Bolzano: nossa base para explorar as Dolomitas (inclui o Lago de Braies)

Dicas e fotos do que mais gostamos de fazer em Trentino-Alto Ádige e porque queremos voltar

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
11 min readJan 8, 2019

💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Acompanhe nossa aventura pela Itália desde o começo

Ufa, finalmente estamos chegando na reta final da viagem! Foram várias cidades até aqui e nesse momento nos já tínhamos a certeza que viajar para a Itália havia sido uma excelente escolha, mas ainda estávamos muito ansiosos para conhecer a última região a ser explorada: a região do Sul do Tirol (também conhecida como Trentino-Alto Ádige), começando pela cidade de Bolzano.

A região foi anexada como parte da Itália logo após a Primeira Guerra mundial e é bilíngue, falando majoritariamente alemão e italiano. Sim, por aqui todas as placas tem instruções em ambas línguas e até os restaurantes acabam tendo dois nomes, um em italiano e outro em alemão.

Lago di Braies: cartão postal das Dolomitas!

Começamos a viagem pela auto-estrada A-22, conhecida como Autostrada del Brennero, conectando Modena ao Passo del Brennero. A condução na estrada é bem tranquila, com muitas faixas e vários postos de serviço, mas o que realmente chama atenção é a paisagem: a rodovia é cercada por montanhas, lagos e vilarejos.

A rodovia mais linda que já tive a oportunidade de dirigir!

Chegando em Bolzano

Dirigir pela A-22 era apenas o começo do que a região guardava para nós. Pouco mais de 3 horas após sair de Bolonha, nós finalmente chegamos em Bolzano. Ficamos encantados com a arquitetura da cidade, extremamente charmosa, lembrando as construções alemãs.

A linda arquitetura de Bolzano, fica ainda mais bonita ao anoitecer.

Escolhemos o Hotel Città para passar 3 noites, onde utilizaríamos Bolzano para ser o nosso portal para as Dolomitas. O hotel não é dos mais baratos, mas sua localização compensa muito: ele está localizado na Piazza Walther, a praça principal e mais linda de Bolzano. Além disso, o hotel oferece um dos melhores cafés da manhã que já experimentamos (com direito a muito salmão defumado, queijos, speck e frutas vermelhas).

Como não se encantar pela Piazza Walther?

Bolzano não é uma cidade muito grande, e estando próximo da Piazza Walther, é possível conhecer tudo a pé. Nossa atenção aqui ficou voltada principalmente para a gastronomia local e para as cervejas, com muitas opções bem próximas da praça.

Dentre as cervejarias que fizemos a questão de conhecer, estão a a incrível Hopfen & Co., com ótimas cervejas e culinária típica do Tirol e a Forsterbräu Central, uma cervejaria mais com cara de restaurante, mas que oferece um ótimo custo-benefício.

Hopfen & Co.: excelentes cervejas e comida. Imperdível!

Infelizmente não deu tempo de conhecer tudo e ficou faltando a Paulaner Stuben, para comer uma pizza e tomar uma boa cerveja e a Batzen Brau, esta última que nos impressionou pelo ambiente imponente quando passamos por fora. Ah, tivemos uma ótima experiência também no Weißes Rössl (ou Cavallino Bianco), local para apreciar um bom prato típico da região.

Comida tradicional e deliciosa, no Weißes Rössl/Cavallino Bianco

Caminhar pelas ruas de Bolzano é muito prazeroso: são muitas lojas, bares, restaurantes e durante as manhãs também é feito uma feira com produtos locais como pães, presuntos (aqui o famoso é o speck!) e queijos. Além disso, descobrimos uma rua coberta, com portici, à estilo de Bolonha, bem pertinho da Piazza Walther. É a Via dei Portici!

A rua coberta de Bolzano: Via dei Portici!

Portal para as Dolomitas

Os dias seguintes foram de muita torcida para que o tempo estivesse bom: pretendíamos conhecer os lagos mais famosos da região e como sabemos, um dia de sol faz tudo ficar mais bonito!

Chegada em Braies, que lugar espetacular!

Fomos abençoados com um dia lindo de sol justamente no dia que escolhemos visitar o Lago di Braies, que sorte! O plano era ficar em torno de 1 hora local, tirar algumas fotos e conhecer mais lagos na região, porém ficamos tão encantados com a beleza do lugar que começamos a caminhar em torno do lago.

A recepção em Braies não poderia ter sido melhor: dia lindo e lugar fantástico.

A caminhada que parecia ser curta, durou quase 3 horas! Nós estávamos totalmente despreparados para uma caminhada tão longa, mas continuamos mesmo assim pois voltar já não era mais uma opção.

A famosa casa de barcos do seriado italiano "Un passo dal Cielo", que tornou o local ainda mais popular
A tonalidade da água varia bastante conforme caminhávamos ao redor do lago

No fim da caminhada, tivemos a certeza que valeu a pena. A beleza do lago vai se revelando aos poucos e quem se restringe a conhecer a entrada, certamente perde boa parte disso tudo. Por sorte, o lago oferece uma boa estrutura para o turista, com dois restaurantes no local: um que faz parte do hotel e outro, mais simples, que fica em uma cabana antes da entrada no lago.

A trilha ao redor do lago tem algumas subidas mais puxadas, mas no geral é bem tranquila de se fazer.

Fomos embora do lago com a certeza de ter visitado um dos locais mais lindos de nossas vidas. Hoje, vendo as fotos, morremos de saudades e óbvio, queremos voltar! Se você está em dúvida de quando visitar o local, achamos que final de setembro/começo de outubro é um excelente período. Ficamos encantados com os tons de outono tomando conta das árvores!

Recompensa no final da caminhada: a primeira árvore amarela do outono!

Apesar de ter passado quase que o dia todo em Braies, ainda sobrou tempo dar uma volta no "Fun Bob — Sommerrodelbahn", escorregador de montanha que ficamos morrendo de vontade de conhecer após ver o vídeo abaixo, localizado em uma cidadezinha bem próxima, chamada San Candido. Foi uma experiência muito divertida, mas infelizmente a GoPro ficou sem bateria bem na hora e não conseguimos filmar quase nada.

E aí, ficou com vontade descer a montanha também?

O local também dispõe de um refúgio de montanha muito charmoso, com um restaurante que parece ótimo (mas que só descobrimos após ter almoçado…). Mas subir de teleférico e descer de "escorregador" já valeu muito a pena… É realmente diversão garantida!

Experiência única: Fun Bob nas montanhas da Itália
Ainda não sabemos lidar com essas cores dos lagos italianos!

Próximo dali, está localizado o Lago di Dobbiaco e por estar bem na beira da rodovia, nós não resistimos e fizemos uma parada rápida para fotos. Existe um restaurante também neste lago, mas como chegamos no final da tarde, tudo já estava fechado e o lago, vazio.

EDIT 01/03/2020: Depois de muito, resolvi editar os timelapses feitos pela GoPro que deixamos no carro. Acho que ajuda quem tá planejando a ter uma ideia das estradas e beleza da região:

Nosso timelapse deste dia maravilhoso!
Uma panorâmica do Lago Dobbiaco

Um dia chuvoso…

Após ter aproveitado o dia de sol ao máximo, o dia seguinte amanheceu chuvoso e nublado, infelizmente. Tentamos conhecer o famoso Val di Funes, um local com a paisagem literalmente dos sonhos, que já compôs muitos cartões postais e calendários por aí. Nossa expectativa era bem grande, mas o tempo não colaborou e assim como aconteceu neste post do blog Mulher Casada Viaja, o céu azul não veio junto.

Expectativa x Realidade (Imagem da esquerda: blog Mulher Casada Viaja)

Tudo bem, frustrações de viagem acontecem. Bola pra frente. Esperamos poder voltar um dia para conhecer esse cenário que ainda não saiu da minha cabeça, mas pelo menos conseguimos aproveitar o dia chuvoso para conhecer e almoçar na simpática cidade de Castelrotto e almoçar no charmoso Cafe Ristorante Saalstuben, com comida bem típica: ovos, speck e batata. Uma delícia esse prato!

De passagem pela simpática Castelrotto, decidimos almoçar no Saalstuben.

Como ainda estava cedo, decidimos dirigir por mais 45km até o Lago di Carezza, que continuava impressionante apesar do tempo nublado. Nunca vimos um lago tão verde! Além disso, a estrutura do lado é impressionante: recomendamos o estacionamento pago, que conta com lojas, banheiros e um caminho de concreto que leva até o lago que fica do outro lado da estrada.

Lago di Carezza: detalhe para o reflexo das Dolomitas nas águas. Em dias limpos é possível ter uma vista incrível delas.

Hora de partir

O dia da partida foi abençoado com mais sol e poucas nuvens, ótimo para conhecer a cidade de Sopra-Bolzano. Para chegar lá é necessário tomar um teleférico próximo ao centro de Bolzano, conhecido como Teleférico Bolzano-Renon. O passeio é extremamente cênico, e as cores do outono estampadas nas árvores e plantas nos deixou boquiabertos. É realmente lindo!

O que são essas paisagens? Ficamos impressionados com tanta beleza!

Não há muito para fazer na cidade além de apreciar a beleza da natureza e as vistas, então aproveite cada segundo! Existe também a possibilidade de conhecer as famosas Pirâmides de Areia (Earth Pyramids) e o Corno del Renon (ou Rittner Horn), um local com uma das melhores vistas para as Dolomitas. Uma pena descobrir isso quando não tínhamos mais tempo para fazê-lo. Mas tudo bem, fica aqui mais um motivo para voltar!

Babamos quando vimos a vista do "Corno del Renon", essa vai ficar para a próxima! Imagem: divulgação.

No site oficial de Renon existem muitas informações de passeios e horários, tanto do teleférico como também da linha de trem que passa por lá. No mesmo site, encontrei este guia com várias dicas de passeios para quem tiver mais tempo por lá. Garanto que vale a pena!

A cidadezinha de Sopra-Bolzano é encantadora!

Seguimos caminho para Bergamo, onde pegaríamos nosso voo para Porto, em Portugal. Como ainda tínhamos algum tempo livre, decidimos parar para almoçar na cidade de Molveno. Uma pérola, aparentemente pouco conhecida pela turistagem em massa. Ficamos encantados com a beleza e charme da cidade. Parece que essa região está cheia de surpresas assim, não é mesmo?

A pequena cidade de Molveno, uma pérola escondida nas montanhas

Almoçamos no Ristorante All’Aquila Nera e Cima Tosa, um restaurante dentro de um hotel, com aparência requintada mas ótimo preço. Escolhemos uma truta que estava maravilhosa, com direito a buffet de saladas. Recomendamos muito!

Truta no All’Aquila Nera e Cima Tosa, uma ótima opção!

Fim da viagem

Embora nosso voo partisse de Bergamo, foram as Dolomitas que marcaram o final da nossa viagem. Acabamos chegando em Bergamo bem mais tarde que imaginamos e completamente exaustos. Uma pena, pois acabamos ficando sem pique para sair do hotel e conhecer um pouquinho da cidade, mas estávamos muito satisfeitos com tudo que havíamos feito e visto até então.

Nossa recomendação é ficar alguns dias a mais na região de Trentino-Alto Ádige, pois ela é realmente maravilhosa! Haviam muitos lagos e refúgios de montanha que havíamos planejado conhecer e que acabou não dando tempo. O motivo principal pra isso são as mudanças no tempo na montanha e as estradas bastante sinuosas, que tornam percursos relativamente curtos mais demorados.

Felizes, na cidade dos sonhos. Vontade de voltar é o que não nos falta!

E se você ainda não se convenceu de como essa região é linda e especial, sugiro que você assista o vídeo abaixo do canal "Tiozinho Mochilheiros". Um casal que influenciou muito nossa decisão de conhecer a região.

Este post faz parte de uma série de posts!