Como não ser multado no metrô de Paris

7 dicas de quem já aprendeu a lição

Luís Felipe Souza
Travel2Beer
3 min readOct 6, 2017

--

Descobrimos, da pior forma possível, como é a experiência de ser multado no metrô de Paris. Por isso, separamos 7 dicas pra que você não passe pela mesma dor de cabeça.

Feliz da vida no Montparnasse, momentos antes da multa :(

Vamos às dicas:

  1. Nunca jogue o ticket fora! Se você ainda estiver no sistema de metrô, guarde o ticket até o momento da saída.
  2. Tenha sempre um Ticket T+ sem usar com você. Se algo der errado, ele pode te salvar alguns bons Euro.
  3. Preste atenção no tempo de validade do ticket. Para o Ticket T+, a validade é de 1h30. E esse tempo é até o momento que você sai do sistema de metrô.
  4. Nunca use o mesmo Ticket pra ir e voltar. Mesmo que a viagem seja curta e você tenha tempo disponível no primeiro ticket, prefira usar um novo, pois os tickets são apenas one way.
  5. Quando for fazer uma baldeação, você pode sair da linha que você veio e entrar na próxima, mas tome cuidado pra entrar no sentido certo. Lembre-se: é apenas one way.
  6. Nunca confie na tecnologia do metrô de Paris! Muitas vezes você consegue entrar no sistema de metrô com um ticket vencido, então tome cuidado pra não vacilar.
  7. Não tente escapar da multa. Se for multado, pague e vá embora, pois a multa pode se multiplicar.

Fique sempre atento, pois essas informações não estão disponíveis nas estações de metrô. E os funcionários provavelmente não vão te avisar no momento de comprar os tickets.

O sistema de metrô também não vai te ajudar a evitar problemas. Em algumas estações você consegue entrar pela catraca tranquilamente com tickets já vencidos. E isso pode te induzir ao erro de achar que o Ticket está válido. Foi justamente isso que nós fizemos! :/

E ao nos parar, o próprio funcionário do metrô definiu assim o sistema de metrô de Paris:

“The system is not good! For tourists… the system is not good.”

Então, confie somente em informações oficiais da empresa que cuida do sistema de transportes de Paris. Nós encontramos em alguns sites, por exemplo, a informação de que o Ticket era válido por 2h, quando na verdade é apenas 1h30.

Caso você seja parado por algum fiscal e esteja com o ticket inválido, tente manter a calma. Não existe nenhum precedente pra eles não aplicarem a multa, mesmo que os turistas não conhecem todas as regras do metrô de Paris, por isso, entenda o que aconteceu, pague e vá embora sem demora.

A multa pra quem cometeu alguma infração é de 50 Euro. Se você tiver Tickets T+ sem usar, a multa cai pra 35 Euro.

São dicas simples, mas que podem fazer toda a diferença na sua viagem, e principalmente no seu bolso. Afinal, ninguém está preparado pra ter que desembolsar 35 ou 50 Euro (~R$ 200), por um pequeno deslize não intencional.

Se você seguiu nossas dicas, não se preocupe quando encontrar algum fiscal. Provavelmente ele vai checar o Ticket T+ e te deixar ir embora tranquilamente.

Já passou por algo parecido? Conte-nos nos comentários.

--

--