrantes e existe um áudio-guia que vai explicando os lugares que o barco vai passando. Esse é um passeio que com certeza vale a pena!
Jardim Esplanadin Puisto
Este lindo jardim fica imediatamente ao lado do porto de Helsinki e é lindo, limpo e aconchegante. Passei alguns minutos aqui descansando depois do meu passeio de barco pois tinha ficado um pouco enjoado do balanço do mar e foi uma das coisas mais legais que eu fiz: aqui pude sentir toda a energia da cidade, pessoas passando, artistas de rua tocando músicas lindas, crianças brincando, pessoas fazendo pique-nique… Enfim, é uma delícia!
Finnair Skywheel
Infelizmente a "Helsinki Eye" estava passando por uma reforma e eu não pude visitar, mas a roda gigante já é parte integral do skyline de Helsinki — como se pôde notar na foto mais acima!
Praça do Senado (Senaatintori)
Enquanto o ponto principal a ser notado aqui é claramente a Catedral Luterana de Helsinki, é interessante ver como todo o conjunto é harmonioso. Muitas pessoas sentam nas escadarias da igreja para observar o movimento da praça mais movimentada de Helsinki e parada obrigatória de todos os ônibus turísticos. Os tradicionais trams verdes passam constantemente pela praça e dão um lindo contraste aos prédios em tons de amarelo.
Sibelius Monument
Aqui está um dos pontos turísticos mais famosos da cidade e que sim, é tão legal quanto parece. Apesar de ser meramente uma escultura, a gente perde facilmente alguns minutos tentando entender as dezenas de "encanamentos" e tirando fotos divertidas. O parque que o Sibelius está localizado também é muito bonito e vale uma caminhada para explora-lo.
Praia em Helsinki — Hietaniemen Uimaranta
Acredite, Helsinki também tem praia! Relativamente próximo ao Sibelius você pode conhecer essa praia urbana que confesso não se destacar pela beleza, mas por ser inusitada: eu não sabia que tinha praia aqui.
Igrejas de Helsinki
Independente de religião, eu sempre considero a visita à igrejas uma das partes mais interessantes de uma viagem. Gosto de observar os detalhes da arquitetura e como a igreja é usada hoje: muitas vezes não é nem mais uma igreja! Em Helsinki, você vai encontrar as mais belas e diferentes igrejas do mundo. Veja a seguir!
Temppeliaukion Kikko
Você provavelmente já ouviu falar ou viu uma imagem de uma igreja encravada na pedra, não é mesmo? Mas o que você não sabia é essa igreja está aqui em Helsinki! E é realmente de tirar o fôlego, arrisco a dizer que foi uma das igrejas mais bonitas que já visitei.
Catedral Uspenskin
Visível da região do porto, esta imponente catedral lembra de alguma forma alguma igreja russa (uma versão mais simples da Catedral do Sangue Derramado, talvez?). Atualmente ela é uma igreja de fachada: embora toda imponente, não há mais cadeiras dentro dela e não são mais celebradas missas aqui.
Kampin Kappeli — Chapel of Silence
Essa capela diminuta em pleno centro da cidade chama atenção por seu design bem moderno. Por dentro, ela é ainda menor do que parece e funciona principalmente como um centro de ajuda. Achei bem bacana que existem vários voluntários dispostos a ajudar e ouvir o que você tem a dizer.
Catedral Luterana de Helsinki
Essa é sem dúvida a catedral mais imponente da cidade e que dá toda a graça a Praça do Senado. Ela me lembrou a Sacré Cœur, de Paris e é indiscutivelmente linda, fazendo as centenas de degraus compensarem a subida!
Kallion kirkko
Confesso que encontrei essa igreja por acaso, mas fiquei surpreso com a beleza interior e paz que ela me trouxe. A sua praça e a praça que fica imediatamente ao lado são muito bonitas e faz parte de uma área não tão turística da cidade, mas que com certeza merecem atenção! A igreja chama atenção por estar no topo de uma colina, no bairo de Kallio, sendo possível vê-la de todo o bairro.
Após já ter visitado dois países escandinavos, eu não esperava que Helsinki fosse me surpreender muito, mas foi uma grata surpresa! A cidade, que é reconhecida pela sua arquitetura e design, tem muito mais que uma bela urbanização mas também tem um povo gentil e educado. Helsinki é inteira bilíngue e seus habitantes costumam falar vários idiomas (e olha que o findandês é uma das línguas mais difíceis que eu já vi, soa como japonês para mim!). Eu não esperava encontrar aqui boas opções de alimentação a preços razoavelmente justos, uma cidade segura a qualquer momento do dia e da noite e zero (sim, eu disse ZERO) mendigos na rua.
A sensação de caminhar pelas ruas de Helsinki é de realmente estar no primeiro mundo e em um local muito especial. Eu sinto saudades constantes da cidade e infelizmente penso que o maior impedimento para viver lá seria a barreira do idioma (apesar das pessoas falarem vários idiomas, para interagir socialmente falar finlandês é fundamental) e do frio, mas confesso que a cidade ganhou um lugar especial em meu coração. Enfim, deixe Helsinki te surpreender!
Nossa aventura por Helsinki não termina aqui! Confira:
👉🏻 O que comer e beber em Helsinki?