#mission2beer: Workchopp na Toca da Mangava
Dia 25 de agosto rolou o Workchopp grátis na Toca da Mangava, ainda como parte da comemoração do 3º aniversario da micro cervejaria.
A Toca da Mangava é uma micro cervejaria diferenciada localizada em Souzas, distrito de Campinas/SP.
Diferenciada porque não é apenas uma micro-cervejaria, é também um Centro de Cultura Cervejeira, onde além de beber uma boa cerveja podemos conversar sobre cerveja, frequentar cursos de fabricação de cerveja caseira, e também participar dos Workchopp's(que geralmente são pagos).
Viagem na história da cerveja
O bate-papo foi guiado sabiamente pelo Alfeu, sócio-fundador da Toca da Mangava e apaixonado por cervejas especiais desde 1991, quando fez sua primeira viagem pra Alemanha e descobriu a famosa Weissbier.
A nossa viagem começou nos primórdios do surgimento da cerveja, à 4 mil anos A.C. O que aconteceu naquela época nós não sabemos exatamente, mas teorias apontam que um pão esquecido na chuva pode ter dado origem ao ancestral do que hoje conhecemos como cerveja.
Nossa viagem continuou por muitos anos, passando por acontecimentos marcantes e também curiosos, como:
- A época em que mulheres produziam cerveja em casa;
- Criação da lei da pureza alemã;
- Surgimento da lager, época em que os antigos guardavam cerveja nas cavernas(lagering em alemão);
- Revolução causada na cidade Pilsen, com a criação de um novo tipo de cerveja lager;
- Aparecimento de uma nova escola cervejeira, a Americana.
E por fim, aterrizamos nos dias atuais, falando sobre o boom das cervejas artesanais no Brasil.
Degustação
Durante o bate papo, nós pudemos apreciar porções preparadas pra harmonizar com as cervejas da Toca da Mangava e também degustamos 4 cervejas diferentes. Detalhe: a degustação foi as cegas.
A primeira cerveja foi uma American Lager comum, vendida em qualquer supermercado. Apesar disso, ninguém conseguiu acertar a marca, era uma Budweiser.
A segunda foi uma Lager importada da Alemanha, o gosto puxado pro azedo não levantou nenhum palpite. Era uma Stammgast.
Por último, como não poderiam faltar cervejas da casa, degustamos primeiro a Pretty Woman Blond Ale, que como o Alfeu explicou, é considerada uma cerveja de iniciação. E logo na sequência uma Summer Time – que eu consegui acertar o estilo – American Pale Ale.
Apesar de ter sido um bate-papo curto, foi muito proveitoso. O pessoal nos atendeu muito bem, pudemos sentir o clima do centro de cultura cervejeira e conversar sobre o assunto principal que levou todo mundo até ali, a cerveja!
Quer visitar a Toca da Mangava?
Pra quem ficou curioso e quer fazer uma visita na Toca da Mangava, fique de olho na página de eventos do site e também curta a Toca da Mangava no Facebook.
Site: http://www.tocadamangava.com.br/pre_site/index.html
Telefone: (19) 3258.7688
E-mail: contato@tocadamangava.com.br
Endereço: Av. Cel. Alfredo Augusto do Nascimento, 2000 • Entre Sousas e Joaquim Egídio
Não perca as visitas do #mission2beer! Curta nossa página no Facebook e siga o nosso Instagram.