Planejando uma viagem pra Paris

Tudo o que você precisa saber antes de planejar uma viagem pra cidade luz

Luís Felipe Souza
Travel2Beer
5 min readSep 29, 2017

--

A imponente Torre Eiffel

Planejar uma viagem nunca é uma tarefa fácil, mas é sempre prazeroso. Conhecer as curiosidades da cidade antes mesmo de chegar lá, pode mudar a maneira como você encara os pontos turísticos.

Viajamos pra Paris em agosto de 2017, e resolvemos deixar algumas dicas pra quem está pensando em visitar a cidade luz. Aqui vão elas!

Em qual bairro se hospedar?

Vamos dar a dica que nós seguimos: ficar entre o 2º e o 4º arrondissement.

A cidade (de Paris) é oficialmente dividida em 20 arrondissements (diga: arrondiss’mã), que são zonas demarcadas em espiral. (…) Quanto menor o número, mais central é o arrondissement. Leia mais.

Claro que tudo depende do objetivo da sua viagem. Nós fizemos uma viagem em família, sem gastar muito e queríamos ter fácil acesso a restaurantes e ao metrô. Ficamos no 3º arrondissement e deu muito certo!

Jardim Tuileries

Como se locomover em Paris?

A melhor maneira é através do metrô. Se você tiver internet e acesso ao Google Maps, fica bem tranquilo encontrar a melhor rota entre dois pontos através das linhas metrô.

Qual passe usar?

Nós utilizamos o carnet com 10 Tickets t+, pois ficamos apenas 4 dias e chegamos em Paris num domingo. Caso ficássemos mais de 4 dias e tivéssemos chegado entre segunda e quinta, teríamos escolhido o Navigo Découverte.

  • Tickets t+: são tickets normais do metrô, cada ticket é válido pra apenas 1 viagem. Quando comprado em carnês de 10, o preço fica em torno de 27% mais barato.
  • Navigo Découverte: é um passe ilimitado semanal que começa a valer as segundas e termina sempre no domingo. Portanto, comprar no domingo (nosso primeiro dia em Paris) não valeria a pena.

Leia mais sobre os passes do metrô de Paris.

Como ir do aeroporto até o hotel?

A melhor e mais confortável opção é o táxi, que tem preço tabelado em 50 ou 55 Euro, dependendo do lado do Rio Sena que você se hospedará. Se você estiver sozinho ou em casal com poucas malas, pode também considerar o RER que sai direto do aeroporto e custa em torno de 10 Euro por pessoa.

Onde comer?

Tivemos muito sucesso seguindo a lista do Blog Le Touriste, recomendamos sempre considerar um desses restaurantes se estiver por perto.

Um lugar interessantíssimo para almoçar é a Rue Montorgueil, encontramos ela por acaso e foi lá que tivemos a nossa melhor refeição, no Le Café du Centre.

Onde não comer em Paris

Evite comer em restaurantes próximos aos principais pontos turísticos(como Torre Eiffel e Av. Champs Elysees), pois geralmente são mais concorridos e o preço é mais alto, e isso pode levar a experiências não tão boas com a culinária francesa.

Ah, não tenha vergonha de comer crepe nas ruas de Paris. Eles podem te surpreender!

Vista do alto da Torre Montparnasse

O que conhecer?

  • Vá aos principais pontos turísticos: Torre Eiffel (não precisa subir, prefira subir em algum lugar que tenha a Torre na paisagem) e Museu do Louvre.
  • Se quiser conhecer Paris pelo alto, a melhor vista é a da Torre do Montparnasse.
  • Adicione as igrejas Notre-Dame e Sacré-Coeur ao seu roteiro!
  • Ande pela Champs-Elysees em direção ao Arco do Triunfo, e termine o passeio subindo no Arco.
  • Caminhe sem pressa pelas margens do Rio Sena e pelos arredores da Torre Eiffel.
  • Vá ao Jardim das Tuileries e Jardim de Luxemburgo.
  • Se tiver tempo, visite o Panthéon.

Sobre a Disney e o Palácio de Versalhes, a principal dica é: dê preferência ao que você gosta!

Se você for fã do Mickey e cia, tente encaixar a Disney no seu roteiro. Se você gostar de palácios históricos e belos jardins, considere ir a Versalhes.

Onde beber boas cervejas?

Paris não é uma cidade repleta de Cervejarias artesanais, mas mesmo assim existem ótimos lugares pra provar uma cerveja local.

A Paname Brewing Company, sem dúvida é a melhor opção. Uma vista exuberante, ótimas cervejas e boa comida.

IPA da Paname Brewing Company

Não faça maraturismo!

Fique tranquilo, você não vai conseguir visitar todos os pontos turísticos de Paris de uma vez só. E nem tente ficar correndo pra lá e pra cá, aproveite ao máximo cada um dos lugares que você visitar.

Quando estiver em algum lugar, tente se conectar com ele e não ficar pensando na próxima atração. Dedique tempo pra admirar as obras do Louvre, sente e aprecie uma tarde toda em algum dos jardins, se for religioso, aproveite o momento em cada uma das igrejas, e assim por diante.

Nós recomendamos colocar apenas um ou dois passeios principais (como Torrei Eiffe, Louvre, Palácio de Versalhes, etc) no roteiro por dia, e complementar o dia com lugares lugares menos badalados. Assim, você ficará menos triste se gastar tempo demais na atração principal e não der tempo de visitar as outras atrações. E mesmo se conseguir, você quebrará o ritmo e encontrará menos turistas por lá.

Pra entrar no clima de Paris

  • Assista ao filme Meia Noite em Paris
  • Assista também O Fabuloso Destino de Amélie Poulain
  • Leia o Código da Vinci

Fizemos um resumo de tudo o que pesquisamos quando já estávamos com as passagens compradas pra Paris e também como nos preparamos pra cada um dos aspectos da nossa viagem. Em breve daremos mais algumas dicas para vocês evitarem problemas no metrô de Paris e também daremos o nosso parecer sobre o Museum Pass.

Fiquem ligados! Au revoir.

E você, tem alguma dica sobre como planejar uma viagem pra Paris? Conta pra gente! :)

--

--