Terceira Parada em Portugal: 1 noite em Coimbra

Um encontro com a “cidade do conhecimento”

Paulo Paraluppi
Travel2Beer
4 min readSep 8, 2017

--

Você sabia que este post faz parte de uma série de posts? Veja nosso roteiro completo durante 15 dias em Portugal

A pernoite em Coimbra era mais que necessária para conhecer com calma a Universidade de Coimbra, um desejo antigo e foco da nossa visita. Coimbra é uma cidade tipicamente portuguesa, decorada com muitos azulejos e calçadas bonitas (mas escorregadias!).

Av. Sá da Bandeira, uma das ruas mais bonitas que encontramos na cidade

Não dá pra negar que o grande atrativo da cidade é a Universidade, mas nem só disso vive o turismo lá: o Museu Nacional de Machado de Castro, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha e suas noites de fado são só algumas das atrações mais famosas.

Praça 8 de Maio, um local muito agradável em Coimbra

Focar somente na Universidade, porém, não é uma má ideia: a universidade tem muitos atrativos turísticos que só 727 anos de história poderiam proporcionar. Além disso, ela está localizada no topo de uma colina e para chegar lá não tem como evitar a subida de pelo menos alguns muitos degraus (e talvez algumas ladeiras!).

Existe um elevador que leva a parte mais alta, mas infelizmente estava desligado no dia que fizemos a visita. O passeio irá consumir fácilmente várias horas do seu dia, então é uma boa ideia faze-lo com calma para aproveitar sem ficar exausto!

Conhecendo a Universidade

Fundada em 1290, a Universidade de Coimbra é a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo. Assim que pisamos na universidade podemos ver que o local respira história e mantém suas tradições: muitos alunos estavam usando trajes típicos da universidade, conhecidos como “capa e batina” — trajes pretos com uma capa, que cobrem praticamente todo o corpo do aluno (difícil imaginar aquilo sob o sol quente…).

O Paço das Escolas e a linda vista para o Rio Mondego, em Coimbra

As atrações principais da Universidade ficam no Paço das Escolas, onde é possível ter uma vista maravilhosa da cidade, visitar a Biblioteca Joanina e subir na Torre da Universidade. Outro ponto imperdível é o Jardim Botânico, um dos mais bonitos de Portugal.

O Paço das Escolas é onde tudo acontece na sua visita a Universidade

Nós gostamos especialmente de conhecer a Biblioteca Joanina, que impressiona com a riqueza de detalhes no estilo barroco. Um fato interessante é que os mais de 70 mil volumes ali presentes são conservados por morcegos (!), que ajudam no árduo trabalho de combate às traças.

A majestosa Biblioteca Joanina. Fotos não são permitidas em seu interior.
E não se esqueça de visitar o Jardim Botânico antes de encerrar sua visita pela Universidade

Parada em Conímbriga

Rumo a Leiria, um ponto de interesse surgiu: eram as ruínas de Conímbriga, um dos maiores sítios arqueológicos de Portugal. Abandonado no século IX, o local era um importante centro do Império Romano. Ao todo são 7 edifícios para se conhecer, em uma visita que leva em torno de 2 horas e pode se estender dependendo da sua sede por história: é possível fazer um caminho mais longo entre as ruínas e também demorar mais no museu.

Ruínas do Império Romano em Portugal, sim elas existem!

Nós gostamos do local e recomendamos a visita se você tiver um tempo de sobra na região e gostar de história, ou nunca tiver visto ruínas tão antigas de perto. Muito interessante!

Durante nossa visita, nós ficamos hospedados no Hotel Dona Ines — talvez um pouco mais distante dos pontos de interesse de Coimbra que gostaríamos, mas ainda sim bem localizado, muito confortável e com café da manhã delicioso. Recomendamos!

--

--

Paulo Paraluppi
Travel2Beer

Apaixonado por viajar e descobrir novas cervejas artesanais, escreve no Travel2Beer nas horas vagas!