Recomendação de hotel no Porto: Moov Porto Centro

O melhor custo x benefício do Porto: econômico, confortável e bem localizado

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
8 min readNov 17, 2017

--

Quem acompanhou nossa viagem pela Itália no Instagram percebeu que não resistimos a uma esticadinha em Portugal. Tínhamos pouco tempo, é verdade, mas sabíamos que Porto era cidade ideal para um one night stand.

Matar as saudades da zona Ribeira, do bacalhau, das azeitonas, terminar um dia com um lindo pôr do sol no Jardim do Morro e aproveitar para mostrar a cidade para Juliana, parecia uma ótima ideia. E realmente foi!

Alguma dúvida que foi uma ótima ideia?

Tudo isso, só foi possível com uma ótima opção de hotel que encontramos: o Moov Porto Centro, um hotel que chamou nossa atenção por vários motivos, como boa localização, bom preço e conforto dos quartos (tudo com aspecto de novo).

Fachada do Hotel Moov Porto Centro (Foto: Divulgação Site Moov)

Localização

Localizado na Praça da Batalha, no coração da cidade, o hotel fica pertinho de tudo que interessa no Porto: estação São Bento está a poucos metros e Zona Ribeira é acessível em uma curta caminhada ou então através do funicular Batalha, que também está localizado a poucos metros.

Nas proximidades existem vários cafés e restaurantes, com destaque para o Majestic Café, um dos mais famosos da cidade! O Mercado do Bolhão e a Praça dos Aliados também estão a poucos metros do hotel. Para confirmar como gostamos dessa localização, em nossa visita anterior ao Porto, já havíamos nos hospedado em outro hotel na mesma praça e demos preferencia para a localização mais uma vez.

Check-in

Chegamos em Porto por volta das 13h, vindo diretamente do aeroporto de Bérgamo. Foi uma viagem tranquila, mas que se tornou um pouco cansativa pois viajamos de low-cost, não havíamos almoçado direito e ainda perdemos um tempo retirando nosso carro alugado. Estávamos ansiosos por chegar no hotel e descansar um pouco!

Chegar no hotel foi bem fácil e apesar de estar no centro histórico da cidade, é facilmente acessível de carro (paramos o carro inclusive bem na frente do hotel para descarregar as malas) e de transporte público (a estação São Bento está a apenas 500m). O check-in foi feito por uma funcionária muito simpática, que sem perder tempo nos explicou os detalhes da nossa estadia e entregou as chaves (ou melhor, código) para acessar o quarto.

"Chaves" do nosso quarto no Moov

Diferentemente de outros hotéis, o Moov exige o pagamento no check-in e não no check-out — o que na nossa opinião é até melhor pois não se perde tempo no momento de ir embora, momento no qual você pode ter um pouco de pressa dependendo pra onde vai em seguida. Gostamos bastante também do fato do hotel usar código ao invés de chave, pois facilita muito a vida quando se tem várias pessoas no quarto e não fica aquele "medo" de perder as chaves.

Um ponto positivo é que a recepção funciona 24h, evitando aquela preocupação de chegar após o horário do check-in, além de garantir a segurança e comodidade dos hospedes.

Estacionamento

O hotel oferece estacionamento próprio e exclusivo a pagamento (8 euros por dia), com elevador que comunica com os quartos. Uma questão a ser observada é que a entrada dele é um pouco apertada e nós desistimos de tentar estacionar nosso carro lá (um VW Tiguan). Isso não chegou a ser um problema pois o hotel rapidamente nos indicou um estacionamento vizinho (também pago, 6 euros por dia em parceria com o hotel), que acomodou bem nosso carro.

Quartos e estrutura do hotel

Ficamos surpresos com a qualidade do hotel como um todo, desde a recepção, áreas comuns e quartos: tudo está muito bem construído e decorado, além de ser muito novo. A primeira impressão é de ser realmente um achado para um hotel que é classificado como duas estrelas.

Corredores e áreas comuns do Moov Hotel Porto Centro (Foto da esquerda: Divulgação site Moov)

A maior supresa, porém, aconteceu ao abrir a porta do quarto: haviam três camas de casal e dois banheiros! Nós havíamos reservado um quarto família, mas nunca imaginamos encontrar um quarto tão espaçoso e nunca havíamos tido a sorte de encontrar um quarto com dois banheiros. Foi realmente muito bom para agilizar o tempo que levamos para nos arrumar para sair.

A primeira impressão do quarto não poderia ter sido melhor: muito espaço e conforto.

As camas eram muito confortáveis, com lençóis brancos bem limpos, macios e cheirosos. No meio do quarto existe um móvel que serve tanto como suporte das televisões como também para dar um pouco de privacidade aos hóspedes, pois acaba dividindo um pouco o quarto. Achamos ótimo!

O quarto ainda contava com vários móveis para acomodar nossos pertences e também cabides para pendurar nossas roupas (perceba que fizemos um bom uso desses espaços, rs). Além disso, achamos a decoração do quarto de ótimo gosto e nos sentimos satisfeitos com a escolha.

Ótimos espaços para organizar pertences pessoais

Os dois banheiros eram exatamente idênticos, com destaque para a ótima ducha: ótima pressão e temperatura constante. Ao contrário da maioria dos hotéis, os amenities são disponibilizados em grandes tubos de shampoo e sabonete líquido, não em pequenos frascos. Acreditamos que seja um ponto positivo, pois assim não há desperdícios e também ficamos mais a vontade para usar o item.

Ótimos banheiros com destaque para ducha com excelente pressão e temperatura constante

O quarto que ficamos hospedados dispunha de uma adorável (e espaçosa) sacada com vista para a Praça da Batalha, um charme. Passamos um tempinho observando o movimento e achamos interessante como ela deu uma sensação de "luxo e exclusividade" a estadia.

Varanda do quarto no Moov: uma ótima forma de começar o dia.

Para aqueles que, como nós, precisam se manter conectados durante a viagem, o Moov também oferece wifi gratuito nos quartos e em toda extensão do hotel. A cobertura é ótima, com sinal forte nos quartos e nas demais áreas. Já a velocidade varia um pouco de acordo com o período do dia, mas no geral foi bastante satisfatória e não tivemos nenhum problema para usar aplicativos de comunicação e redes sociais.

Uma das máquinas automáticas disponíveis no hotel Moov

Um ponto a ser observado é que, por se tratar um hotel low-cost, algumas comodidades não estão presentes do quarto. É o caso do frigobar e do cofre, questões que foram resolvidas de forma inteligente: para a falta de frigobar, o hotel dispõe de máquinas automáticas que vendem produtos a preços justos (uma água 500ml: 60 centavos de euro) e já para o cofre, é possível solicitar para guardar objetos no cofre da recepção. Uma forma esperta de poupar os hospedes de custos desnecessários com comodidades que, para nós, não fizeram falta nenhuma.

No fim do dia tivemos uma ótima noite de sono, com muito silêncio e paz. Apesar de estar no centro do Porto, a zona é bem tranquila a noite e não existem muitos ruídos externos, mas de todo modo o hotel fez um excelente trabalho em seu isolamento acústico: não ouvimos absolutamente nada dos outros quartos.

Pequenos mimos de boas-vindas do Moov hotel, detalhes que fazem a diferença.

Café da manhã

Após uma noite bem dormida, estávamos animados para experimentar o café da manhã do Moov. As boas impressões foram mantidas: o local do café da manhã também era muito bem decorado, com bom espaço para acomodar os hóspedes, mesmo nos horários de mais movimento.

Gostamos muito da variedade de pães e doces, com destaque para a presença de deliciosos pastéis de nata. Além disso, também temos cereais e sucos feitos na hora. Uma ótima variedade pelo preço de €7,50 cobrado pelo hotel.

Ótima variedade no café da manhã do Moov

Os itens do café da manhã tinham ótima qualidade e estavam frescos e saborosos. Ficamos satisfeitos e escolheríamos o café da manhã do próprio hotel mais vezes se tivéssemos mais dias em Porto. Achamos muito interessante a varanda na área externa, que também pode ser usada para tomar café da manhã, como é possível observar na foto abaixo.

Área comum para café da manhã, destaque para a varanda charmosa (Foto da direita: Divulgação site Moov)

Check-out

Como já havíamos realizado o pagamento da hospedagem no momento do check-in, era de se esperar que o check-out não deveria ser demorado. E realmente não foi: avisamos que estávamos de saída e a funcionária da recepção confirmou que estava tudo certo.

O hotel dispõe de uma sala para guardar as malas após o check-out e como ainda tínhamos algumas horas na cidade achamos um ótimo negócio: as deixamos ali e fomos curtir Porto mais um pouquinho!

Experiência

Tivemos uma experiência maravilhosa no Moov e consideramos uma excelente opção de hotel no Porto. É muito bom estar em um local que foi decorado de forma cuidadosa e estrategicamente pensado para unir a melhor qualidade ao menor preço, sem onerar a estadia para o cliente. Deu para perceber nos detalhes que o local era muito mais que apenas low-cost. Com certeza será a nossa primeira recomendação de hospedagem para amigos e parentes, pois sabemos que até os mais exigentes ficariam satisfeitos.

Ah, adoramos o re-post de nosso stories na página oficial do Moov no Facebook! 😊

Preços e Reserva

De acordo com o site oficial do Moov, os preços dos quartos variam 49 euros (2 pessoas) a 72 euros (4 pessoas), sem café da manhã. Consideramos um preço mais que justo levando em conta a qualidade oferecida, conforto e a ótima localização. Em uma busca rápida dá pra perceber que eles estão muitos melhores que a concorrência em termos de custo x benefício. Nós recomendamos que as reservas sejam feitas diretamente no site do Moov.

Importante: este é um review imparcial baseado nas nossas sinceras impressões sobre o hotel. Fomos presenteados com o café da manhã, mas nossas estadias foram pagas integralmente.

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!