Segunda parada em Portugal: 1 noite em Aveiro

Explorando a "Veneza Portuguesa"

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
4 min readAug 25, 2017

--

💡 Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Veja nosso roteiro completo durante 15 dias em Portugal

Com o fim das nossas aventuras em Porto, era hora de seguir em frente com a viagem. Assim, nós decidimos ficar uma noite na cidade de Aveiro, famosa por ser a "Veneza Portuguesa". Na verdade, aqui as gôndolas são substituídas por moliceiros e o murmurinho de turistas dá espaço a uma cidade bem tranquila. Os preços também são bem mais em conta que em Veneza: um passeio de moliceiro custa em torno de 10 euro, enquanto em Veneza… deixa pra lá. A cidade tem uma qualidade de vida incrível, com cara de cidade do interior e um coração universitário.

Essa seria uma das cidades que nós escolheríamos para morar, se um dia mudássemos para Portugal!

Que tal um passeio de moliceiro?

O que fazer?

Apesar de termos escolhido passar a noite, é possível também conhecer as principais atrações em um bate-volta, ou em um pit-stop. Confesso que não fizemos muito por aqui, mas foi importante para descansar um pouco do ritmo acelerado que estávamos levando na viagem e curtir um pouco mais.

O passeio de moliceiro

É claro que não poderíamos deixar de fazer esse passeio tão charmoso, não é mesmo? Achamos que vale muito a pena, pois é um passeio de quase 1 hora, que te leva para conhecer locais lindos na Ria de Aveiro por um preço muito justo. Para fazer o passeio é muito simples, são várias empresas que oferecem o serviço ao longo do canal principal da Ria de Aveiro.

As várias empresas que oferecem o serviço de passeio de moliceiro em Aveiro

Conhecer a Praia de Costa Nova

Um passeio imperdível, no entanto, fica vizinho a Aveiro, na Praia de Costa Nova — famosa por suas casas coloridas e listradas, areia branquinha e mar muito azul! Aqui temos inúmeras opções para comer um delicioso peixe assado, não perca!

É o Caribe? Não, são as praias de Portugal!
As famosas "casinhas coloridas" de Aveiro

Comer ovos moles (e até aprender a faze-los!)

Além de típicos, esses doces são realmente deliciosos e únicos. Feitos a base de ovo, como todo bom doce português, eles com certeza ficarão na saudade quando sua viagem terminar! É possível ainda, aprender como fazer esses doces típicos na Oficina do Doce. Infelizmente o local estava fechado no dia que estávamos pela cidade. Embora eu tenha achado delicioso, o doce divide algumas opiniões, então está ai mais um motivo para você provar :)

Assim são os ovos moles — Foto: confeitariapeixinho.pt

Onde comemos?

No primeiro dia na cidade, chegamos "para a janta" e fomos caminhando desde o nosso hotel até a parte mais movimentada, próxima Ria de Aveiro. Um bom local para se alimentar é o Largo da Praça do Peixe, onde existem várias opções de restaurantes. Infelizmente o restaurante que comemos já não existe mais, então não temos como dar dica! :(

No dia seguinte almoçamos com uma vista para o mar, no restaurante Canastra do Fidalgo. Foi uma boa escolha, apesar de não guardarmos grandes memórias do local. Na mesma avenida, José Estevão, existem vários restaurantes em sequência e nossa recomendação é escolher o que oferecer melhor custo x benefício, olhando cardápio por cardápio que fica exposto na entrada de cada restaurante.

Onde nos hospedamos?

Escolhemos o Hotel Jardim, um pouco mais afastado da Ria de Aveiro, mas facilmente acessível a pé. O preço era incomparavelmente menor que os demais hotéis e oferecia café da manhã. A experiência foi boa, apesar de ser um local simples, nós recomendamos para uma noite econômica!

Apesar de menos prestigiada que as famosas irmãs, Porto e Lisboa, Aveiro tem um charme muito especial e com certeza merece ser incluída em seu roteiro. Além do charme, a cidade é muito autêntica e permite o turista relaxar um pouco em meio a tantas coisas para fazer em suas férias. Adoramos Aveiro!

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!