Dica de hospedagem em Estocolmo: Generator Hostels

Hospedagem acessível e confortável em uma ótima localização

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
5 min readApr 7, 2017

--

💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Acompanhe nossa aventura por Estocolmo desde o começo

Inaugurado em meados de 2016, o Generator Stockholm é uma excelente opção de hospedagem compartilhada na capital sueca: tudo novinho, quartos confortáveis, boa limpeza e boa localização são alguns dos pontos fortes deste hostel com cara de hotel. Veja a seguir como foi minha experiência!

O espaço comum é muito acolhedor e moderno, realmente convida o hóspede a passar um tempo por aqui.

Localização

Situado no bairro de Norrmalm, o centro de Estocolmo, o Generator não deixa a desejar neste quesito: são poucos quarteirões da Estação Central e de estações de metrô (como a Hötorget). Além disso, é possível ir caminhando até Gamla Stan, enquanto se faz uma pausa no caminho entre os vários charmosos cafés, apreciando o seu tempo e fazendo uma fika no melhor estilo sueco.

A região também oferece várias opções de lojas, mercados e restaurantes — tudo a uma curta caminhada do hostel. Um ponto que é importante notar, no entanto, é que a proximidade da Estação Central não significa que a área seja degradada ou se torne perigosa a noite (como acontece em algumas capitais europeias). Os dias são agradáveis e movimentados, já a noite o movimento cai bastante e as ruas ficam praticamente mortas, já que todo o agito vai para bairros como o Södermalm.

Check-in

O check-in foi rápido, atencioso e preciso. Não gastei mais que 5 minutos entre esperar a pessoa que estava na minha frente ser atendida e subir para o quarto. Os funcionários do hostel são bem amistosos e estão sempre prontos para ajudar, desde o primeiro contato.

Estrutura

Dado o fato de ser recém-inaugurado, tudo é muito novo e bonito por aqui. Andando nos corredores, a sensação é de, na verdade, estar em um hotel 3 ou 4 estrelas. O design é moderno e agradável, se mantendo harmonioso desde o hall de entrada aos quartos e áreas comuns.

E por falar em áreas comuns, está aí um ponto que merece destaque: elas certamente estão em um padrão mais elevado do que 99% do hostels e muitos hotéis por aí. São muitos sofás, mesas para trabalhar e até salas de reunião. Os locais são silenciosos e espaçosos, de maneira que você pode sentar para relaxar ou conversar com sua família pelo celular sem atrapalhar o vizinho.

Durante a noite, uma parte da área comum se torna um cinema. É projetado um filme no telão e várias pessoas sentam para relaxar e assistir um filme, como se estivessem em sua casa.

Um outro ponto que merece destaque é a qualidade do sinal wi-fi. Achei incrível a disponibilidade, velocidade e estabilidade da rede, além da facilidade para se conectar. A equipe do hostel fez um ótimo trabalho neste sentido e com certeza conta um ponto super-positivo para todo hóspode.

No geral o hostel é bem silencioso e mistura quartos compartilhados com quartos privativos ou quartos compartilhados para famílias. Desta forma, o que se vê por aqui é um ambiente de respeito e silêncio, e não um hostel festeiro de jovens (o que na minha opnião é muito bom, afinal ninguém gosta de dormir com uma festa na cabeça).

Preços

Fiquei em um quarto compartilhado com 4 camas, durante a alta temporada de agosto/2016 e o preço total para 3 diárias foi: R$ 327,94. No site do hostel é possível verificar o preço para os demais tipos de acomodação, entre quartos privativos e compartilhados com mais ou menos camas.

Eu fiquei impressionado com o bom custo x benefício do hostel, pois apesar do quarto ser compartilhado, o conforto foi ótimo e os preços na capital sueca costumam ser bem caros.

Quartos

Os quartos do Generator Stockholm seguem o padrão da rede, que é ótimo. As beliches possuem um grande baú em baixo delas, que cabe muita coisa e é muito acima do tamanho de outros hostels que já fiquei. Dá pra guardar de tudo mesmo, sem se preocupar!

As camas são silenciosas e muito confortáveis, com ponto alto para a qualidade e limpeza da roupa de cama. A lateral da cama é composta por uma madeira furadinha que garante uma privacidade adicional e é muito bem vinda, além de inibir um pouco a iluminação do quarto.

Na cabeceira da cama estão disponíveis 3 tomadas, 1 porta USB, 1 luz individual e 1 porta objetos (excelente para carregar celular e camera enquanto dorme!). Parece besteira, mas é um grande diferencial já que, mais uma vez, a grande maioria das hospedagens deste tipo não oferecem tais facilidades e acaba sendo necessário deixar os devices espalhados pelo quarto enquanto carregam.

O único ponto que eu não daria nota 10 para o quarto foi que o fato banheiro não ser dos melhores. Digo, ele estava nos conformes, mas o box era de cortina e não de vidro, o que é garantia de sujeira e molhadeira depois que o primeiro hóspede toma banho. O lado bom é que sempre que eu voltava da rua o banheiro já estava limpo novamente, assim como o quarto.

Camas confortáveis, com boa conectividade e privacidade
Quarto bem iluminado e arejado, mas o box do chuveiro com cortinas ao invés de vidro estraga um pouco a experiência

Café da manhã

O café da manhã não estava incluso em minha diária e é vendido separadamente, por itens. Minha única experiência foi o dia que peguei um lanche pronto por 50 SEK.

Lembro que o lanche estava gostoso, mas não foi nada extraodinário. Na verdade, eu só optei por pegar o lanche do hostel pela praticidade e por estar com pressa, já que na frente do hostel existe uma loja da rede 7eleven com preços muito mais amigáveis e que acabou sendo meu café da manhã dos demais dias.

Experiência

No final de minha estadia, saí com a sensação que este foi um dos hostel com melhor estrutura que já vi e com uma relação custo x benefício realmente imbatível. Minha experiência foi excelente, desde o primeiro contato no check-in. Gostei muito da limpeza, design e arrumação dos quartos e também das facilidades da área comum. Altamente recomendado para o viajante que procura um lugar tranquilo para dormir, barato e bem localizado.

Importante: Este review é totalmente imparcial, nós não recebemos nenhum benefício ou desconto do hostel para fazê-lo.

Nossa aventura por Estocolmo termina aqui, mas não perca a continuação em Helsinki
👉🏻 A impressionante Helsinki

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!