Minha experiência: alugando uma bike em Copenhagen

Uma dica de ouro para ter uma experiência dinamarquesa autêntica e aproveitar seu dia muito mais!

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
3 min readJan 26, 2017

--

💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Acompanhe nossa aventura por Copenhagen desde o começo

Copenhagen é uma cidade tomada por bicicletas e, como eu mencionei aqui, a melhor forma de explora-la é de bicicleta. Enquanto pode parecer um pouco assustador pra quem chega na cidade e vê aquele monte de bicicletas passando frenéticamente, a realidade é que andar de bicicleta por lá é bem tranquilo: as pessoas respeitam as faixas, sinalizam seus movimentos (sim, eles “dão seta” com a mão! Achei o máximo, haha) e por ser uma cidade totalmente plana, o passeio de bicicleta se torna muito agradável e bem menos cansativo que caminhar.

Mas ai você pode se perguntar: “nossa, mas eu nem conheço nada, como saber pra onde ir de bicicleta?”. É aí que a incrível Bycyklen entra em cena!

Dia de sol em Copenhagen combina com um passeio de bike!

O que é

Bycyklen é um sistema de bicicletas compartilhadas mais moderno que eu já vi. Pra começar, elas são todas elétricas e contam com GPS! Então o problema de não saber pra onde ir está resolvido: basta você traçar seu roteiro e ir seguindo o GPS.

A Bycyklen chama atenção por seu design branco e tela touch!

Como funciona

A Bycyklen conta com várias estações na cidade de Copenhagen e muito provavelmente uma delas vai estar perto de você. Para alugar uma bicicleta é bem simples, bastando se registrar no sistema através da tela touch e então informar o número do seu cartão de crédito.

A tela touch da Bycyklen tem várias opções práticas e fáceis de mexer

Quanto custa

Bem, o sistema não é dos mais baratos. Na primeira reserva, é cobrado um valor calção (de 200 DKK, em janeiro/2017) que é estornado assim que a bicicleta é devolvida. Além do valor calção é cobrado o uso por hora (30 DKK), porém também existem alguns planos mensais para quem mora na cidade. Todos os preços podem ser conferidos aqui.

Não precisa pedalar?

Huuum, não é bem assim. Apesar das bicicletas serem elétricas, elas na verdade apenas te poupam algumas pedaladas e andam mais rápido que o normal, mas ainda é necessário pedalar. O esforço vai ser bem menor que em uma bicicleta comum, e ainda tem uma tela pra você se localizar se precisar de ajuda. Enfim, é uma bicicleta muito confortável e ~gourmet~.

E se eu quiser estacionar?

Duas opções: você pode devolver sua Bycyklen na estação mais próxima ou então parar ela em qualquer lugar, apenas bloqueando-a.

Funciona assim: quando você clica em "Lock Bicycle" no menu, ela ficará bloqueada para apenas seu usuário e ninguém sem sua senha poderá andar com ela. Como a bike não foi devolvida, apenas bloqueada, um valor menor referente ao “stand-by” da bicicleta continuará sendo cobrado em sua conta.

É possível estacionar e bloquear a bike através da função “Lock”no menu

Vale a pena?

Sem dúvida! O dia que fiquei de bicicleta foi o mais produtivo de todos: eu praticamente não perdi tempo com deslocamentos, não fiquei cansado e estava muito sol. Sol (ou calor) é um fator importante para tornar o passeio de bicicleta mais agradável, mas de qualquer forma a Bycyklen será uma “mão na roda”.

Este post faz parte de uma série de posts!
👉🏻 Continue lendo: Se despedindo de Copenhagen

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!