Portugal de carro: nosso roteiro de norte a sul em 15 dias

Nosso mega-post com todos os detalhes para você se apaixonar pela terrinha!

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
3 min readAug 4, 2017

--

Como resistir a beleza do Algarve? Com certeza a Praia da Marinha merece toda sua fama!

Nos últimos anos, os brasileiros parecem estar descobrindo um novo destino que sempre esteve próximo, mas ao mesmo tempo distante: Portugal. Seja pelo oceano entre nós, por algum preconceito ou por não estar na lista de prioridade de muitos brasileiros: em época de dólar baixo, Miami era disparado o destino favorito de muita gente. Atualmente o jogo virou, o dolar subiu e Portugal se tornou o novo queridinho dos brasileiros. Os motivos não poderiam ser melhores: facilidade da língua, bons preços, comida espetacular, povo acolhedor e paisagens de tirar o fôlego.

Nossa primeira visita por Portugal, era também a primeira vez que meus pais viajavam para o exterior. O objetivo era dar uma geral pelo país, mas sobretudo conhecer a terra de nossa família, nas aldeias de Leiria.

O que nunca imaginamos, porém, é que Portugal poderia ser tão cheio de surpresas e fazer uma marca tão grande em nossos corações.

Quando ir

Fizemos esta viagem em 2015, e até hoje lembramos com carinho de cada momento. Foi tudo muito especial. O período que escolhemos foi final de maio para começo de junho, o que nos garantiu temperaturas perfeitas (entre 18 a 30 graus!) e o melhor: nenhum dia de chuva!

Apesar disso, todos os meses do ano são indicados. Com as ressalvas dos dias de inverno que podem atrapalhar um pouco os planos devido ao tempo mais instável. Além de maio e junho que falamos acima, outro período adorável para visitar o país parece ser setembro e outubro, quando a alta temporada acaba, os preços caem mas as temperaturas ainda são amenas. Já os meses de julho e agosto são alta temporada e alto verão, quando a garantia de bom tempo vem com o custo de encontrar os lugares mais lotados e os preços mais elevados.

Praça do Comércio em Lisboa, um dos pontos mais belos da cidade!

Como se planejar?

Portugal é um país comprido e estreito, assim o roteiro mais comum e também o que faz mais sentido na primeira viagem é ir do Porto a Lisboa, ou então para quem tem um pouco mais de tempo, ao Algarve — que em nossa opinião é a cereja do bolo!

O ideal é comprar o voo com chegada em Porto e partida por Lisboa, ou Faro. O contrário também é verdadeiro. Muita gente acaba comprando o voo com chegada e partida de Lisboa, e apesar de não ser um grande erro pois as distâncias não são tão grandes, pode deixar a viagem mais cansativa e menos redonda.

Partindo do Brasil, os melhores voos são inquestionavelmente os da TAP e da Azul: voos diretos de muitas capitais do Brasil a preços que costumam ser razoáveis (2017 está sendo um exceção). O serviço deles não é primoroso, mas não desaponta. Voamos desde Viracopos e achamos um ótimo negócio!

Uma boa dica é que a TAP permite stop-over gratuito em Portugal, então não existem desculpas para não fazer uma paradinha na sua próxima viagem a Europa.O contrário também é verdade: mesmo que Portugal seja seu destino principal, você pode escolher mais uma capital européia para passar 4 ou 5 dias sem alterar o preço da passagem (e as vezes deixando a passagem mais barata, caso haja alguma promoção. Este caso ocorreu com a gente, e assim decidimos fazer o bem-bolado de Paris + Portugal).

Nosso roteiro

Começamos nosso roteiro por Porto, vindo diretamente de Paris (motivo para outro post!), descemos até o Algarve e voltamos para Lisboa, de onde voamos de volta para Viracopos. O roteiro detalhado ficou assim:

E você, já visitou Portugal? Qual foi sua experiência? Conta pra gente! :)

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!