Quarta parada em Portugal: 3 noites em Leiria
Tempo em família, comida boa e passeios deliciosos
Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Veja nosso roteiro completo durante 15 dias em Portugal
Leiria talvez seja uma cidade que você não tenha ouvido falar muito em suas pesquisas sobre Portugal (exceto pela proximidade de Fátima!), no entanto, ela é muito especial. Primeiramente pois nossa família portuguesa vive na região e nos proporcionou um encontro emocionante e que nos marcou bastante. Segundo, mas não menos importante, pois as atrações da região são únicas e autênticas. Na verdade, é possível passar mais dias por aqui, sempre fazendo bate-volta das cidadezinhas na região.
Confira a seguir como foi nosso roteiro pela região.
Conhecendo Leiria
A cidade de Leiria em si oferece poucas atrações turísticas, mas entre elas está o imperdível Castelo de Leiria: com construção datada do século XII, em estilo românico e gótico, esse castelo medieval nos encantou pela construção bem preservada e pelas lindas vistas da cidade. No caminho para o castelo, você encontrará a Catedral de Leiria e a Casa de Eça de Queiroz, também interessantes para incluir no seu roteiro!
Batalha
Nossa próxima parada foi no Mosteiro da Batalha, um impressionante mosteiro no estilo manuelino (gótico) que teve sua construção iniciada em em 1387 mas foi somente inaugurado em 1517. Adoramos a riqueza de detalhes do local e seu tamanho razoavelmente compacto, que torna a visita muito agradável.
Alcobaça
Em contraste ao Mosteiro da Batalha, o Mosteiro de Alcobaça já impressiona pelo tamanho. Ele foi a primeira construção no estilo gótico erguida em Portugal, inaugurada no ano de 1252. Assim como o mosteiro anterior, ele é considerado patrimônio a humanidade pela UNESCO. O mais gostoso da visita, porém, pode ser a loja de doces conventuais em frente ao mosteiro, uma verdadeira perdição!
Vale da Gunha
Terminamos o dia em um local que com certeza você não vai encontrar em nenhum outro roteiro de viagem: a freguesia onde nossa família começou. A pequenina aldeia guarda locais muito especiais para nós: como a igreja onde nossos antepassados casaram e foram batizados, a casa de nossos parentes, a rua com nosso sobrenome… Enfim, dá pra imaginar a emoção! :)
Fátima
A cidade do Santuário vale a visita mesmo que você não seja Católico: o santuário é uma obra linda e o local pode ser visitado em poucas horas. É muito interessante ver a fé dos fiéis que vão até Fátima pelos mais diversos motivos.
Grutas de Mira D’aire
Uma surpresa bem pertinho de Fátima: uma gruta lindíssima com uma infra-estrutura impressionante. Elas foram descobertas no final dos anos de 1940 e fazem parte (pasme!) das 7 Maravilhas Naturais de Portugal — incrível como ainda é tão pouco conhecida! O local é de fácil acesso (próximo a rodovia A1), a descida é feita por suaves degraus e ao final existe um elevador, que garante que o passeio não se torne cansativo. Não perca (e leve uma blusa pois la dentro é friozinho)!
São Pedro de Moel
Entre os locais que mais gostamos, a praia de São Pedro de Moel e o seu Farol estão no topo da lista! Embora não seja famoso assim, o local possui uma atmosfera de paz que nos cativou. O farol foi o ponto preferido, e dá vontade de passar algumas horas sentado admirando a beleza do local.
Nazaré
Finalizamos nosso passeio em Nazaré, uma praia já bem famosa pelas suas grandes ondas. O local é lindíssimo e vale a pena visitá-lo com calma. Suba no Elevador da Nazaré para ter vistas ainda mais lindas praia.
Como deu para perceber, a região de Leiria é rica em locais interessantes para visitar e com certeza existem muitos outros que você pode descobrir pelo caminho. Um deles, bem famoso inclusive, é Óbidos: a cidade murada de Portugal. Embora não tenhamos tido tempo de visitar, é algo que você não deveria perder!
E você, tem alguma dica exclusiva dessa região? Compartilhe sua experiência com a gente!