Conhecendo as Cinque Terre em um dia

Nosso roteiro pelos cinco vilarejos mais famosos da Itália

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
6 min readJun 19, 2018

--

💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Acompanhe nossa aventura pela Itália desde o começo

Após uma noite incrível em La Spezia, acordamos descansados e empolgados para finalmente conhecer as Cinque Terre. O dia amanheceu ensolarado e a temperatura não poderia estar melhor para o passeio.

Tomamos café da manhã no nosso hotel e fomos diretamente para estação de trem comprar o passe ilimitado para visitar as Terre. O passe é a forma mais econômica de se visitar os cinco vilarejos, mas também é possível fazer o trajeto de barco.

Não existe ordem certa para fazer o passeio, e como o passe de trem permite viagens ilimitadas entre as terre nossa sugestão é que você realmente fique a vontade para escolher a ordem sabendo das características de cada uma que vamos citar a seguir.

A lindíssima Vernazza!

Vernazza

Começamos por Vernazza, a terre número 4. Escolhemos começar por ela pois ela é famosa por ser a mais movimentada, então acreditamos que de alguma forma poderíamos chegar lá antes de todo mundo e aproveitar melhor o vilarejo. Ledo engano, mas que não atrapalhou em nada: apesar do lugar já estar bem cheio, ainda estava bastante agradável.

Primeiro contato com Vernazza: um mar de gente

Andamos um pouco beira-mar, tiramos algumas fotos, conhecemos a pequena igreja da cidade… E logo percebemos a essência do lugar: não existem grandes atrações por aqui, a idéia é curtir a paisagem sem pressa e se divertir.

Esse casal entendeu bem a essência de Cinque Terre!

Com tempo e disposição sobrando, nós decidimos encarar a subida até a torre do Castelo Dória, um local histórico que oferece lindas vistas de Vernazza e do mar da Liguria. Com um dia lindo desses, a vista não poderia ser outra: foi de tirar o fôlego — pela beleza, e pela subida!

Vistas do Castelo Dória fazem vale a pena o esforço da subida.

Nós gostamos muito de Vernazza, foi uma excelente primeira impressão do que as Terre guardavam para nós. O mais interessante é que mesmo após visitar todos os outros vilarejos, Vernazza continuou sendo um dos nossos favoritos!

Felizes em Vernazza: sonho de Cinque Terre realizado!

Monterosso al Mare

O próximo vilarejo que conhecemos foi Monterosso, a Terre de número 5 (ou seja, a mais distante de La Spezia). Aqui a paisagem muda bastante: enquanto os demais vilarejos tem mais cara de montanha, Monterosso se destaca por oferecer belas praias e ser o vilarejo mais extenso. São duas partes unidas por um túnel de pedestres, muito tranquilo de ser percorrido.

Aproveitamos que já estava perto do horário de almoço e escolhemos o famoso restaurante Ciak, o qual já havíamos ouvido falar muito bem. A comida estava deliciosa, mas ficamos um pouco desapontados com o atendimento que foi na maior parte do tempo rude e impaciente, raridade nesta viagem.

As lindas praias de Monterosso al Mare

Corniglia

La Bireta salvando nosso passeio em Cornilgia!

Conforme o fim da tarde veio chegando e o tempo estava ficando cada vez mais fechado, foi batendo uma certa ansiedade pois ainda faltavam três vilarejos para conhecer. Assim, optamos por conhecer Corniglia, a Terre de número 3.

Corniglia é um vilarejo minúsculo, que fica no topo da montanha e sem contato com o mar. É possível chegar lá de trem, mas para efetivamente chegar no vilarejo é necessário pegar mais um ônibus (graças a Deus incluso no passe de Cinque Terre), ou então se aventurar para subir a pé.

Com o curto tempo que tínhamos, confesso que me arrependi um pouco de ter ido para Corniglia. Achamos o local totalmente sem graça e charme, além de não ter absolutamente nada pra fazer.

Enquanto esperávamos o trem para continuar o passeio, pudemos desfrutar desta linda paisagem, provavelmente uma das estações mais bonitas que passamos.

Estações de trem em Cinque Terre são um espetáculo a parte

Manarola

La Bireta nos acompanhando também em Manarola.

Enfim chegamos em Manarola, a Terre de número 2 e também a mais aguardada entre todas que visitamos. As casinhas coloridas na montanha são provavelmente a primeira imagem que vem na cabeça quando alguém menciona Cinque Terre, não é mesmo? Pelo menos para a gente era asssim!

Achamos o lugar surreal, daqueles que você nem acredita que tá de frente pra um cartão postal que já sonhou tantas vezes em visitar. O tempo continuava um pouco fechado, mas de forma alguma tirou a beleza do lugar.

Ficamos encantados com a paisagem e tiramos várias fotos. Provavelmente a maior parte do tempo que estivemos lá, foi dedicado para observar as tão emblemáticas casinhas coloridas!

Cartão postal de Cinque Terre: Manarola é o lugar que você sempre viu nas fotos. É encantador!

Riomaggiore

Riomaggiore: aqui também tem muitas casinhas coloridas

Para terminar nosso dia nos vilarejos, finalmente chegamos na Terre número 1 (ou seja, a mais próxima de La Spezia). Riomaggiore é pequenina, mas surpreendente. Para acessar a parte de seu pequeno porto é necessário passar por um túnel de pedestres também muito fácil de ser percorrido.

O vilarejo nos surpreendeu pela paisagem maravilhosa e pelo por do sol incrível que pudemos vivenciar. Gostamos muito também em ver a quantidade de restaurantes e mercadinhos com fácil acesso para o turista.

Curtimos o maravilhoso (e inesquecível) por do sol para então nos despedir das Cinque Terre.

A essa hora do dia, nós já estávamos exaustos e implorando por um banho. Pegamos o trem na estação de Riomaggiore e em menos de 10 minutos já estávamos de volta para La Spezia.

Essa facilidade de locomoção aliada as pelas paisagem das Cinque Terre são, na nossa opinião, umas das coisas mais legais daqui. A infra-estrutura para o turista de todas as idades é excelente, todos podem aproveitar pelo menos um dia por aqui. Com certeza gostaríamos de voltar para a região com mais tempo para poder aproveitar ainda mais a culinária e as belas paisagens.

Por do sol inesquecível em Riomaggiore

E você, também tem o sonho de visitar Cinque Terre? Vamos por esse sonho em prática com a gente!

Este post faz parte de uma série de posts!
👉🏻 Continue lendo: Alugar de carro na Itália vale a pena?

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!