Quinta parada em Portugal: 2 noites no Algarve

A cereja do bolo em uma viagem durante o verão

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
9 min readSep 22, 2017

Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Veja nosso roteiro completo durante 15 dias em Portugal

Embora estivéssemos amando tudo que havíamos encontrado até agora, sempre ficava aquela sensação de “o melhor ainda está por vir”. E foi nesta expectativa, que finalmente chegamos ao Algarve — a cereja do bolo em nossa viagem a Portugal.

A extensa região é formada por incontáveis praias que se superam em belezas naturais e possuem as queridas falésias, aquelas formações rochosas no meio do mar que dão esse charme e beleza especial a essas praias. Na nossa opinião, são as praias mais lindas de Portugal e uma das nossas regiões favoritas!

Como chegar e onde ficar?

Chegar no Algarve é muito fácil, sendo possível fazer o trajeto de carro, ônibus ou trem. A recomendação é usar carro, o que facilita muito o pinga-pinga de uma praia a outra e possibilita conhecer as praias principais em menos tempo. E foi isso que fizemos: viemos sentido ao sul de Portugal, diretamente de Leiria, pela excelente rodovia A2. São aproximadamente 3h30 de viagem em um trecho muito tranquilo de se dirigir, até chegar na cidade de Lagos. Vindo de Lisboa são apenas 2h30 de trajeto, pela mesma rodovia.

Mas Lagos é apenas uma das várias cidades que você pode escolher para ficar no Algarve. Como a região praticamente vive do turismo, dá pra imaginar que a oferta hoteleira é grande e de qualidade. Cada uma das cidades tem algum ponto positivo, por exemplo: Portimão (é a maior de todas), Albufeira (tem a vida noturna mais agitada), Faro (tem o aeroporto e é arrumadinha). Já nós preferimos Lagos pelo seu centro histórico tranquilo, charmoso e com bons restaurantes, além de bons preços de hotéis e proximidade da Praia da Dona Ana, escolhida como uma das melhores do mundo (já conto a decepção logo mais, rs!).

Em Lagos, escolhemos um hotel a poucos metros da Praia Dona Ana, o Calvi Beach Hotel. O hotel possui uma estrutura boa, staff atencioso, café da manhã incluso e um preço inacreditável (em 2015, custou R$230 a diária para 3 pessoas). Recomendamos!

Nosso roteiro de praias e passeios

Toda a costa do Algarve é um deleite e impressiona a cada curva, mas infelizmente o tempo é curto e precisamos escolher entre algumas praias para conhecer. Tentamos visitar aquelas que tem a fama de ser mais bonitas, entramos em algumas por acaso, mas acreditamos que um dia adicional no roteiro teria feito bem para explorar ainda mais a região “sem obrigação”.

Primeiro dia

Praia da Dona Ana

A primeira (e acredito que única) decepção, aconteceu logo de cara quando chegamos no hotel. A expectativa estava altíssima pois estaríamos a poucos metros da “melhor” praia de Portugal e entre as 25 melhores praias do mundo! Porém, todo o sonho se desabou quando fomos nos aproximando da praia e vimos que ela estava interditada! É isso mesmo, tava rolando uma manutenção (um tanto polêmica, já que muita gente desaprovou a medida) na praia. Era tapume aqui, trator ali, areia que ia de um lado para o outro e barulho de obras.

Praia Dona Ana: continuava linda, mas estava interditada para "reformas".

Eu jamais imaginei que uma praia natural pudesse sofrer uma manutenção deste tipo, mas aparentemente ela foi necessária para acomodar a multidão de turistas que queriam conhecer a praia tão famosa.

Ficou a lição: quando algo ganha o título de “melhor”, é muito provável que isso não seja mais tão bom.

Praia do Camilo

Não nos deixamos abalar com a decepção em forma de praia e fomos caminhando para a praia ao lado, ainda bem próxima do hotel, a Praia do Camilo. Em apenas 10 minutos, nós finalmente estávamos de cara com o primeiro momento “Uau!” desde a chegada ao Algarve: falésias maravilhosas, água limpíssima, muito azul e aquela escadaria de madeira que dá um charme único a praia — bem diferente do que vemos no Brasil!

Ficamos deslumbrados!

Praia do Camilo: o primeiro "uau!" da viagem ao Algarve

Passamos algum tempo na praia andando pela areia, fotografando e apreciando a paisagem. Foi inevitável não fazer algumas comparações com praias brasileiras: apesar de toda a beleza, a água é geladíssima, exigindo muita coragem para um simples mergulho! E isso não muda muito no verão, não. As águas dessa região costumam ser mais frias por natureza, então a menos que o dia esteja muito quente mesmo, um mergulho não vai ser agradável.

Fim de tarde tranquilo na praia do Camilo

Além disso, na época do ano que nós estávamos, não existiam barracas ou vendedores perambulando pela praia, apenas a paz da natureza. Achamos um ponto super positivo, mas talvez isso não seja verdade durante a alta temporada.

Segundo dia

Passeio de barco pelas praias do Algarve

Começamos o dia seguinte com um passeio de barco muito agradável que partiu da Marina de Lagos e foi em direção ao Farol da Ponta da Piedade, passando por várias praias no caminho, por falésias e entrando em cavernas com a cor da água ainda mais impressionante. As paisagens são lindíssimas, e o preço é bem justo: um passeio de aproximadamente 1 hora custou 11 euros por pessoa, com um guia quase particular (tinha só mais uma família de alemães conosco).

Exploração de grutas no passeio de barco
É possível ter uma nova perspectiva das praias do Algarve

Existem várias empresas que fazem o passeio na Marina (inclusive por outras rotas), então nosso conselho é chegar com tempo para pesquisar o passeio que mais te agrada e o melhor preço. Além disso, muitos hotéis tem acordos com essas empresas e podem fornecer passeios com algum desconto (foi o nosso caso).

Farol Ponta da Piedade

Uma das vistas mais bonitas do Algarve (e também um dos locais mais fotografados) fica na Ponta da Piedade. São várias falésias e grutas formando um conjunto harmonioso e lindo. É possível descer pelas escadas e chegar mais perto das falésias, mas a vista do topo já vale a pena — com toda a certeza!

As vistas de tirar o fôlego da Ponta da Piedade!

Meia Praia

É uma das praias com maior faixa de areia da cidade (juntamente com Porto Mós e Três Irmãos), e apesar de não ter falésias próximas, é muito agradável. A paisagem, como sempre é linda e o azul do mar, inacreditável. Nesta praia existem vários guarda-sol e serviço.

Essas estruturas de madeira dão um charme às praias de Portugal

Praia da Rocha (Portimão)

Seguimos então para a cidade de Portimão, uma das maiores da região. A Praia da Rocha é uma praia bem extensa, e para conhecer bem ela precisaríamos de mais tempo. Na nossa rápida parada, andamos próximo a área da marinha e achamos bem agradável. A cidade em si também é muito bonita e parece ter uma infra-estrutura ótima.

Benagil

Em busca da Praia da Marinha, acabamos caindo em Benagil, sua vizinha. A praia é bem pequena, mas muito acolhedora — um verdadeiro achado! Sua fama porém, fica por conta do Algar de Benagil (ou "o olho"), uma caverna que ficou mundialmente conhecida depois que sua foto foi compartilhada inúmeras vezes nas redes sociais. O acesso ao Algar só é possível de barco, ou nadando.

O famoso "Algar de Benagil" / Fonte: AlgarveTips.com

Praia da Marinha

Depois de um tempinho em Benagil, partimos para a Praia da Marinha: a nossa praia favorita do Algarve! A beleza dela é excepcional e nós ficamos realmente encantados… Difícil descrever com palavras, só posso dizer: não perca! Se você tiver apenas um dia na região, essa praia é obrigatória.

Praia da Marinha é nossa praia favorita do Algarve!

Praia dos Pescadores (Albufeira)

Finalizamos o dia na Praia dos Pescadores em Albufeira, uma cidade com uma ótima infraestrutura: tem até escada rolante para ir para a praia. Apesar de não ser a mais bonita, o local é bem agradável e merece uma visita.

Terceiro dia

Sagres e a Fortaleza de Sagres

E logo ali fica o Brasil! :P

Um novo dia começou e já era hora de ir embora. Após um café da manhã reforçado, fomos em direção a Ponta de Sagres — o ponto mais sudoeste da Europa Continental. ela, é possível ter uma bela vista da Praia do Tonel e também visitar a Fortaleza de Sagres, de onde é possível avistar o Brasil (brincadeira!). O ingresso custa 5 euro, e vale a pena: o local é muito bonito mesmo.

Praia do Tonel — uma linda praia em Sagres!

Praia de Odeceixe

Como nosso próximo destino era Lisboa, nós tínhamos duas opções para chegar até ele: ir pela mesma rodovia que chegamos (a A2), ou descobrir um novo caminho pelas estradas nacionais do Algarve e Alentejo: a N268 e N120. Com isso, a bela Praia de Odeceixe apareceu como uma opção irrecusável: ela foi escolhida como uma das 7 maravilhas — Praias de Portugal. Além de lindíssima, ela é muito interessante: ela está bem na fronteira entre o Algarve e o Alentejo, possui uma área com água doce e a área com água salgada faz suaves ondas de alta amplitude, que dão um lindo efeito pós-tsunami.

As ondas suaves da Praia de Odeceixe

Além da linda praia, as paisagens das estradas nacionais no encantou. Dirigimos durante horas em meio a natureza, e apesar da pista de mão simples, achamos muito agradável dirigir por lá! Valeu a pena ter feito um caminho diferente.

O que comer?

Como dá pra imaginar, o forte da culinária da região são os peixes frescos e frutos do mar — um prato cheio para nós que adoramos esse tipo de comida! Praticamente todos restaurantes que arriscamos (pela simpatia da fachada ou por uma rápida busca no TripAdvisor) serviram uma boa comida a preços justos. Acreditamos não existir muitos restaurantes no estilo "pega-turista" por aqui, apesar de ser uma região totalmente turística. Mais um ponto positivo para o Algarve!

Conhecer a região do Algarve deixou uma marca para sempre em nós, é com certeza um dos locais mais bonitos que já visitamos e o melhor: parece estar sendo descoberto agora. Embora os europeus já saibam do destino há tempos (aqui se fala mais inglês que português), o resto do mundo ainda está descobrindo o local e a cada verão o número de turistas visitando a região bate novos recordes. Que vontade de voltar!

É hora de deixar o Algarve para trás e partir para Lisboa!

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!