O que fazer em Bonito?

Bonito é um lugar espetacular, ficamos 4 dias por lá e vamos contar em detalhes todos os passeios que fizemos!

Ana Paula Bernardo
Travel2Beer
7 min readFeb 8, 2017

--

Flutuação no belíssimo Aquário Natural!

Em Bonito o que não faltam são passeios de ecoturismo, todos os dias tem um lugar novo e uma atividade nova para ser feita! Mas para que você consiga fazer tudo que Bonito oferece, é essencial encontrar uma boa agência para organizar seus passeios e transporte!

Nós escolhemos a agência Bonitour, fechamos tudo via e-mail, com antecedência, para não perder nenhuma das atividades que gostaríamos de fazer. Não temos do que reclamar, o atendimento foi ótimo e eles incluíram tudo que pedimos no nosso roteiro!

Agora vamos contar tudo o que fizemos por lá!!

Buraco das Araras

Um passeio de contemplação, não apenas das araras, mas também de toda a formação geológica do buraco, mais conhecida como dolina.

As araras ficam livres na natureza, o que deixa o passeio imprevisível. Você pode ver muitas araras (principalmente em época de acasalamento) ou simplesmente sair de lá sem ver nenhum sinal de arara, o que geralmente acontece em dias de chuva.

Levamos cerca de 15 minutos até vermos o primeiro voo. Uma arara solitária veio pousar pra foto bem perto do ponto de observação onde estávamos. Logo depois, 8 araras resolveram aparecer pra uma revoada, deixando nosso grupo eufórico.

O pouco que vimos já foi maravilhoso e fez o passeio valer a pena!

A sensação de ver animais silvestres tão bonitos em seus habitats naturais é impagável! E isso tudo só é possível devido ao ótimo trabalho de preservação que é feito na região.

O que usar: tênis ou papete, não é permitido chinelos.

Dica: faça a visita no período da manhã, a chance de ver as araras é maior.

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata

A flutuação no Rio da Prata é um passeio imperdível em Bonito, e não é por menos que ela é conhecida como uma das melhores flutuações do Brasil!

Sigam o @travel2beer no Instagram.

Apesar de levar o nome Rio da Prata, a maior parte da flutuação é feita na nascente do Rio Olho D’Água. Por ser uma nascente, sua água é sempre límpida e cristalina, mesmo em dias de chuva. Perfeita para a flutuação!

A flutuação é dividida em 4 etapas:

  1. Adaptação à flutuação e aos equipamentos, seguido de 800 metros de flutuação pela nascente.
  2. Desvio da corredeira e flutuação de 600 metros até o segundo ponto de descanso.
  3. Parada numa área conhecida como Vulcão. Nesta área há um enorme olho d’água, e é o único local em que pode ser feito um mergulho.
  4. Depois a flutuação segue por mais 500 metros até o Rio da Prata.

Nos deparamos com diversas espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, pacus e até enormes dourados passaram por nós na maior tranquilidade. A flutuação nos levou à mundo a parte, um paraíso subaquático!

O que usar: todo o passeio é feito com roupa e sapato fornecidos para a flutuação. Sua troca de roupa e chinelo (sim, leve chinelo) são entregues no final da flutuação.

Dica: concilie o passeio do Buraco das Araras com a flutuação do Recanto Ecológico Rio da Prata, os dois são muito próximos e assim você economiza tempo e dinheiro com deslocamento.

Gruta do Lago Azul

A Gruta do Lago Azul é um dos cartões postais de Bonito, e realmente chama a atenção pelo lindo tom de azul do lago. É um dos passeios mais famosos e visitados da cidade!

A visita é guiada e apenas de contemplação, já que nessa gruta não é permitido mergulho. Conforme vamos descendo os mais de 300 degraus da gruta, a coloração do lago e a vegetação a nossa volta vão mudando.

Ao fim dos 300 degraus, fomos presenteados com uma mudança de tonalidade no intenso azul do lago. Simplesmente lindo!

O que usar: roupas confortáveis e tênis.

Dica: melhor horário para fazer o passeio é entre 9h e 10h da manhã, é nesse período que a caverna fica completamente iluminada pelo sol.

Duck no Eco Park Porto da Ilha

São, aproximadamente, 4 km de percurso ao longo do Rio Formoso, que leva em torno de 1h. O passeio é feito em trechos tranquilos do rio. A emoção fica por conta apenas das descidas em 2 corredeiras e uma cachoeira.

Esperávamos um passeio mais emocionante e radical.

O que usar: roupas de banho.

Dica: é possível passar o dia no Eco Park Porto da Ilha, que é um balneário com várias atividades e restaurante.

Flutuação Aquário Natural

Simplesmente espetacular, o melhor passeio do nosso roteiro!

Este passeio é bastante indicado para quem nunca fez flutuação. Principalmente por ser um trajeto tranquilo e curto, além de ter um treinamento feito dentro da piscina, que facilita muito a adaptação com o equipamento.

Com uma visibilidade de aproximadamente 40 metros, o tom azul clarinho da água contrasta com o intenso verde da vegetação subaquática, uma mistura deslumbrante de cores. Tínhamos a sensação de estar sobrevoando toda essa vegetação.

Alguém ainda tem dúvida de porque é chamado de Aquário Natural?

Logo no início fomos recepcionados por um cardume de piraputangas, que vieram nos dar as boas vindas antes mesmo de começarmos a flutuar. Por onde passávamos, éramos surpreendidos por pedras e troncos, que pareciam colocados ali propositalmente. Não é a toa que recebe o nome de Aquário Natural!

Já no final, fizemos uma tirolesa no Rio Formoso, pra adicionar uma dose de adrenalina ao passeio.

O que usar: todo o passeio é feito com roupa e sapato fornecidos para a flutuação.

Dica: leve uma câmera subaquática, as fotos são espetaculares.

Bóia Cross no Hotel Cabanas

Sem dúvidas, o passeio mais divertido do roteiro!

Descemos cerca de 1200 metros pelo Rio Formoso, com uma dose de adrenalina, diversão e cansaço.

O passeio começa animado, logo na descida da primeira cachoeira todos temos um tombo garantido. As outras 5 descidas de corredeiras e cachoeiras são mais tranquilas, mas qualquer descuido pode ser o suficiente pra um novo tombo!

Todo o passeio foi acompanhado por 2 guias. Eles se posicionam estrategicamente para nos ajudar nas descidas de corredeiras e cachoeiras.

A diversão fica por conta dos vários tombos — previstos ou não — , “encalhamentos” e o medo de ficar preso no mato! Mas não se assuste, em último caso um dos guias vem ajudar!

Tombo na primeira cachoeira!

O passeio é cansativo, exige certo esforço físico, mas vale muita a pena. É diversão garantida, ainda mais se estiver com um grupo legal!

O que usar: roupas de banho.

Dica: faça um passeio mais tranquilo no dia seguinte, porque o que não faltará serão dores musculares.

Trilha do Rio do Peixe

Pode não parecer, mas os passeios em Bonito são muito cansativos, até mesmo as flutuações são atividades bem puxadas. E a trilha do Rio do Peixe é uma ótima escolha pra quem já está exausto e precisa passar um dia relaxando.

A ordem do passeio pode variar dependendo do número de grupos de visitantes, mas é sempre feito em duas etapas:

  1. No período da manhã fizemos o trajeto mais curto, de aproximadamente 800 metros, com paradas em 5 cachoeiras, 1 tirolesa e 1 trampolim.
  2. No período da tarde a trilha é um pouco mais longa, caminhamos um pouco menos de 2km. Paramos em 6 cachoeiras, que por sinal são as maiores e mais bonitas.

O passeio é bem tranquilo e pode ser feito de chinelo! Pessoas de todas as idades podem fazer o passeio, inclusive, existem grupos especiais para pessoas da terceira idade!

No preço do passeio já é incluso um almoço, e que almoço!! Tem uma ENORME variedade de pratos, desde saladas até as sobremesas! Os pratos quentes ficam em volta do fogão a lenha! É comida a perder de vista!

O que usar: roupas leves e de banho.

Dica: as águas dos Rios do Peixe, da Prata e Olaria são cristalinas entre os meses de Abril a Setembro.

Estes foram os passeios que fizemos em Bonito, mas ficamos com vontade de fazer muitos outros. Sem dúvidas, Bonito é um lugar que voltaríamos sem pensar duas vezes!

E você, tem alguma dica sobre Bonito? Deixe um comentário contando um pouco da sua experiência por lá!

Importante: este review é baseado apenas nas nossas impressões, não recebemos nenhum benefício para fazê-lo.

--

--