O primeiro jogo de futebol a gente nunca esquece, mesmo que seja americano

Luís Felipe Souza
Travel2Beer
Published in
3 min readSep 1, 2017
FedEx Field, estádio onde joga o Washington Redskins

Todo mundo tem um checklist de coisas a fazer antes de morrer, alguns tem centenas de itens, outros tem meia-dúzia. Eu tenho um bocado de coisas no meu checklist. Algumas coisas ainda sem riscar!

Bungee jump e pára-quedas serão difíceis de riscar.

Um dos últimos itens que risquei foi: assistir a um jogo da NFL (liga de futebol americano dos Estados Unidos).

Como é um evento raro na vida de qualquer pessoa que não more nos Estados Unidos, eu não poderia assistir qualquer jogo. Meses antes da temporada 2016 da NFL começar eu conferi a tabela em busca de um bom jogo, e o jogo escolhido foi: Washington Redskins vs Green Bay Packers, em Washington DC.

Sou fã dos Packers, então não poderia assistir a um jogo da NFL que não fosse do Aaron Rodgers e cia.

Gameday

Chegando ao estádio

A chegada no estádio é muito organizada. Fomos de carro, e por todo o caminho até o estádio já recebíamos instruções de trânsito em placas eletrônicas e também dicas do Google Maps.

Um detalhe muito peculiar é que o estacionamento pra parar o carro também é vendido online. Ou seja, não precisamos rodar em busca de uma vaga ou fugir dos flanelinhas. Como reservamos online já tínhamos o lugar exato pra parar o carro!

Tem churrasco no estacionamento?

Essa era a minha maior curiosidade extra-campo! Por algum motivo que eu não sei explicar, lembro de cenas de filmes em que o pessoal sempre faz um churrasco antes de entrar pro jogo.

Mas essa dúvida ainda vai continuar. O jogo que eu assisti foi domingo à noite, e estava muito (mas muito) frio. Apesar dos americanos serem corajosos, eu não vi nenhum churrasco por lá. :/

Ingresso

O ingresso pra uma sessão intermediária no estádio custou 98 dólares + impostos. Apesar de acompanhar o preço durante algum tempo, pela pouca variação, eu comprei o ingresso na semana do jogo.

Entrando no estádio

Essa foi a maior decepção com a famosa "organização americana". Ficamos por quase 1h na porta do estádio tentando entrar. As pessoas se amontoavam pra entrar, sem nenhuma organização ou fila.

Depois de subir até o topo do estádio (eu perdi a conta depois da oitava rampa), a sensação ao ver o campo lá de cima foi quase um: Uau!

A disposição da arquibancada dá a sensação de caldeirão, um pouco diferente do maior estádio que eu conhecia até então (Arena Castelão, em Fortaleza).

Fã dos Packers usando a cabeça de queijo no meio de vários fãs dos Redskins

A distância da arquibancada pro campo era muito grande, mas surpreendentemente dá enxergar bem o jogo e saber o que está acontecendo.

O jogo não poderia ter sido melhor! 9 touchdowns e várias jogadas espetaculares pra ambos os times: corridas pra touchdown, passes longos e interceptações.

No final, o Packers acabou perdendo, mas a experiência de assistir a um ótimo jogo da NFL foi sensacional!

Torcida

A torcida é completamente diferente, principalmente se compararmos com a torcida do futebol tradicional aqui no Brasil. Apesar disso, os americanos zoam bastante a torcida contrária, que curiosamente está misturada a própria torcida local.

Próximo ao lugar onde sentei, a torcida visitante também entrou na brincadeira. Eu não vi nenhum incidente por causa disso, inclusive, eu estava com uma camisa do time visitante.

Go Packers!

Apesar de enfrentar um dos maiores frios da minha vida, com direito a temperaturas negativas e neve. O jogo foi quente e superou todas as expectativas. E a torcida surpreendeu pela irreverência. Por isso já posso concluir:

[x] Assistir ao jogo da NFL concluído com sucesso!

--

--